TODA HORA O SERVIDOR MYSQL DO SITE ESTA SAINDO DO AR, INFELIZMENTE AINDA NÃO TEMOS UMA SOLUÇÃO EFETIVA. TENTE USAR O CACHE DO GOOGLE PARA ACESSAR O SITE MOMENTANEAMENTE. OS NOSSOS MODS DO PROTON BUS SERÃO POSTADOS EM BUSMODS.COM, SEM USAR NADA DE WORPDRESS.


Arquivado em: 0 GERAL - Dicas e Tutoriais • 14/01/2014 @ 7:30

Depois de me bater muito com o OMSI 2, venho aqui postar um pouco como tem sido minha experiência com ele. Infelizmente ele foi lançado cheio de bugs, os desenvolvedores não deram a devida atenção, não fizeram testes suficientes nem publicaram o manual de desenvolvimento (SDK) para editores de mapas e conversores de ônibus. Mal fizeram isso para o OMSI 1, né…

Enfim. Para questões relativas ao editor, fiz um vídeo de meia hora abordando as principais mudanças. Primeiro, vamos aos pontos interessantes para os jogadores:

Se você edita mapas, role a tela, há um vídeo bem interessante sobre o editor do OMSI 2!

Considerações sobre o OMSI 2 para jogadores

O OMSI 2 carrega os mapas bem mais rápido do que o 1, pois ele não lê todos os arquivos referentes a todos os tiles, os “blocos” do terreno. Mapas grandes (como o Savoy) carregam bem mais rápido do que antes. Em contrapartida, durante a simulação ele vai carregando os blocos vizinhos. Isso pode tornar a experiência ruim, já que dá umas “travadinhas”, uns lags no gameplay. Não sei como resolver. Em PCs mais rápidos também dá, embora um pouco menos. Aparentemente isso é mera irresponsabilidade dos desenvolvedores, já que o carregamento não deveria interferir no gameplay.

Tente carregar as opções “PC of 2006” se você tiver erros com as outras. Aqui consigo jogar com “PC of 2013” de boa, sendo que no OMSI 1 não dava – inclusive com 1000 carros AIs. A opção “road traffic factor” pode ir até 300%. Isso aumenta bastante a quantidade de carros nas ruas, porém dá mais bugs com os AIs “burros” e alguns paths mal projetados.

Aumentar a visibilidade e quantidade de tiles adjacentes parece que melhorou o desempenho, sem contar a qualidade visual. Só que em vários mapas fica dando erros diversos durante a execução. Você tem que dar OK um monte de vezes, fica impraticável jogar assim. Infelizmente por esses erros temos que deixar a visibilidade não tão alta, e o número de blocos adjacentes pequeno, como 3 ou 4. A visibilidade ao longe fica prejudicada, especialmente em longas retas. Fazer o que, bugs do OMSI… Mesmo que seu PC aguente configurações maiores, o OMSI fica dando erros doidos.

Desativar o sistema de partículas e stencil buffer pode melhorar bastante o desempenho para PCs mais fracos. Desativar os retrovisores (reflexion) também.

Não sei se é bug ou falha do ônibus mesmo, proposital… O articulado às vezes pode travar a porta do meio, e ela não é fechada. Eu me matei muito, mas clicando no botão que há na caixa em cima das portas, dá para fechá-las manualmente. Só que depois elas continuam bugadas. Resolvi isso clicando no botão do carrinho de bebê no painel algumas vezes (cliquei no do lado dele também). Depois de várias tentativas, enfim, a porta funcionou. Não guardei a sequência necessária. Mas parece ser algum problema mecânico/elétrico do ônibus mesmo. É irritante demais, fato.

Dica para tirar imagens de tela: independente do atalho do Windows 8 ou da ferramenta de captura do Windows, além do F12 do Steam, o OMSI inclui um atalho próprio para capturar de tela. Basta teclar Ctrl + Shift + P. As imagens são salvas na pasta “Screenshots”, dentro da pasta do OMSI.

Shift + Y exibe informações de status na tela. Você pode teclar Shift + Y 3 vezes para ver todas as mensagens, e teclar novamente para desativar. Entre as informações estão velocidade, alguns dados dos tiles carregados e a taxa de quadros por segundo (FPS).

O OMSI 2 aproveita melhor os outros núcleos dos processadores, o que é uma coisa boa. Mas para muita gente isso pode ser causa de problemas e maiores travamentos. Você pode teclar Ctrl + F12 para desativar ou reativar esse recurso de multithreading. Há um item na tela de configurações (reduced multithreading) para isso também. Sem usar vários núcleos o desempenho pode ser prejudicado em alguns FPS. Vale testar, cada caso é um caso.

Uma das coisas que mais pesa são os ônibus, inclusive ônibus com skins variadas. Deixar o ailists.cfg com um ônibus só parece ser melhor para PCs lerdos. Em mapas com muitas linhas, deixar a prioridade das linhas AIs em 1 também ajuda: assim só as principais são carregadas. Esse parece ser o maior “peso” do OMSI. Se tirar todas as linhas (da pasta TTData) ou deixar só uma ou duas, o mapa fica bem mais leve, inclusive nas regiões pesadas (caso da Universidade e Campo Limpo, no Savoy). Reduzir a quantidade de AIs para tráfego agendado (como ônibus) nas opções é o jeito mais fácil de alterar essa opção de forma reversível, sem comprometer as linhas. Fica bem mais leve, mas aparecem bem menos ônibus no mapa.

Teclar Alt exibe ou oculta o menu do OMSI referente ao mapa e jogo atual. Teclar Esc abre um menu com opções para iniciar um novo jogo, salvar o estado atual, ir para as opções ou fechar. O OMSI 2 é bugado, quase todo mundo tem que fechá-lo pelo gerenciador de tarefas, pois ele dá erro até na hora de fechar.

