Olá a todos. Desta vez trago meu primeiro projeto “solo”, em que cuidei de editar, converter e ajustar todo o modelo pro OMSI 2. Graças ao Marcos Elias e mais tantos colaboradores com iniciativas livres foi possível trazer este projeto para a comunidade de forma livre e com qualidade.

“Na onda dos ônibus piso-baixo Padron de São Paulo, a Volkswagen oferece seu chassi 18.280 OTS LE (OTS – Ônibus Traseiro, Suspensão a ar, LE – Low Entry, entrada baixa) com motorização MAN D0836 de 277cv e até 1050Nm de torque. Uma opção com mais desempenho e agilidade do que os Mercedes-Benz O500U e com custos mais baixos de manutenção do que os Volvo e Scania.
Adquiridos por poucas empresas até a data deste post, Express, Gatusa e Mobibrasil, é uma configuração um tanto incomum diante do que existe na cidade, com o logotipo da VW em destaque na dianteira.
Agora imortalizado no OMSI 2, com as principais variações na configuração do modelo, entre janelas do motorista, câmbios e paralamas.”


Destaques do modelo

  • Itens trocáveis: janela do motorista, adesivos padrão SPTrans, paralamas, logos e decalques VW, placas dinâmicas de itinerário das linhas;
  • Câmbios ZF Ecolife, Voith e V-Tronic, como oferecido no chassi real;
  • Câmbio V-Tronic com modo sequencial manual (fictício);
  • Computador de bordo Volkswagen Euro 5 funcional, com simulação de consumo de combustível;
  • Simulação de falhas diversas, de acordo com condição de manutenção configurada no jogo;
  • 3D da suspensão animado;
  • Skins em resolução 4k, com versões leves em 2k opcionais.

Vídeo de apresentação

Download e instalação

Ajuste de desempenho do motor e câmbio – 29/11/2021 – Extraia o arquivo e mova a pasta Vehicles para dentro da pasta raiz do OMSI. Mande substituir os arquivos:

Mediafire

Download do modelo:

Mediafire
Mega

Extrair o arquivo. Copiar/mover os conteúdos da pasta “OMSI 2” para a pasta raiz do OMSI 2. Fontes inclusas.

Leia o manual presente no arquivo do modelo para todas as funções, falhas e itens trocáveis.

Modo sequencial do VTronic: para usar o modo sequencial, pare o ônibus e aperte D novamente, no painel mostrará a indicação “M“. Os comandos kw_s_plus e kw_s_minus para subir e descer marcha devem ser configurados em teclas de sua preferência no teclado pelo menu de configuração do OMSI 2.

Modelo 3D editável – Licença Creative Commons
BY-NC-SA

Download do modelo 3D para edições (não é necessário para jogar): Mediafire

LICENÇA CREATIVE COMMONS BY-NC-SA

SE EDITAR, ADICIONE SEUS CRÉDITOS E MANTENHA OS DEMAIS. EDIÇÕES LIVRES PARA QUALQUER OUTRO PADRÃO DESDE QUE SIGA ESTES TERMOS:

PROIBIDO USO COMERCIAL, PROIBIDO TRANSFORMAR EM MOD PAGO, PROIBIDO USAR PEÇAS, TEXTURAS OU SONS EM MODS PAGOS (SE FOR FAZER PAGO, FAÇA VOCÊ DO ZERO). O USO DE PEÇAS É LIVRE EM MODS QUE SIGAM A MESMA LICENÇA.

TODAS AS MODIFICAÇÕES LANÇADAS DEVEM SER LIVRES PARA EDIÇÕES TAMBÉM, LIBERANDO O ARQUIVO .BLEND E/OU OUTRO FORMATO EDITÁVEL.

