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Arquivado em: 0 GERAL - Dicas e Tutoriais • 12/07/2014 @ 5:30

Os tutoriais já estão sendo lançados! Role a tela para ver os vídeos!

Decidi fazer um tutorial de criação de mapas praticamente completo, mostrando todos os passos para ter um mapa novo no OMSI. É ideal para quem está querendo começar a editar mapas ou criar o seu próprio. Abordo tudo do começo, passo a passo. Assim que conclui-lo, pretendo fazer um de conversão de ônibus, além de eventualmente abordar outros detalhes mais complexos.

Patrocínio comunitário: decida quanto pagar!

Doe o quanto você puder para ajudar o projeto:

Para outras formas de colaboração, entre em contato por e-mail: marcos@viamep.com

Cada colaboração conta e vale muito para mim. Se você pode ajudar com R$ 60, ótimo! Se pode com R$ 15, ótimo também. Não tem problema. O total acumulado de todo mundo é que conta, e é isso que ajudará a bancar os custos de desenvolvimento. Pode não parecer, mas fazer estes tutoriais detalhados toma bastante tempo – basicamente um dia para cada vídeo, entre gravação, testes, edição e upload. Se os vídeos lhe ajudaram de alguma forma, considere oferecer uma retribuição voluntária pelo material.

Os tutoriais são abertos a todos, gratuitamente, mesmo para aqueles que não puderem colaborar financeiramente. Gostar e favoritar os vídeos também ajuda. Se você gostou do material e pode colaborar, ajude com qualquer quantia! Eu não quis definir um preço fixo porque quero que o material esteja disponível a todos, mesmo a quem não pode pagar. Então não vou cobrar R$ 20 nem R$ 50 por eles: ficarão na internet visíveis a todos. Assim toda a comunidade de OMSI sai beneficiada, com mapas de novos autores; autores esses que sem estes tutoriais talvez não se sentiriam confiantes em lançar mapas, já que os tutoriais existentes nesta época são específicos e dificilmente abordam todos os aspectos na mesma sequência.

Com as arrecadações eu posso dedicar um bom tempo para os projetos de OMSI e assim dar continuidade à série.

Caso não apareçam contribuições capazes de atingir a meta, o lançamento dos novos vídeos será mais demorado. Se as metas forem atingidas os vídeos serão lançados mais rapidamente, pois poderei ter tempo para dedicar só para eles.

Vídeos já publicados

O primeiro vídeo já foi publicado! Esta página será atualizada com os demais vídeos assim que estiverem disponíveis.

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Vídeo 1
http://youtu.be/aYQfWADDMVU

Criação do mapa do zero
Ruas e cruzamentos, objetos, casas, árvores, pontos de entrada do ônibus
Teste no jogo

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Vídeo 2
https://www.youtube.com/watch?v=S1JB_mpeWAI

Subidas, descidas, alinhamento do terreno
Montanhas e rios
Postes de iluminação pública
Local de carregamento padrão do mapa
Pintura do terreno (calçadas, terras, etc)
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Vídeo 3
http://youtu.be/jnD3yUBT9sw

Como grudar os cruzamentos nas ruas
Uso da Invis Street para ruas personalizadas
Bloqueio de tráfego de carros, velocidade
Semáforos nos cruzamentos prontos

Links citados no vídeo 3:
Tutorial de criação de splines do Felipe (avançado):
https://www.youtube.com/watch?v=Is3udRIcSQM
Site com muitas texturas (pesquise pelo nome desejado em inglês nele):
www.cgtextures.com
Addon SimpleStreets, com várias ruas e cruzamentos diferenciados:
http://www.omnibussimulator.de/forum/index.php?page=Thread&threadID=2500

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Vídeo 4
https://www.youtube.com/watch?v=ay0WoUxaH5g

Criação da primeira linha: pontos, tracks e trips
Criação do HOF
Tabelas de horários para os AIs
Atribuição do aigroup no global.cfg (standarddepot)

