Como tirar o serrilhado do OMSI? É bem simples, é só ativar a configuração de antialiasing na sua placa de vídeo!
Veja no Explorando, site irmão: tutorial para ativar anti-serrilhamento na placa de vídeo
Seu OMSI vai ficar bem mais bonito depois de ativar esta configuração, caso sua placa de vídeo suporte!

Passei mais de um ano usando o clip infravermelho para controlar a câmera no OMSI. É um método que funciona bem, mas tem suas limitações. Por exemplo, é mais um cabo pra ficar se enroscando quando se joga com volante, e só funciona se o ambiente estiver bem escuro, já que qualquer reflexo pode confundir o sistema.

Um método mais simples e barato, e que não tem essas limitações é a detecção da posição da cabeça por meio do aruco tracker. Em vez de usar um clip infravermelho, o aruco usa um marcador de papel. Basta imprimir e fixar na cabeça (por exemplo prendendo o marcador no headset ou em um boné). A câmera detecta a posição do marcador e com isso a posição da cabeça. Pra mim esse método funciona tão bem quanto o clip infravermelho mas com mais flexibilidade. É necessário que o ambiente possua luz suficiente para que a câmera consiga “ver” o marcador, mas pelo menos com a webcam que eu uso (uma Logitech C270) mesmo à noite com as luzes apagadas eu consigo jogar só com a luz vinda do monitor.

No vídeo abaixo eu mostro esse método em funcionamento e explico como instalar e configurar o programa. Na descrição do vídeo tem os links do programa e da imagem do marcador.

Dicas:

  • Se a imagem capturada pela câmera estiver muito escura, fazendo com que o marcador não seja detectado direito, clique no ícone do martelo ao lado da opção “Input” onde a opção “aruco — paper marker tracker” está selecionada, e na janela que abrir (a mesma que se usa para fazer a calibração conforme explicado no vídeo) clique em “Camera Settings”. Isso vai abrir a janela de configurações nativa da câmera. O ideal é desmarcar qualquer opção que esteja como “Auto” e definir as configurações manualmente. As opções que afetam a claridade da imagem (quais estarão disponíveis depende da câmera) são, em ordem de importância, “Exposure”, “Gain”, “Gamma”, brilho/“Brightness”, e contraste/“Contrast”. Note que a opção que é mais eficiente pra clarear a imagem se estiver muito escura é a “exposure” (que nem todas as câmeras oferecem), mas aumentar demais a “exposure” faz com que o FPS da câmera diminua, o que faz com que haja mais lag na movimentação da câmera no jogo.
  • Para evitar “pulos” ou que o movimento fique “torto”:
    • Certifique-se que a câmera está posicionada diretamente na sua frente (acima ou abaixo do monitor). O movimento vai ficar meio estranho se a câmera estiver posicionada fora do centro (ao lado do monitor, por exemplo).
    • Ajuste o marcador para que no quadro “Raw tracker data” do opentrack, quando você estiver olhando reto para a frente, o valor “Roll” esteja o mais próximo possível de zero e o valor “Pitch” esteja na faixa de 50 a 60 ou -50 a -60. Pode parecer estranho, o marcador ficar quase na horizontal em relação à câmera, mas isso ajuda o opentrack a detectar a posição de forma mais confiável. Essa informação eu só vi no site do opentrack depois que tinha feito o vídeo, por isso não mencionei isso nele.
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