COMENTÁRIOS EM MANUTENÇÃO, USE O CAMPO DO FACEBOOK.


Arquivado em: 0 Chat/Geral/Off topic • 06/12/2012 @ 8:57

Fala pessoal, tudo bem? Meu nome é Vinício, esta é a primeira vez que estou postando aqui, então me desculpem se cometer algum erro.

Eu estou trabalhando há um tempo em um projeto caseiro de um volante para jogos de simulação, voltado principalmente para OMSI, e hoje vim aqui divulgá-lo. Talvez isso não traga tantos benefícios a vocês, mas achei interessante mostrar o progresso dele aqui. Se o pessoal aprovar, posso atualizar o desenvolvimento dele aqui no blog de tempos em tempos, para isso acho que a melhor maneira seria os comentários, correto? Ao finalizá-lo, farei um vídeo demostrando o desempenho dele no jogo.

O projeto consiste em utilizar um circuito de um volante que eu já possuía (Clone Sport Racing Wheel). A principal razão da criação dele, é que eu odiava quando ia realizar uma curva e podia aplicar uma rotação máxima de 90º para cada direção. Então, fiz uma espécie de um painel, todo em MDF, personalizei ele, coloquei um volante de Monza, e com a atuação de engrenagens, consigo agora realizar uma movimentação de aproximadamente 2 voltas no volante para cada lado. Atualmente, estou desenvolvendo um suporte por rolamentos, para deixar a direção mais leve, e colocarei engrenagens de polipropileno (antes eram de MDF, creiam ou não), que darão mais precisão e suavidade. Nas fotos, vocês podem observar que possuo também um câmbio manual, que está quase em operação. O volante possui Force Feedback e Buzina.

Na realidade, para finalizar o projeto, preciso somente colocar as engrenagens novas e os rolamentos em atuação, colocar travas que vão fixar o câmbio nas marchas engatadas e, com a ajuda de meu irmão, desenvolver circuitos para acionar leds que serão utilizados em funções como “piscas”, “energia”, “acionamento do motor” e “freio de mão”. Pretendo também modificar os pedais, mas o mais complicado é a parte dos leds mesmo. Confiram as fotos. Espero que gostem.




Post feito por

39 comentários to “Black Volvo Project”

  1. Wheslley disse:

    Olá, respectivamente gostaria de pedir sua ajuda em um projeto, de um volante caseiro que obtém um alcance giratório de 900 graus, baseado em seu projeto. Poderia me tirar algumas dúvidas? Caso sim:

    1)Quantos graus de giro tem seu volante?
    2)Como podem ver, eu não sou especialista.Mas para alcançar 900 graus basta fazer um sistema de transmissão com engrenagem na escala 2:1?
    3)Caso seu volante tenha os 900 graus recriando um sistema de transmissão semelhante ao seu com engrenagens de 20 e 80 dentes obtenho o mesmo resultado que vossa senhoria conseguiu?

    ESPERO QUE ATENDA ÀS MINHAS DÚVIDAS, E QUE EU NÃO TENHA SIDO MUITO EVASIVO. DESDE JÁ MEU MUITÍSSIMO OBRIGADO E FIAREI NO AGUARDO!!!!

  2. E. Santos disse:

    E ai blz?

    A tempos estou querendo desenvolver um volante equivalente ao g27 para utilizar em simuladores, a maior dificuldade que encontrei foi aumentar ou diminuir o número de voltas do volante. Tenho em mãos um potenciômetro de precisão de 10 voltas, queria diminuir para 5 voltas. Então precisaria de uma redução de 1:2. Preciso de sua ajuda em uma questão, onde você conseguiu essas engrenagens que você utilizou no projeto?

    Desde já,

    Agradeço.

    • VinicioTPS disse:

      Fala amigo, tudo tranquilo, e ai? As primeiras engrenagens que utilizei eram de MDF. Eu mesmo as fiz com uma serra tico-tico, e o desenho obtive em um site que possui um programa específico para desenhar engrenagens de madeira. Elas quebravam um galho, mas a precisão não era boa, havia muita folga. Então, desenvolvi os cálculos e manufaturei as engrenagens de polipropileno, mas para isso utilizei as máquinas do SENAI durante meu curso, algo que acredito ser inviável para você, mas para mim além de fazer parte da grade curricular favoreceu o projeto. No meu caso, a relação das engrenagens são de 2:1, uma de 80 dentes e outra de 20. Talvez você encontre engrenagens de plástico (polímero, tecnicamente dizendo, como essas que são de polipropileno) bem baratas. Não precisa ser necessariamente este tipo de material, mas recomendo pela relação peso/resistência. Boa sorte no projeto, e caso tenha alguma dúvida que eu possa ajudar ou queira compartilhar novidades sobre o seu projeto, não hesite em entrar em contato comigo (viniciotps@outlook.com). Abraço e Feliz Natal!

