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Arquivado em: 0 Chat/Geral/Off topic • 10/10/2013 @ 16:43

*********** COMENTÁRIOS DESATIVADOS NESTE POST PORQUE LIBEREI O 1.4, BAIXE E COMENTE LÁ:
http://omsi.viamep.com/patch-1-4-para-o-quadbus-ii-ainda-mais-leve-ajude-a-testar/

Quem baixou o Quadbus, peço que me ajude a testar essas modificações do patch 1.3:

http://www.mediafire.com/?wdsq9g8ji72wfgu

Baixe também as texturas do IBIS, que ficaram faltando (arquivo bem pequeno):

http://www.mediafire.com/download/h48yme8cr8sed34/Texturas_IBIS.rar
Coloque as texturas em:
\Vehicles\MEP_QuadBusII\Texture

É só baixar esse arquivo (não é grande) e substituir os originais do ônibus.

Falta a textura do validador, que foi modificado, mas depois solto com o 1.4. Essa divulgação foi mais pra testar o desempenho mesmo!

O objetivo é tornar o Quadbus II bem mais leve, sendo assim eliminei todos os modelos mais complexos que tinha.

O patch 1.3 é para testar mudanças:

* Retrovisores um pouco maiores
* Bancos extremamente simplificados (mais leves)
* Rodas extremamente simplificadas (mais leves)
* Novo IBIS, bem mais leve também
* Leves ajustes na câmera do motorista
* Textura do validador melhorada e mais leve
* Removido espaçamento entre as portas (mas elas ainda estão zuadinhas, com faces invertidas no interior)

Sentiu melhoras de desempenho? Tecle SHIFT + Y algumas vezes para ativar as informações no OMSI.

Quero ver se melhora o desempenho. Aqui subiu BASTANTE. Não sei precisar de cor agora a quantidade de coisas removidas, mas reduzi MUITOS POLÍGONOS, quem tem uma placa de vídeo fraca será o maior beneficiado com estas modificações. Só pra ter ideia, o IBIS anterior tinha mais polígonos do que toda a carroceria externa (!). Não precisa de tantos detalhes assim ao se tratar de OMSI.

Essas mudanças do patch 1.3 não vou incluir na página dele ainda porque quero feedback sobre o desempenho, para ver se deixo elas ou não. As rodas estão feias ainda, peguei a textura dos MAN só pra ter uma base, isso vai ser alterado depois. Quero me focar na qualidade do painel e na leveza, sem me preocupar tanto com detalhes internos que o motorista quase nunca verá. Assim ele poderá rodar de boa como AI no Savoy, como eu quero =)

Aproveitando, fiz um vídeo dele ontem na 59 do Projekt Szczecin:

Logo logo sairá um patch 1.4 com mais atualizações e algumas mudanças dependendo do feedback desse.




Post feito por

20 comentários to “Quadbus II mais leve: bancos, rodas, IBIS… Ajude a testar, por favor!”

  1. antonio2012 disse:

    há marcos esqueci de fala do íbis esse ficou bacana só a parte branca que é do visor que eu achei que deveria dar uma mudada na cor branca pois quando coloca a linha e a rota quase a gente não olha direito.fora isso esta otimo

  2. Wellington disse:

    Boa Patrão,Tah mto massa,o video ficou mto bom,quando eu montar o pc novo farei videos de qualidade,no savoy e com o quad bus =D valeu!

  3. Renan disse:

    Então cara, o onibus tá excelente pelos vídeos, estou baixando neste momento. Minha pergunta é a seguinte, sobre aquele espaço que ficou vazio no letreiro quando o destino era Plac Rodla, será que não tem como criar um script que se o arquivo .hof tiver só uma linha no destino ele não piscar pra não aparecer o espaço vazio? ou no caso do seu onibus aparecer “Linha 59” “Plac Rodla”? Eu não manjo nada de modelação nem de scripts do OMSI, somente de outras linguagens, caso você puder ajudar, fico grato.

    • Marcos Elias disse:

      Opa… Eu gostaria disso tb. Mas não sei como =/
      Não parece ser difícil (basta fazer uma verificação antes de mostrar o letreiro, se for vazio pula pro próximo item…). Tenho que tentar mais, eu já tentei isso mas de imediato não consegui =/

      • Renan disse:

        Então, em outras linguagens seria mais fácil de fazer isso, se existisse um jeito de fazer um script do tipo “se o valor do annax 1 for igual a “” (espaço vazio), entao faz o script comum sem mudar, ou então mostrando só “Linha XX” “annax 2”, a exemplo do seu. Agora se caso o valor do annax 1 for diferente de espaço vazio, entao mostra “Linha XX” “annax 1” “annax 2”. A lógica é facil, o dificil é usar isso nos scripts.

        • Marcos Elias disse:

          O if dele eu consegui para números, mas para strings do Annax não.

