COMENTÁRIOS EM MANUTENÇÃO, USE O CAMPO DO FACEBOOK.


Arquivado em: 0 Chat/Geral/Off topic • 02/09/2012 @ 23:14

ATUALIZAÇÃO COM O QUE FOI DECIDIDO:
Vou publicar assim que possível o 8.04, com as correções citadas, mas sem a nova linha 640 (o problema ocorreu quando criei ela). A seguir voltarei a editar o Quadbus, eventualmente corrigindo novos bugs no Savoy apenas quando necessário. Depois com mais calma eu vejo o que faço: se tiro carros da 351 pra dar espaço pras outras linhas, se cancelo as linhas que pensei em cancelar (especialmente as pequenas e sobrepostas), etc.


Sobre os problemas com o Savoy… Hoje eu lançaria o update 8.04, com mais algumas atualizações (luzes, bloqueio de tráfego AI em alguns pontos finais, melhorias em alguns semáforos, etc). Fiz uma nova linha que pega a Marginal e a Radial, indo pro Capelinha. Mas… Maaaas… O OMSI é um LIXO. Acho que meu sonho de um mapa com mais de 100 linhas vai pro saco. Talvez isso mude com a atualização que prometem pro OMSI. Talvez não.

No meu PC aqui (um Core i3, 8 GB de RAM, GTX 460 1 GB) depois de algumas poucas modificações antes de lançar o 8.04 o mapa não carregou mais. Tentei reduzir as configurações, mantendo a prioridade 4 pras linhas… E nada. Tirando linhas, ou reduzindo a prioridade nas opções (o que faz rodar bem poucas linhas) deu certo.

Ou seja: o OMSI está muito sobrecarregado, pelo menos aqui na minha máquina. Pelo tanto de gente que reclama de erros no carregamento do mapa, quem tem uma placa de vídeo pior deve sofrer mais ainda.

Mas, se o mapa não roda com todas as linhas nem no meu próprio PC, não tenho como prosseguir, certo?

Eu não quero excluir linhas do Savoy, já que pretendo (ou pretendia) criar muitas outras ainda. Mas acho que será necessário.

Infelizmente o OMSI é um lixo. A programação dele é muito burra, na correria ou sei lá por qual motivo, os desenvolvedores não trataram os erros (digo tratamento de exceções, que qualquer um que desenvolve software comercial deveria aprender na “primeira série”). Quando dá erro o OMSI não mostra o motivo. Falta isso: na hora de carregar os elementos do jogo o OMSI dá um erro genérico qualquer, caso não consiga completar a tarefa. Isso acontece quando ele passa do limite de números inteiros do sistema de programação utilizado (novamente, burrice dos devs e/ou da ferramenta de programação que usaram). E também acontece quando ele não consegue alocar memória para os objetos, ônibus, linhas, etc. Resumindo: ele foi feito pensando em mapas pequenos, com poucas linhas. Não é o que eu quero pro Savoy. Quero uma cidade grande, com MUITAS linhas.

Eu pretendia desenvolver o Savoy até ele ter umas duas, três, quatro, cinco vezes o tamanho atual. Com mais de 100 linhas. Com terminais lotados, com linhas que levam quase 3 horas de ponta a ponta em cada rota (quem já usou linhas fundão/centro em SP sabe bem como é). Pelo visto, não vai dar.

Na próxima atualização do OMSI, ainda sem data definida, parece que vão otimizar o carregamento do mapa. Ficará mais rápido. Só carregará o que estiver usando/exibindo. Os próximos carregamentos (a continuação da avenida ao andar…) serão feitos em um novo thread, aproveitando melhor processadores de vários núcleos. Ótimo! Mas ainda não sei se isso terá impacto no carregamento das linhas ou não. Se impedir ou dificultar um mapa de 100 linhas, não servirá para mim… =/

Então fiquei num ponto em que não sei o que fazer. Por ser de código fechado simplesmente NÃO DÁ pra gente alterar essas coisas, pois estão no código-fonte do jogo. Não são scripts, não são arquivos de texto que você copia e cola. Precisa dos arquivos originais, do compilador, ferramenta de desenvolvimento… Etc. É fechado, não rola. Tenho várias ideias de melhorias para o OMSI e para o editor, que talvez eu conseguiria até mesmo implementar por conta própria, caso tivesse acesso ao código fonte. Mas não dá.