É PROIBIDO CRIAR MODS PRIVADOS DERIVADOS DESTE MOD. TODAS AS RECONVERSÕES DEVEM SER LIVRES, PERMITINDO QUE QUALQUER UM ALTERE SONS, FÍSICA, ETC. SEM FRESCURA DE RESTRIÇÃO DO LANÇAMENTO COM LINKS EM PÁGINAS OU CANAIS, POIS O MOD É LIVRE, DEVE SER MANTIDO LIVRE. OBRIGAR A PASSAR POR UMA PÁGINA CHEIA DE ANÚNCIOS SUSPEITOS E VÍRUS PARA BAIXAR É UMA RESTRIÇÃO, DEVE SER EVITADO ISSO (AQUELES ENCURTADORES).

SE NÃO CONCORDAR COM A LICENÇA CC BY-NC-SA, POR FAVOR, NÃO EDITE ESTE MOD, FAÇA UM DO ZERO VOCÊ MESMO. CONVERSÃO LIBERADA PARA QUALQUER JOGO QUE ACEITE MODS DESDE QUE SEJAM MANTIDAS AS CONDIÇÕES INFORMADAS ACIMA.

Bugs conhecidos

Problemas com textura externa branca/preta: a textura externa do modelo é em resolução 4k, em alguns PCs mais fracos o OMSI pode não conseguir carregá-las corretamente. Recomenda-se trocar as skins do modelo pelas versões mais leves em resolução 2k, presentes na pasta “Pinturas2k” dentro da pasta “Texture” do modelo.

VTronic: esta versão do câmbio VTronic é uma versão melhorada do script geralmente usado em outros modelos VW de motor dianteiro. Por ser um script de difícil ajuste e edição, alguns bugs ainda estão presentes:

  • Aceleração “morre” em trocas de marcha muito rápidas, especialmente em subidas com kickdown: antes de subir um morro íngreme a sugestão é usar o modo sequencial manual até vencer o morro.
  • Falta de força na 1a marcha ao sair: da mesma forma, recomenda-se usar o modo sequencial manual para subir morros íngremes.

Embarque duplo com portas às esquerda: Como é bem sabido, essa funcionalidade não é algo bem suportado no OMSI e por isso podem ocorrer alguns bugs que não há como consertar, a saber:

  • Passageiros buscam a primeira porta de entrada disponível, nesse caso a da direita que é a primeira porta. Em caso de embarque pela esquerda eles podem acabar atravessando o ônibus se a porta esquerda não for aberta. Recomenda-se desligar a colisão com pedestres nas opções do jogo.
  • Para sair do ônibus, os passageiros buscam a porta mais próxima, independentemente do lado. Com isso pode acontecer de passageiros estarem lá na porta da esquerda para saírem mas o lado que abre é na direita. Neste caso os passageiros dão meia volta e caminham para as portas abertas. A consequência disso é a demora maior em esperar os passageiros descerem. Pode acontecer também de o primeiro e/ou o segundo passageiros a estarem no ponto de saída de tal porta, sair mesmo assim pela porta fechada.
  • Em algumas situações pode ocorrer de passageiros ficarem em frente a alguma porta de saída que não deveria ser aberta, ao solicitarem parada. E mesmo abrindo portas eles não dão meia volta para irem para as portas abertas. Nesse caso, resolve-se abrindo a porta na qual estejam esperando.

Créditos

Carroceria original sobre MB O500U: Marcos Elias (MEP)
Interior, balaústres: Victor Ortega (Altermann Design)
Painel VW-MAN: Vitor Alexandre Souza (V3D)
Volante VW: Edson Antonio (EDSONV12)
Instrumental VW-MAN: Caio Vespasiano
Ar condicionado Valeo: Felipe Alves (FAS)
Rodas e chassi: Victor Ortega (Altermann Design)
Frisos Piso, adesivos SPTrans: Eduardo Felipe (Edu231)
Edição para VW 18.280 OTS LE: Marcos Henrique (Zane)
Renderização da carroceria: Gabriel Rievert
Scripts: M&R Software, Morphi, Wizard, Sobol, Marcos Elias (MEP), Marcos Henrique (Zane)
Sons: Sobol, Wallace Machado, Marcos Elias (MEP), Morphi, M&R Software, e diversos autores;

Bom jogo e boa viagem

Clique para ver comentários ou comentar...