          Fica assim

          condição resultado =
          {if}
          ações caso seja true
          {else}
          ações caso seja false
          {endif}

          Exemplo:

          (L.L.Matrix_ChangeCounter) 3 >=
          {if}
          0 (S.L.Matrix_ChangeCounter)
          {endif}

          No caso, se a variável numérica Matrix_ChangeCounter for maior ou igual a 3, ele vai colocar o valor dela para 0 (uso no script do letreiro pra limitar o número de fases).

          A linha 0 (S.L.Matrix_ChangeCounter) atribui à variável Matrix_ChangeCounter o valor 0.

          Se quiser entender um pouco, dá pra pegar nessa página (tem que entender alemão ou se contentar com um tradutor automático, meu caso kkk)
          http://www.omnibussimulator.de/omsiwiki.de/index.php?title=Scriptsystem

          Para strings o ideal seria usar aspas, pelo que vi e usei nas outras partes. Só que por algum motivo na parte do letreiro não consegui (não sei se ele retornava uma string vazia, uma string com determinada quantidade de espaços em branco, que não seria vazia, etc…). Preciso de mais paciência pra fuçar lá.

  4. antonio2012 disse:

    marcos essas modificações ficaram ótimas menos as rodas ficariam melhor as que eram antes.

  5. Israel disse:

    o onibus ta show show mesmo baixei as 3 versões porem a ultima versão deu erro na maquina do itinerário (onde coloca linha e rota) fico sem texturas e o unibus parece ter ficado mais pesado. as rodas no gostei muito pela cor sao mais escuras acho q as antigas era mais bacanas + o bus ta show
    estou aguardando proximas versões
    bom trabalho

    • Marcos Elias disse:

      Ficaram faltando as texturas do IBIS, coloquei os arquivos separados no começo do post 🙂

      As rodas ainda serão trabalhadas, mas não vou ficar com aquelas não porque eram muito pesadas.

      Estranho foi ter ficado mais pesado pra vc, ele tem bem menos polígonos agora =/

  6. qrathiago disse:

    o onibus ta perfeito, mais qual é o mapa que voce usou para gravar o video?

  7. Jeffeson disse:

    Realmente o 1.3 ficou bem mais leve..

  8. Vinicius.47 disse:

    Bom, não preciso nem dizer como está o seu projeto neh!! Está simplesmente fantástico!!!!(não estou fazendo propaganda para globo não viu! rsrsrs)
    Marcos, gostei muito do novo patch, ficou show de bola.

    Tem algumas coisas que precisão ser alteradas mas o nosso amigo Edvaldo já disse.

    Fora isso, eu percebi algumas coisas:

    1º As portas parecem estar abrindo e fechando mais lentamente do que nas versões anteriores(ao meu ver, elas abriam mais rápido antes, posso estar enganado);

    2º No último par de bancos antes da última porta, falta a divisória de vidro assim como tem na parte da frente do ônibus.Eu acho que você deveria colocar essa divisória, ia dar uma estética melhor e o ônibus ficaria mais completo(é apenas uma dica);

    3º Em relação as rodas, não aprovei muito, sei que deixam mais leve, mas, estavam melhores anteriormente.Se tiver como por um modelo mais bonito, fica melhor(não é crítica,só opinião);

    4º Em relação ao IBIS, gostei, ficou muito bom!! Talvez só diferenciar a cor das teclas(L,R,D) pra ficar destacado(acho que ficaria ainda melhor);

    5º Os retrovisores ficarão ótimos!!! muito melhor do que antes!! Parabéns!! Não sei se fica muito pesado mas seria legal por os retrovisores perto das portas pra ver o passageiro descendo(Fica a dica);

    6º As cor da capa das lâmpadas do interior, eu alterei e deixei na cor branca e acho que ficou muito bom, se quiser te mando algumas imagens da alteração pra ver se gosta e por no próximo patch;

    7º Eu reparei que não tem os pedais, mas isso é pq ainda é beta neh??Tbm não tem muita importância foi só uma coisa que percebi;

    Bom, que eu tenha percebido é só isso mesmo, mas realço que o ônibus está perfeito e bem leve!!

    Eu tenho ideias para você:

    1ª é fazer um modelo cm ar condicionado

    2ª colocar uma janelinha de teto no trólebus que ainda não tem;

    3ª colocar uma rampa de deficiente físico, mas acho q isso deixaria o modelo mais pesado, então ela pode ser só desenhada, sem função

    4ª dar uma desenhada melhor nos parachoques, eles estão muito retos, básicos, eu vou tentar marcar um desenhado neles e posto aqui no site

    5ª As bordas das janelas, eu acho que se elas ficarem mais grossas iam dar uma estética muito legal pro bus igual os daqui de sp que as borrachas das janelas são grossas.

    É isso! Mais uma vez, parabéns pelo seu projeto e estou torcendo para que você consiga terminar ele e que fique do seu jeito, parabéns!

    abrç!

    • Vinicius.47 disse:

      esqueci de mais uma ideia rsrsrs…

      as Lanternas traseiras eu acho que ficariam legais tbm se fossem no modelo dos BRT, elas são grandes e ficariam muito bonitas no QuadBus.