O futuro do Savoy…

Não sei. Sinceramente, depois de hoje, pode ser que o mapa acabe. Pode ser que eu largue ele e comece um outro (na verdade já comecei, mas não divulguei muito ainda… mas será um mapa que não agradará quase ninguém, eu acho, é uma cidade subterrânea, algo bem fictício MESMO).

Fico feliz quando vejo que o Savoy é considerado um dos melhores mapas pelos brasileiros. As tentativas de lembrar SP são tantas, e tinha (ou tem, vai saber) tantas outras coisas em andamento (mais objetos pra terminais, terminais com cobertura, terminais inteiros…). Coisa que se eu não conseguir legal com o Savoy, simplesmente abandonarei e partirei pra outra.

O Quadbus é um projeto separado e nada tem a ver com o Savoy, eu vou terminar ele ainda. Pelo menos, pretendo! Fora a questão de tempo e conhecimento em modelagem, coisa que estou aprendendo ainda, não há nada que impeça o Quadbus de ser lançado mesmo sem atualizações do Savoy.

Só pra lembrar, o Savoy NÃO ESTÁ SENDO ABANDONADO ainda, portanto nada de fazer modificações e publicar por aí, certo? Se um dia eu abandoná-lo acho que liberarei isso, mas ainda não, pois quero continuar, quero conversar com os devs e tentar ver o que dá pra ser feito.

O que esperar do Savoy 8.04?

Pretendo publicar uma atualização, que seria lançada hoje, mas pelo visto vai ficar pra mais alguns dias ou quem sabe só pro final de semana. São atualizações leves: paths bloqueados para os AIs em vários pontos finais, mais melhorias nos cruzamentos (em alguns semáforos), mais partes do cenário… E teria uma nova linha, comentada no começo do texto.

Pelo visto será necessário REMOVER linhas. Sim, é chato, mas será preciso. Não estou vendo outra solução. As que serão removidas são as mais “sobrepostas” (em áreas em que os passageiros podem optar por outras, como na vida real rs) e as que não têm o cenário completo ainda (como 707, 285, 216, etc). Das sobrepostas eu poderia citar 76, 1, 711, 322, etc.

Pelo menos no meu PC o OMSI chegou nesse ponto, com o Savoy:

– Usando no máximo 1000 AIs (scheduled traffic) e todas as linhas (priority 4) o mapa não carrega, dá aqueles erros.
– Reduzindo a prioridade pra 1 ou 2 ele carrega, pois são menos linhas. Também carrega se excluir algumas linhas (que é o que acho que vou fazer).
– Reduzindo a quantidade de AIs (scheduled) nas opções dá para jogar com todas as linhas! Mas… Não aparecem alguns ônibus e várias linhas ficam sem passageiros, pelo que pude observar rapidamente (não fiz testes exaustivos ainda).

Pelo que deu pra entender, o OMSI limita a quantidade de ônibus AIs ao valor do item scheduled traffic nas opções (o que seria o esperado). Se colocar um limite de 30 ali, por exemplo, não terá mais do que 30 ônibus circulando nos AIs. Como os ônibus AIs somem ao sumir de vista, achei que o valor dele no limite de 30 era liberado para que outro ônibus pudesse aparecer em outro local. Mas aparentemente isso não acontece. Ou seja: as primeiras linhas carregadas ocupam o limite de 30 AIs, e aí param de aparecer novos ônibus. Simplesmente não dá pra usar todas as linhas assim. Eu quero estar errado, quero acreditar que o OMSI irá liberar o valor dentro do limite quando ele tirar o ônibus da memória para que outro, mais distante, possa aparecer. Mas parece que não rola. Deixando o limite de 30, vi alguns ônibus da 351, por exemplo. Mas ao ir pro ponto final da 639, não via ônibus nenhum por lá! Nem mesmo ajustando o horário pra coincidir com os horários de partida… Isso que não tinha nenhum 351 visível, mas eles – acredito – estariam ocupando os “slots” no limite de 30. Como só a 351 tem 27 carros, o limite de 30 logo seria atingido… Aumentando esse limite eu vi mais ônibus, mas ainda assim, não todos. E se aumentar mais ainda o mapa não carrega aqui.

E para piorar, há alguma outra encrenca, não sei porque algumas linhas novas não têm passageiros às vezes. Eu gravei a 639 ontem, aqui o vídeo:

Mas hoje vi ela sem passageiros por um bom trecho! Mesmo estando tudo aparentemente certinho… Enfim, não entendi, nem faço ideia de como resolver.