Olá pessoas,
Desta vez trago a vocês meu modelo preferido e obra prima. Foram meses de trabalho e muitos testes para trazer para o jogo o modelo topo de linha da cidade de São Paulo, o Millennium BRT II MB O-500UDA!

Atualização v1.2

Nesta atualização, trago a versão 18 metros O-500UA, com skins e alguns pequenos ajustes:

  • Versão O-500UA 18 metros, com skins de SP;
  • Animação de letreiro rolante ativável via setvar;
  • Nova tela de alerta “Limite de velocidade excedido”;
  • Correção nas fontes do letreiro para mapear caracteres de letra minúscula.

Destaques do modelo

  • Versões com câmbios ZF Ecolife e Voith;
  • 13 setvars para personalização do modelo;
  • Painel completo e funcional;
  • Pinturas de todas as áreas de São Paulo em dois layouts, mais extras;
  • Ar condicionado com simulação de falha;
  • Simulação de pane de motor por superaquecimento;
  • 3D do motor detalhado e animado;
  • Posto do cobrador com moedeiro funcional.

Vídeo de apresentação e imagens

Download e instalação

Mediafire
Mega

INSTALAÇÃO:
Extraia o arquivo .7z, mova/copie as pastas Addons, Fonts e Vehicles para dentro da sua pasta raiz do OMSI 2.
Leia o manual do modelo dentro da pasta Addons para mais detalhes sobre as funcionalidades!

ARQUIVO 3D EDITÁVEL (.blend – não é necessário para jogar)

Mediafire
Mega

LICENÇA CREATIVE COMMONS BY-NC-SA

SE EDITAR, ADICIONE SEUS CRÉDITOS E MANTENHA OS DEMAIS. EDIÇÕES LIVRES PARA QUALQUER OUTRO PADRÃO DESDE QUE SIGA ESTES TERMOS: PROIBIDO USO COMERCIAL, PROIBIDO TRANSFORMAR EM MOD PAGO, PROIBIDO USAR PEÇAS, TEXTURAS OU SONS EM MODS PAGOS (SE FOR FAZER PAGO, FAÇA VOCÊ DO ZERO).

O USO DE PEÇAS É LIVRE EM MODS QUE SIGAM A MESMA LICENÇA. TODAS AS MODIFICAÇÕES LANÇADAS DEVEM SER LIVRES PARA EDIÇÕES TAMBÉM, LIBERANDO O ARQUIVO .BLEND E/OU OUTRO FORMATO EDITÁVEL. É PROIBIDO CRIAR MODS PRIVADOS DERIVADOS DESTE MOD.

TODAS AS RECONVERSÕES DEVEM SER LIVRES, PERMITINDO QUE QUALQUER UM ALTERE SONS, FÍSICA, ETC. SEM RESTRIÇÃO DO LANÇAMENTO, POIS O MOD É LIVRE, DEVE SER MANTIDO LIVRE. OBRIGAR A PASSAR POR UMA PÁGINA CHEIA DE ANÚNCIOS SUSPEITOS E VÍRUS PARA BAIXAR É UMA RESTRIÇÃO, DEVE SER EVITADO ISSO (ENCURTADORES).

SE NÃO CONCORDAR COM A LICENÇA CC BY-NC-SA, POR FAVOR, NÃO EDITE ESTE MOD, FAÇA UM DO ZERO VOCÊ MESMO. CONVERSÃO LIBERADA PARA QUALQUER JOGO QUE ACEITE MODS DESDE QUE SEJAM MANTIDAS AS CONDIÇÕES INFORMADAS ACIMA.