  3. felipe disse:

    oi tudo bom sou fanático em omsi
    e gostaria mto de jogar o jogo com esse volante e com esse cambio
    será q existiria a possibilidade de dpois do seu projeto finalizado
    vc vender um projeto desse eu pagaria com certesa
    tbm se num fosse mto caro rsrsrs
    brincadeir a sei q valeria o valor alto pelo q fosse
    é bastante criativo é um sonha pra mim ter um desse

  4. vinicius disse:

    amigo sera que vc poderia passar um esquema falando como construir, principalmente as ferramentas que vc usou e como vc fez para transformar um volante de 180º em 720º

    parabens pelo OTIMO trabalho, show d bola

    • VinicioTPS disse:

      Obrigado pelo apoio amigo. Realmente, um G27 não é para qualquer um, e também não posso ter um. Na verdade, foi isso que me deu vontade para fazer este projeto, e mesmo se tivesse a oportunidade futura de ter um G27, ainda ficaria em dúvida de desembolsar tanta grana. No caso, uso o volante para jogos de simulação, não para corrida por enquanto, e ele se mostra de bom desempenho para o que faz (quando instalar os rolamentos ficará ainda melhor). Posso sim fazer um esquema para dar umas ideias de fabricação, mas somente após a conclusão total do projeto, pois encontro desafios constantemente e quanto mais completa for a explicação, melhor o entendimento. O mais importante de tudo é ter vontade e não desistir a qualquer obstáculo, pois se assim fosse, nem engrenagens eu teria feito. Agradeço a atenção e o interesse de todos.

  5. Jefferson disse:

    Cara…

    Muito F…………… seu projeto! parabéns pela ousadia e inteligência, e postreriormente posta o esquema, vou usar a ajuda do meu pai que é técnico em eletrônica para tentar algo parecido, não aguento mais meu volante de 90° :// e por enquanto não posso ter um G27.

  6. VinicioTPS disse:

    Estou com limitação no projeto. Minha principal máquina está na assistência técnica, portanto, só estou dispondo da furadeira e da serra tico-tico. Agora estou voltado para desenvolver um modelo de pedal, já que os atuais possuem pouca distância em comum, o que atrapalha na direção. Segunda-feira estarei realizando as primeiras modificações no eixo, e durante a semana provavelmente a Dremel 3000 estará consertada e darei um bom avanço no projeto. Provavelmente atualizarei o projeto no final de semana que vem ou no decorrer da semana. Previsão média pra conclusão do projeto mecânico em torno de 2 a 3 semanas, já que agora estou de férias.

  7. Walter disse:

    Seria legal se o cambio manual foi ‘fácil de fazer’!

    • VinicioTPS disse:

      O câmbio manual possui um circuito de Gamepad…portanto, não são todos os jogos que conseguem identificar os botões como “marchas”, mas no OMSI funciona. No Euro Truck Simulator 2, por exemplo, preciso de mais um eixo para acionar a embreagem, mas por enquanto estou voltado para o OMSI mesmo. Na imagem, você pode observar que abaixo do câmbio manual, possui 3 botões, eles são utilizados quando a marcha é automática (D, N, R). Fora isso, posso utilizar os analógicos para acionar ângulos de visão, e os outros 6 botões para demais funções.

  8. Ermonster disse:

    Cara voce podia fazer pra vender, ia conseguir uma grana boa com jogadores de Omsi.

    • VinicioTPS disse:

      Sim, mas o problema está em conseguir padronizar essa fabricação. Fica financeiramente inviável. Alguns componentes do conjunto não podem ser obtidos tão facilmente, como é o caso do volante, eixo, e as engrenagens (que fui eu mesmo que fiz e agora não tenho mais acesso às máquinas). Fora isso, ainda é preciso encontrar circuitos compatíveis, que não são muito baratos, e adaptá-los para o correto funcionamento. Por exemplo, o G27 é produzido em larga escala, mas possui peças e circuitos inteiramente desenvolvidos para ele. No meu caso, o custo de fabricação seria muito alto e o lucro seria pouco. O que posso fazer é disponibilizar um “esquema de montagem”, para quem se interessar cometer a ousadia de tentar criar um. Para você ter uma ideia, disponho de uma furadeira, uma serra tico-tico e mais recentemente uma Dremel 3000. As engrenagens de polipropileno foram feitas em máquinas do SENAI, cujo meu curso já acabou, mas as antigas, de MDF, fiz manualmente, na tico-tico.

  9. HugoBatista disse:

    Mermão simplesmente maravilhoso parabens pela criatividade!!!!!!!

  10. Samuel Albert disse:

    Parabens cara bem legal pra jogar msm!!