Por essas e outras, a 8.04 poderá ser a última versão oficial do Savoy, e talvez eu abandone de vez a tentativa de criar mapas pra OMSI baseados em SP. SP é onde eu nasci, onde vivo, quero cidade grande, prédios pra todos os lados, linhas longas e muitas, muitas linhas. Sem isso, o OMSI não tem tanto valor pra mim. Nos mapas gringos jogo nas linhas mais longas, sempre. Linhas com rotas que são feitas em menos de 20 minutos eu odeio. E isso que gosto de correr…

É isso, apenas quero manter a transparência e deixar todo mundo que curte o Savoy informado.

Como medida emergencial, pretendo remover algumas linhas, mas isso vai contra a minha vontade. Em alguns PCs melhores que o meu provavelmente ele vai rodar sem problemas, mas se não rodar no meu, não tenho como continuar o desenvolvimento do mapa. Pelo que vejo nos comentários e com os amigos em geral, todo mundo reclama do “peso” do Savoy e vários amigos nem conseguem rodá-lo, ou seja, o OMSI simplesmente é uma verdadeira merda pra mapas grandes. Os desenvolvedores não estão necessariamente errados, mas vacilaram em várias coisas. Vivemos num mundo onde você tem que fazer algo se não tiver o que você quer, até aí é normal, eles não são obrigados a me atender quando quero otimizações para mapas grandes (assim como não sou obrigado a criar todas as linhas que me pedem pro Savoy, nem a fazer modificações no Quadbus que tanta gente me pede e que não farei porque eu quero o Quadbus do MEU jeito…). E acredite, só estão otimizando o carregamento dos mapas porque o carregamento do mapa de Berlin com a nova expansão ficou muito demorado até mesmo no PC dos produtores!!! Senão nem isso teriam feito.




Post feito por

20 comentários to “Desabafo sobre o mapa Savoy City. Seria o fim?”

  1. O530CarrisPT2012 disse:

    É que tive de fazer um downgrade do 8.04 para o 7.0 porque o PC já estava a ficar lento, com poucos FPS.
    O meu PC é um Intel Core i5, 4 GB de RAM com apenas 2,99 GB em uso (não sei pq, este é o windows 7 x86, deveriam ter posto x64 aproveitaria os 4GB), NVIDIA GeForce GT325M 1GB.

  2. Cleomedes disse:

    Olá Marcos!

    Acabei de ver que você lançou o 8.04.
    Quanto ao mapa, aqui começou a dar problema no carregamento do mapa quando eu coloquei somente o Solaris 15M pra rodar como AI com todas as linhas. Igual a você, quando eu mudava a prioridade pra 3 ele rodava. Entre os erros nada descritivos, deu um que até dava pra tentar traduzir, mas eu não tive paciência de anotar. Mas é problema com o gráfico mesmo.
    Coloquei então somente o Urbanuss pra rodar com todas as linhas e então o mapa carrega. Em alguns pontos ele fica lento, quase parando, e nesse caso, percebi que era o processador (tenho um AMD Atlon de 3GHz).
    Você comentou sobre a falta de passageiros nos pontos. Isso não será por conta da quantidade de pessoas nas opções do jogo? Quanto à quantidade de AIs, contei para a versão 8.0, 107 tours, somando-se os de todas as linhas.
    Imaginei que o tamanho (em MB) seria a chave dos problemas de travamento, mas como te disse, coloquei somente o Solaris e o mapa não carregou, sendo que ele tem 112MB contra os 167MB do Busscar que, como disse, é o que funciona.
    Assim, a impressão que tenho é que o problema está na qualidade das texturas (pixels), já que o OMSI, pelo que entendi, vai armazenando as texturas enquanto você joga, mas pelo que parece, até um determinado limite, e por isso elas somem.
    De qualquer forma, espero que você não abandone o projeto, pois o Savoy está cada vez melhor, é um mapa excelente! Talvez a ideia de remover as linhas curtas e sobrepostas seja uma saída.
    Um abraço!

    • Marcos Elias disse:

      Valeu 🙂

      Vou ver ainda com calma, algo me diz que o problema pode ter sido outro… Não lembro se as linhas têm limite de tamanho em km, talvez tenha sido o caso da 640. Afinal sem ela, o mapa conseguiu ser carregado sem erros aqui. Parece que li algo assim logo que comecei a fazer mapas, mas não tenho certeza. Se for isso, menos mal…

      Ah, em quase todas as janelas de mensagem padrão do Windows, basta dar CTRL+C com ela ativa que o Windows copia o texto, fica mais fácil para traduzir depois (em vez de digitar).