Créditos

Design Original: Gabriel Rievert (GRT3D)
Display de bordo, scripts personalizados, animações e conversão: Marcos Henrique (Zane)
Edição e conversão versão O-500UA: Marcos Henrique (Zane)
Painel Base: Vitor Alexandre Souza (V3D Modelagens)
Sancas de letreiro e portas: Ronaldo Aguial Design com edições de Marcos Henrique (Zane)
Calhas de iluminação: Vitor Alexandre Souza (V3D Modelagens) com edições de Marcos Henrique (Zane)
Limpadores: Vitor Alexandre Souza (V3D Modelagens)
Motor MB OM457LA: Pedro Rocha
Instrumental MB INS 2016: Edson Antonio (EDSONV12)
Chaves Seta, Coluna de Direção: Edson Antonio (EDSONV12)
Ar condicionado Eberspacher: ARS games, com edições de Marcos Henrique (Zane)
Botões e Seletor: R.Kmargo (RKC)
Retrovisores: Gabriel MSR e Marcos Henrique (Zane)
Chassi, Rodas: Victor Ortega
Bancos: R.Kmargo (RKC)
Bancos motorista e cobrador: Marcos Elias (MEP)
Manete: ARS Conversões
Extintor, catracas: Marcos Elias (MEP)
Multiplex: Caio Vespasiano
Sons MB OM457LA: Wallace Machado, Caio Takeda
Sons gerais: Morphi, Wallace Machado, MR Software, Marcos Elias (MEP) Vitor Alexandre Souza (V3D), Gabriel Rievert (GRT3D) e diversos autores
Caixa de troco (Moedeiro): Vitor Alexandre Souza (V3D)
Scripts gerais: M&R Software, Morphi, Wizard, Marcos Elias (MEP)

Agradecimentos especiais ao Gabriel Rievert e ao Vitor Alexandre Souza por todo o suporte e tornar esse projeto possível

Bom jogo e boa viagem!
Zane

Clique para ver comentários ou comentar...


Olá pessoas, trago aqui um tutorial contendo alguns exemplos para incluir a animação de letreiro rolante nos modelos para o jogo.

Este método utilizado faz uso de um comando presente em um objeto de cenário padrão do jogo (uma escada rolante do mapa Berlin-Spandau) e que provavelmente foi o que o Marcos Elias utilizou neste vídeo de 2016. Agora, para utilizá-lo no letreiro dos ônibus, foi necessário fazer uma pequena adaptação no script de letreiro Matrix.osc, que aqui fornecerei 2 tipos do script para uso:

  1. Versão programada para animação deslizante por fase – cada fase transiciona para a outra deslizando;
  2. Versão programada para animação contínua de uma fase única – geralmente utilizado em letreiro auxiliar, com um texto deslizando de forma contínua no letreiro;

Download dos scripts

Mediafire

Configurando versão 1 – deslizante por fase

  1. Copie os arquivos dentro da pasta 1 – Animação por fase, para dentro da pasta Script do seu modelo;
  2. Verifique o arquivo .bus do seu modelo se é necessário alterar os nomes dos scripts de letreiro utilizados, para fazer uso dos arquivos novos :“matrix_varlist.txt”, “matrix_constfile.txt”, “matrix_stringvarlist.txt” e “Matrix_MEP4Dig.osc”;
  3. Abra o arquivo .txt “PARA COLOCAR EM CADA FASE NO MODEL.CFG” e escolha algum dos comandos para utilizar, colocando-os abaixo da declaração do objeto o3d de cada fase do letreiro. O comando texcoordtransX desloca o texto na horizontal, enquanto que o comando texcoordtransY desloca o texto na vertical.
Passo 1
Passo 2
Passo 3

Configurando versão 2 – deslizante contínuo

Siga os passos da primeira parte mas copie os arquivos da pasta “2 – Animação contínua (fase única)” no passo 1.

Variações

  • Deslocamento vertical – no Model.cfg do modelo, invés de utilizar o comando texcoordtransX, utilize texcoordtransY;
  • Alterar sentido da animação – os scripts estão configurados para animar da direita para a esquerda – no deslocamento horizontal; ou de baixo para cima – no deslocamento vertical. Para alterar o sentido, é necessário remover o sinal negativo das constantes Matrix_Deslocamento_Max_Front e Matrix_Deslocamento_Max_Rear no arquivo matrix_constfile.txt. Depois é necessário alterar o script para mudar o sinal do cálculo de deslocamento de + para -, conforme imagem abaixo:
Altere no trecho o sinal + para – para mudar o sentido de deslocamento da animação.

Clique para ver comentários ou comentar...