Algumas novidades e tutorial para editores de mapas

Para este caso, fiz um vídeo, detalhando passo a passo várias coisas:

Temas abordados no vídeo:

* Para grudar cruzamentos/junções às splines e vice-versa: segure CTRL. O F9 para selecionar os outros pontos de junção aparentemente não funciona mais.

* 3:35 – Completando splines automaticamente (preenchendo buracos).

* 5:25 – Como criar morros “perfeitos” e voltar ao nível anterior, sem quebras nas junções (cuidado, alguns ônibus não sobem morros tão íngremes!).

* 8:50 – Alinhamento automático do terreno às splines ou objetos (uma das melhores coisas do OMSI 2!).

* 11:40 – Map / Do with whole map: Perfeito para criar lightmap do mapa todo (fazer funcionrar corretamente as luzes à noite), verificar todas as tracks das linhas, etc.

* 13:50 – Map / Go to entrypoint: leva para qualquer lugar predefinido no mapa, sem precisar chegar lá clicando.

* 16:55 – Create Roadmap: cria um mapa aéreo da sua cidade (bugado, pra variar!).

* 19:18 – Como fazer os ônibus AIs sempre parar nos pontos (corrigindo as linhas).

* 23:10 – Como fazer os AIs mudarem de faixa (ou: como forçar a seleção das tracks ao lado da atual). Bônus: indicações das tracks que somem, como lidar com isso enquanto não corrigem.

Download do mapa Savoy 8.6 para OMSI 2 (inclui skins MEP pro articulado e pro NL):
http://omsi.viamep.com/savoy-teste-omsi2/

Downloa do Savoy para OMSI 1:
http://omsi.viamep.com/mapa-savoy/

O que você tem a acrescentar?

Comente com suas dicas para o OMSI 2 rodar melhor! Infelizmente ele tem muitos bugs, e não parece que vários dos mais graves serão corrigidos tão cedo. Vamos aguardar. Enquanto isso, vamos tentando curtir… Mas o meu desabafo permanece: se os bugs não forem corrigidos em alguns meses, vou cansar de vez e abandonar tudo o que fiz para este simulador. Eu quero ter meu mapa, minha cidade, meus ônibus. Não me contento apenas em “jogar”.

### Atualizado: obrigado Mateus Souza pela resposta no grupo OMSI Brasil: “O lance do F9 funciona sim. É só vc apertar F9 e depois control, F9 e depois control, até vc achar a posição que vc quer.”




Post feito por

14 comentários to “OMSI 2: Dicas para editores de mapas e jogadores”

  1. pedro torres disse:

    bom e se o editor trava quando voce cria uma tile como corrijo isso?

  2. Gabriel Santos disse:

    Adquiri o omsi 2 pelo steam, tá muito ruim ainda, não sei se a atualização de correção já foi instalada, executei ”verificar integridade” e mostra que ”17 arquivos falharam e serão readquiridos” mas não percebi melhoras ainda. Consigo jogar razoavelmente no mapa grundorf, pq em berlim tá horrível, tela congelando enquanto dirijo, passageiros as vezes não sobem, é preciso andar um pouco com o bus q aí sim os passageiros vem atras e entram. Em bauernhof, os passageiros descem e afundam, andando por baixo do chão e seleção de bus lenta. Paguei 64,00 e me arrependi achando q havia melhorado!

  3. Douglas646 disse:

    To criando um mapa. Vai ser lançado só pro OMSI 1. OMSI 2 tá cheio de bug. Não vo lançalo em um jogo cheio de erros.

  4. Alex Domingos disse:

    Olha,sinceramente fiquei bem arrependido de ter comprado o simulador,só tem bugs . Sacanagem ne,espero q lancem uma correção pra isso ,ja q num tem como pedir o dinheiro de volta.
    #Decepção

    • Gabriel Melo disse:

      Vou admitir que eu não comprei o OMSI,mas ainda bem! Visto o tanto de bugs que esse jogo tem,é melhor ficar com o pirata.
      O OMSI do jeito que está,não vale nem a metade do preço cobrado!

  5. os ônibus não pararam nos pontos Ficou bem mais real esse jogo

  6. Adriano disse:

    Olá, não sei se vc sabe, mas quando for criar as linhas a splines se conectam sozinhas se não houverem junções no caminho, isso adiante bastante caminho.

  7. Alex Domingos disse:

    Opa Marcos,beleza?
    Tem algum jeito de colocar comando para abrir as duas ultimas portas do citaro G com as teclas NUM+ e NUM. ?

  8. Luiz disse:

    Olá,

    Parabens pelo projeto, Savoy é a melhor cidade para OMSI.

    Parabens pela dedicação. Confesso que paguei pelo OMSI2 para exatamente jogar o mapa savoy. Mas mesmo nos mapas padrão ocorre erros.

    Estou ancioso pela correção dos Bugs com os ALs para que possam pegar os passageiros.

    Nos Mantenha informados sobre suas correções e se precisar de alguma ajuda conte comigo.

    Abraço

  9. Rodrigo disse:

    Boa tarde tenho uma duvida , os Onibus do omsi 1
    Roda no omsi 2 ???? se sim como faz so instalar normal como no 1 ???

    obgdo , abraços

  10. Eduardo Vieitas disse:

    Obrigado pelo Tuto Marcos, aprendi bastante coisa, e até me deu vontade de mexer no editor de novo.. abraço

Postar um comentário ou resposta

Você deve estar logado para poder comentar. Se não tiver cadastro no site, você pode comentar usando o Facebook. Caso queira se cadastrar para postar mods, skins, tutoriais... Clique aqui e siga o processo. É grátis ;)

Posts recentes