      Abraços

  3. roger disse:

    Cara quer um exemplo:
    Meu pc
    Phenom II X4,4GB DDR3,HD5870 1GB.
    O San andreas depois de um determinado tanto de veiculos modificados e predios e etc,o jogo ou nao abria ou travava do nada,mesmo eu fazendo todos os procedimento e colocando so carros que funcionavam,infelizmente o OMSI é mal-programado e como disse antes tem um limite(curto é verdade)e vc com sua vontade de fazer uma coisa legal(bem legal,e o mais brasileiro que ja vi num game até agora)chegou nesse limite…

  4. roger disse:

    Cara fika sussi,vcs(modeladores)ja fazem um puta trabalho,mas como todo software tem limitaçoes,eu achei o omsi “codigamente” semelhante ao gta cada carro ou objeto que se adiciona um pouquinho a mais ele demora pra carregar…o certo do omsi seria ele ser igual o 18WOS o arquivo fonte blindado e uma pasta só pra mods,ai ficaria mais rapido,porem o maximo que poderia ser feito é vcs criarem um game a parte,não é tão impossivel tendo em vista que vcs ja criam tudo(mapa,veiculos,predios,etc,etc…)ficaria a parte de codigo pro game funcionar,eu fiz um curso de blender,que segundo os desenvolvedores do game foi o software utilizado e eu mesmo tenho varios joguinhos aki criados no blender…
    Fika sussi cara tudo nessa parte de software e hardware tem um limite uns são maiores outros menores,e esse teu mapa Savoy se tivesse 2 linhas ficaria show do mesmo jeito(comecei jogar fiquei 30,40 min. e não cheguei no fim da linha…

  5. FilipeJP disse:

    por favor naum desista meu amigo joguei o seu mapa hoje a tarde inteira e naum deu erro nenhum e os carros naum ficaram brancos aki tah rodando perfeito …………………
    meu pc eh um positivo elite plus core i3 540 hd 500gb ram 2 gb roda legal
    AI=500 e bus= 300

  6. Leandro Jesus disse:

    Nossa Marcos realmente é muito triste isso,talento indo pro saco.Eu pensei em uma coisa(acho que não vai ajudar muito)é só uma ideia passageira.Não teria como então,dividir o mapa em versões,ou seja,dividir em partes e cada parte,ter um determinado número de linhas?O usuário do OMSI iria carregar aquela parte que contém a linha,ou linhas que ele queira utilizar.Querendo outra linha,iria carregar aquela outra parte que contém essa linha.Sei que talvez demoraria mais…mas só uma ideia.Abraço cara,não me canso do Savoy pra mim,ele de fato é o melhor e mais dedicado mapa.

  7. Douglassouza disse:

    Nao para com o Savoy, ele é o melhor mapa que eu joguei

  8. Marcos Elias disse:

    Ah, não se ofendam, chamei de lixo num momento de raiva me referindo à forma como ele foi programado. Ele é o que há de melhor em termos de simuladores, mas chamei de lixo porque os desenvolvedores não pararam pra pensar nisso:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratamento_de_exce%C3%A7%C3%A3o

  9. Marcos Elias disse:

    Obrigado a todos pelas mensagens!!! Incentiva a continuar, apesar das barreiras!

    Não vou desistir tão fácil, podem ter certeza! Só vou parar com o Savoy quando ver que não há mais nada a fazer mesmo. Já tive inúmeros problemas com a criação de mapas, não desisti até agora… Se eu desistir é porque não deu MESMO. e eu fosse desistir na primeira dificuldade, eu já teria desistido na primeira semana de criação do mapa… rs

    Obrigado mesmo a todos pelo apoio =)

  10. Yuri disse:

    Meu amigo é o seguinte, eu sou um dos muitos fâns do seu Mapa Savoy e seus projetos em si, como pudi perceber esta passando por um momento de dificuldade em relação ao P.C, na vida existem fases e momentos em que precisamos passar para que possamos aprender e se possível evita-lo ou repeti-lo na vida novamente, eu não sei mas imagino o quanto trabalhoso deve ser para fazer oque voce faz e sei que são poucos os que fazem, oque voce esta passando é apenas uma fase de muitas que estão por vir, sejam elas boas ou ruins, grandes ou pequenas, aconselho-o a esfriar a cabeça, acalmar-se, pensar, refletir e depois tentar continuar, suas chances de conseguir serão bem maiores pode ter certeza, tudo oque voce vá fazer faça com calma e pense se é oque realmente deveria fazer ou não, em relação ao seu trabalho no mapa recomendo-o a NÃO PARAR de forma alguma com este mapa, apenas aguarde que o resto o tempo lhe trará, continue tentando uma certa hora voce conseguirá, pode ter certeza.
    “Tudo aquilo que não conseguimos alcançar hoje o tempo nos trará amanhã” << By: Yuri