    • Marcos Elias disse:

      Valeu novamente Vinicius.47! Vamos lá às resopstas, rs:

      1 – Não mexi em nada no scripts das portas, não sei se é impressão ou algum tipo de bug… Eles são exatamente os mesmos.

      2 – Antes da última porta falta mesmo! Valeu pelo aviso, eu fiquei de colocar quando adicionei mais dois bancos ali (depois da porta, apertados) e “esqueci”.

      3 – As rodas serão melhoradas, tanto na textura como nos modelos. Mas não vou ficar com aquelas não, aquelas tinham cada buraco, porcas e parafusos modelados, eram pesadas desnecessariamente. Na textura já dei uma trabalhada, falta aprimorar um pouco o modelo.

      4 – Bom ver que gostou do IBIS! 🙂 Penso em alterar o layout dele pra ficar com 4 linhas, deixando o 0 embaixo do 2. Mas não será prioridade tão cedo. Eu classifiquei as cores por “grupos”, achei bom deixar esses 3 iguais… Mas sei lá, vou experimentar algo diferente depois, de qualquer forma é só a textura, coisa simples de mudar.

      5 – Os retrovisores perto das portas eu quero colocar como estáticos, não animados. Acredito que ia dar muito lag e pela distância eles não seriam atualizados. Não sei como o OMSI lidaria com um reflexo dentro do outro.

      6 – Manda sim as imagens, ae vejo… 🙂 marcos@viamep.com

      7 – Isso, ainda não tem pedais, chave, falta a base do volante tb (ele tá com uma pequena antiga zuada).

      Sobre as ideias:

      1 – Eu até quero, mas vou tentar terminar esse primeiro, senão ficará muita coisa pra dar conta (já é chato manter duas, normal e trólebus, porque cada coisa que altero em um tenho que duplicar nos .cfg do outro rs…). Quem sabe depois que tiver a primeira versão concluída.

      2 – No trólebus eu tirei mesmo, por causa dos componentes elétricos no teto. Eu não reparei nos novos, mas os trólebus velhos (reais) aqui não tinham.

      3 – A rampa penso em fazer cortando o piso, mesmo não animada, só pra deixar lá. Está planejado. E melhorar também a parte do suporte das portas no piso.

      4 – Tanto a frente como a traseira ainda terão algumas alterações, eu to tentando ver a melhor forma de fazer elas (usando o modificador boolean no Blender). Na traseira falta um tampão, aberturas… Penso em deixar as aberturas da lateral no modelo também (isso não adiciona tantos polígonos), ficaria mais realista do que na skin. É que ainda nem parei pra mexer na estética dele direito, to priorizando as funcionalidades básicas – mas tudo ao mesmo tempo, rs.

      5 – Eu to pensando em fechar tudo e cortar novamente, fazendo janelas com as bordas arredondadas (deixaria depois o uso das máscaras pretas pela skin). Mas daria um bom trabalho, talvez isso ficará pra depois. Por enquanto elas ficarão assim mesmo 😛

      Quanto às lanternas… Eu acho estranhas aquelas gigantes do BRT, não gostei tanto 😛

      Obrigado pelo comentário! Abraços

  9. Edvaldo disse:

    Amigo, tudo bem, primeiramente parabéns pelo projeto tá ficando muito bom…. Mas vou te passar algumas coisas que você pode melhorar um pouco…
    1º- Não gostei muito das novas rodas, acho que não combinaram com o ônibus.
    2º- Na caixa de ar das rodas dianteira, da pra ver dentro do ônibus.
    3º- Quando liga os faróis as lanternas traseiras não acendem.
    4º- Nessa ultima atualização o computador do itinerário ficou sem textura (todo branco).

    Fora isso gostei muito do resto do ônibus, achei bem bacana os novos bancos, os sons, as texturas, a dirigibilidade…. Parabéns pelo trabalho ta ficando muito bom o seu ônibus, ele já é muito agradável de dirigir, falta mesmo uma pincelada na estética pra ficar perfeito…

    • Marcos Elias disse:

      Valeu Edvaldo!

      Obrigado pelo feedback bastante preciso. Vamos lá:

      1 – Eu também não, mas quero algo leve, é inviável manter um mesh cheio de polígonos para algo que o motorista não fica olhando toda hora… Considerando que o OMSI é “pesado”… Eu vou melhorar as texturas delas depois.

      2 – Já vi isso, falta arrumar msm 😛

      3 – Eu usei a mesma base dos scripts dos MAN, vou verificar depois.

      4 – Esqueci de colocar na pasta antes de carregar, kkk atualizei logo em seguida o post com um link só para as texturas dele. Olhe ae em cima e baixe 🙂

      Valeu!

      Depois que tiver as funcionalidades principais vou trabalhando na estética aos poucos, to fazendo tudo junto mas sem planejar muito rs.

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