Links citados no vídeo 4:
Hof Creator
http://forum.aerosoft.com/index.php?/files/file/705-hof-creator/

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Vídeo 5
https://www.youtube.com/watch?v=MF-ujfaty44

Linhas de 4 dígitos
Mudança no número da linha
Setas do caminho
Precisa de spline com paths de pedestres perto dos pontos de desembarque!
Criação de nova linha
Erros nas tracks e trips (…is not connected to next path…)
Alteração de itinerário
Troca de faixa nas ruas com várias faixas (ex: Savoy)
Tabela de horários mais complexa – Ex: 640 no Savoy

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Vídeo 6
https://www.youtube.com/watch?v=Bu_oFeXrgBo

Personalização do ailists: Carros no tráfego
Ônibus AIs: pinturas diferenciadas para os ônibus

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Vídeos Extras

Como usar o Google Maps no editor do OMSI para pegar as ruas reais:
https://www.youtube.com/watch?v=pjnx1HAJ7gM

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Meus outros vídeos sobre o tema:

Tutorial de criação de objetos, cruzamentos, paths e textura em texto

O tutorial de objetos foi feito numa série própria, já que envolve vários vídeos. Confira:

http://omsi.viamep.com/tutorial-blender-terminal/

Nele eu construo um terminal completo que será usado no Savoy, desde a modelagem até a texturização e finalização dos detalhes.




Post feito por

7 comentários to “Tutorial completo: Criação de Mapas”

  1. Pedro Henrique disse:

    Assisti o vídeo 4 mas, não consegui baixar o aplicativo “HOF Creator” pelo link que colocou, pois dava erro no site da Aerosoft. Consegui fazer o download do aplicativo porém, ele não veio com a pasta template. O que faço?

  2. Genesis disse:

    Tem o link da nova versão do google maps (imagens das ruas apenas) para usar no editor?

  3. augustoalves disse:

    No meu editor quando coloco para carregar a imagens do Google mapa aparece esta mensagens

    /////você tem que ativar o mapa inteiro de carga opção no início antes de converter em coordenadas globais//////

    se alguém poder me ajudar

  4. tiago5cardoso disse:

    Boas, eu tenho um mapa do OMSI 1 que gostava de converter para o OMSI 2, mas nao o consigo abrir no editor do OMSI 2 sera que me consegue ajudar?

    • Marcos Elias disse:

      Tiago, dependendo dos objetos que o mapa usa é bem complicado porque dá erros no OMSI 2… Pra converter o Savoy eu passei por um longo processo.
      Tente abrir no editor do OMSI 2, na hora que der erro veja no logfile.txt na pasta do OMSI. Pode ser que ele liste o objeto que dá encrenca. Aí vc substitui o objeto ou remove (pode ser pelo editor do 1 ou abrindo o arquivo .map no bloco de notas, depois coloca a pasta do mapa no 2 novamente…)… E vai fazendo isso pra cada objeto que der erro.
      Dependendo da complexidade do mapa pode ser bem difícil porque são muitos objetos, e nem todos os erros ele lista.
      Outras dicas seriam abrir o editor com o parâmetro -logall, aí ele lista mais erros (dê um espaço e adicione -logall depois do -editor no atalho do editor). Mas nem sempre isso ajuda msm. No caso do Savoy era um cruzamento que eu tinha editado, e também uns objetos do ADDON_gcW, aí alterei os arquivos dele removendo o conteúdo dos scripts pra funcionar:
      http://www.omsi.com.br/possivel-correcao-para-falta-de-tiles-no-savoy/

  5. Thiago.luis90 disse:

    Esse tutorial está muito bom,muito bem explicado ta de parabéns!,se eu pudesse eu te ajudava na parte do dinheiro,ainda não tenho conta bancaria tenho 16 anos e ainda não tenho um emprego,serio mesmo,seu tutotrial está muito bem detalho,ja procurei uns tutorias no youtube,não chega aos pés do seu!!e tbm me ajudou muito esse tutorial parabéns!!!! 😀

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