  11. Wanderson Prado disse:

    Lamento muito pelo problema ! O savoy é um ótimo mapa ! e todos nós vibramos muito com o seu lançamento . é uma Pena ler essa noticia.
    Respeito muito sua escolha em pausar o andamento, Mas não gostei de alguns trechos que li em seu depoimento.
    Exemplo:”Mas… Maaaas… O OMSI é um LIXO”,”Infelizmente o OMSI é um lixo”,”OMSI simplesmente é uma verdadeira merda ”
    Ja tem alguns anos que nós aproveitamos desse que foi até agora o melhor simulador de Ônibus e todos os apreciadores de Ônibus adoraram o fato de poder ta “pilotando” seus ônibus virtualmente. E olha só ainda podemos ter um gostinho brasileiro que o mapa SAVOY trouxe até nós, Tem coisa melhor? ainda não.
    Tivemos muitas e muitas horas de diversão e até raiva nós passamos as vezes mas tudo aceitável.
    Respeito totalmente sua opinião e decisão e não queria que parasse com o mapa, Mas se for pra escutar reclamações por problemas com o mapa apoio o cancelamento.
    Espero que saia uma nova atualização ou talvez um novo OMSI 2 The BEST Simulator.^^
    Muito Obrigado pelas Horas que passei Jogando este Belo Mapa, e mais ainda pela paciência em nos ajudar e tirar nossas duvidas e Fornecer Gratuitamente este Trabalho.
    Valeu

  12. Caique Alves de Souza disse:

    Logo agora que eu tinha esperanças da Cidade Tiradentes entrar no mapa?! E eu conseguir tirar o ônibus do lugar?! Nem pense em acabar com projeto, ou vc começa um outro só que do tipo Mapa Savoy Zona Leste – Centro, Zona Norte – Centro, etc. Faz um pondo os principais bairros de cada região de SP por zona ao centro, mas não deixe o Savoy morrer!

  13. 474william disse:

    O Mapa Savoy é o único que eu não enjoei de jogar!
    Ele é um mapa diferente de todos, é um que você até cansa de jogar de tão grande, por isso eu gosto!
    Eu estou torcendo pra que lancem logo a atualização do omsi e o mapa Savoy seja prolongado e ficando cada vez melhor!
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho Marcos, pois acho que o Mapa Savoy é o melhor mapa do OMSI…

  14. GabrielM disse:

    Lamentável, o mapa Savoy, com certeza é o melhor mapa brasileiro… Não queria qe acaba-se… mais se o OMSI não ajuda, não adianta nada.. =/

  15. noobéfoda disse:

    pow :/ espero q o savoy não tenha um fim , gosto desse mapa pois tbem nasci em sp e moro em sp até hj então esse mapa é perfeito , uma solução pelo menos temporaria , seria retira linhas curtas linhas e apenas adicionar linhas entre 1 hra ou mais xD, qnto a retirada da 285 não seria problema pra mim (apesar de gosta bastante dessa linha xD) mais não retire a 987 gostei muito dessa linha ;p, seria bacana mais linhas q atravessasem aquelas pontes novas a.a ou então novos trajetos passando por lá, acho q é isso espero q seu problema com o savoy se resolva e q o mapa continue crescendo ;p

  16. LeVinicius disse:

    Nossa juro que li tudo, fiquei até triste que o ”Gigante Brasileiro” do OMSI enfrentou problemas. Mesmo assim o Savoy continua sendo um exelente mapa, apesar do seu sonho ambicioso talvez um dia você consiga tornar realidade, boa sorte e vamos torcer para que venha boas coisas na nova atualização.

Postar um comentário ou resposta

Você deve estar logado para poder comentar. Se não tiver cadastro no site, você pode comentar usando o Facebook. Caso queira se cadastrar para postar mods, skins, tutoriais... Clique aqui e siga o processo. É grátis ;)

Posts recentes