  11. Walter disse:

    Se for mais barato que um G27 eu comrpo 😉

    • VinicioTPS disse:

      O custo maior é com os circuitos…são 3 (volante, gamepad que virou a caixa de marcha, e um de teclado numérico que é a parte direita do painel). Fora isso, volante e eixo muitas vezes em ferro velho você encontra de graça ou não muito caro. Os botões também dão um gasto considerável, pelo que me lembro cada um custa de 2 a 3 reais, e o projeto completo tem cerca de 40 botões, fora os leds. Além disso, os botões são posicionados em elevações feitas com MDF e recobertas por metal e couro, como você pode observar nas fotos. Não chega ao preço de um G27, mas tenho um grande valor sentimental por ele, além do custo de manufatura, é algo muito trabalhoso.

      • GlipTip disse:

        Em São Paulo, na Santa Efigênia podem encontrar por 30 centavos esses botões do tipo push-button ^^

        • VinicioTPS disse:

          Bacana amigo. Não vou questionar a qualidade dos mesmos, porém aqui em Blumenau não consigo encontrar nada melhor por este preço. Padronizei os botões do projeto, dessa forma consigo obter qualidade estética/visual, com botões funcionais e dimensionados para atender as minhas necessidades. Abraço.

  12. wanderson disse:

    Amigo eu Coloco Fé em pessoas assim ! Criatividade e Tecnica e paciencia . Se todos tivessem moraríamos em um Mudar melhor !”

    • VinicioTPS disse:

      Com certeza, sobretudo paciência. Sem dúvidas não foi fácil imaginar algo que atuasse dessa maneira, como é o caso das engrenagens, mas agora provei para aqueles que duvidavam que funcionaria. Tudo pode ser aperfeiçoado, basta ter as qualidades que você citou para pôr a ideia em prática.

  13. Markson Martins disse:

    Belo projeto!!

  14. Rafael.coca disse:

    boto fé volante com rotação 900º ?

    • VinicioTPS disse:

      Sim…na verdade quase, amigo. A ideia era 2 voltas (720º) para cada lado, mas como há compensação no ângulo do potenciômetro (que indica os valores que geram a rotação), chega a quase duas voltas (algo como 630º para cada lado). Não mais que isso pelo fato de ser um sistema bem básico, com atuação de engrenagens. Quanto mais voltas, maior o numero de dentes da engrenagem movida, e maior seu diâmetro, ou seja, há uma limitação no diâmetro da engrenagem em razão do tamanho do painel. Outra razão para não haver mais rotação que isso, é que pode haver distorções, ou seja, apesar de eu conseguir grande rotação, os valores obtidos pelo potenciômetro podem ser pequenos demais, não correspondendo muito à direção. Com essa configuração atual, consegui bons resultados, e não pretendo modifica-la. Gostou do projeto?

      • Rafael.coca disse:

        adorei sucesso pra ti

        • Jefferson disse:

          Cara…

          Muito F…………… seu projeto! parabéns pela ousadia e inteligência, e postreriormente posta o esquema, vou usar a ajuda do meu pai que é técnico em eletrônica para tentar algo parecido, não aguento mais meu volante de 90° :// e por enquanto não posso ter um G27.

          • VinicioTPS disse:

            O circuito você pode utilizar do seu volante de 90º mesmo, como eu fiz com meu Clone…não tem tanto segredo, você só precisa posicionar os botões de uma forma conveniente e fazer as soldas. É algo que exige grande perícia, recomendo inclusive antes de realizar modificações no circuito desenhar um esquema, para caso ocorrerem problemas você conseguir utilizar a configuração anterior. Meu irmão também é técnico em eletrônica. Dividimos o projeto, eu faço a parte Mecânica e ele a Eletroeletrônica, mas as vezes dou uma improvisada no estanho, kk. Atualmente, na parte eletrônica, o grande problema é desviar corrente do circuito para os leds, mas já estamos procurando soluções.

            • Jefferson disse:

              Boa … o complicado será a parte mecânica, pois tem toda a parte de engrenagens e ajustes de potênciometro para que ele passe dos 90° ainda tem tbm a questão do force feedback que não sei nem pra onde vai :S

              • VinicioTPS disse:

                O pior de tudo são as engrenagens…eu fiz de MDF anteriormente…tem um site que dispõe de um programa para criar engrenagens de madeira, ai imprime, cola sobre o MDF, faça uma sequencia de furos com distância da borda, de depois passa a tico-tico. O potenciômetro não precisa de ajustes, você só precisa ver o ângulo de atuação dele, a partir daí você faz uma relação com as engrenagens, no caso a minha era 1 de 10 dentes que ia no eixo do volante para uma de 40 que era do eixo do potenciômetro. O Force Feedback posicionei dentro do volante, mas pode criar uma espécie de paredes de alumínio “frouxas”, e fixe ele nelas, assim, quando girar vai vibrar e dar barulho, só não vai sentir como no volante.

Postar um comentário ou resposta

Você deve estar logado para poder comentar. Se não tiver cadastro no site, você pode comentar usando o Facebook. Caso queira se cadastrar para postar mods, skins, tutoriais... Clique aqui e siga o processo. É grátis ;)

Posts recentes