Arquivado em: 0 GERAL - Dicas e Tutoriais • 25/02/2018 @ 9:01

Passei mais de um ano usando o clip infravermelho para controlar a câmera no OMSI. É um método que funciona bem, mas tem suas limitações. Por exemplo, é mais um cabo pra ficar se enroscando quando se joga com volante, e só funciona se o ambiente estiver bem escuro, já que qualquer reflexo pode confundir o sistema.

Um método mais simples e barato, e que não tem essas limitações é a detecção da posição da cabeça por meio do aruco tracker. Em vez de usar um clip infravermelho, o aruco usa um marcador de papel. Basta imprimir e fixar na cabeça (por exemplo prendendo o marcador no headset ou em um boné). A câmera detecta a posição do marcador e com isso a posição da cabeça. Pra mim esse método funciona tão bem quanto o clip infravermelho mas com mais flexibilidade. É necessário que o ambiente possua luz suficiente para que a câmera consiga “ver” o marcador, mas pelo menos com a webcam que eu uso (uma Logitech C270) mesmo à noite com as luzes apagadas eu consigo jogar só com a luz vinda do monitor.

No vídeo abaixo eu mostro esse método em funcionamento e explico como instalar e configurar o programa. Na descrição do vídeo tem os links do programa e da imagem do marcador.

Dicas:

  • Se a imagem capturada pela câmera estiver muito escura, fazendo com que o marcador não seja detectado direito, clique no ícone do martelo ao lado da opção “Input” onde a opção “aruco — paper marker tracker” está selecionada, e na janela que abrir (a mesma que se usa para fazer a calibração conforme explicado no vídeo) clique em “Camera Settings”. Isso vai abrir a janela de configurações nativa da câmera. O ideal é desmarcar qualquer opção que esteja como “Auto” e definir as configurações manualmente. As opções que afetam a claridade da imagem (quais estarão disponíveis depende da câmera) são, em ordem de importância, “Exposure”, “Gain”, “Gamma”, brilho/“Brightness”, e contraste/“Contrast”. Note que a opção que é mais eficiente pra clarear a imagem se estiver muito escura é a “exposure” (que nem todas as câmeras oferecem), mas aumentar demais a “exposure” faz com que o FPS da câmera diminua, o que faz com que haja mais lag na movimentação da câmera no jogo.
  • Para evitar “pulos” ou que o movimento fique “torto”:
    • Certifique-se que a câmera está posicionada diretamente na sua frente (acima ou abaixo do monitor). O movimento vai ficar meio estranho se a câmera estiver posicionada fora do centro (ao lado do monitor, por exemplo).
    • Ajuste o marcador para que no quadro “Raw tracker data” do opentrack, quando você estiver olhando reto para a frente, o valor “Roll” esteja o mais próximo possível de zero e o valor “Pitch” esteja na faixa de 50 a 60 ou -50 a -60. Pode parecer estranho, o marcador ficar quase na horizontal em relação à câmera, mas isso ajuda o opentrack a detectar a posição de forma mais confiável. Essa informação eu só vi no site do opentrack depois que tinha feito o vídeo, por isso não mencionei isso nele.
Post feito por

Postar um comentário ou resposta

Você deve estar logado para poder comentar. Se não tiver cadastro no site, você pode comentar usando o Facebook. Caso queira se cadastrar para postar mods, skins, tutoriais... Clique aqui e siga o processo. É grátis ;)

Posts recentes