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Arquivado em: MEP Bus Simulator (WIP) • 21/08/2016 @ 7:54

A noite é uma criança <3 meugame


https://www.youtube.com/watch?v=XfdwwcxYfS8

Download dos testes iniciais

Download do teste apenas para informar os FPS: (o mapa final não será esse, e não repare na escala dos objetos ainda)

http://www.mediafire.com/download/uvmmzrvsr8y0u9a/teste64-2016-08-21.7z
Teste de 64-bit por enquanto, mas o game terá versão de 32-bit também. Ao mudar para o modo noturno os menus não funcionam, é necessário fechar o game e reabri-lo (Alt + F4).
Esse teste é apenas para averiguar os FPS e como o game se comporta em várias configurações de PCs. Poste nos comentários como foi o desempenho no seu computador, não se esquecendo de informar a configuração do seu PC (processador, memória e placa de vídeo) e as configurações escolhidas no jogo.
Ah, no modo noturno vá apertando F12 até aparecer um céu escuro… Ainda não há ciclo de dia/noite no jogo.

Ajude a tornar este projeto realidade!

Obs: MEP Bus Simulator é um nome temporário… Só pra identificar e diferenciar dos outros projetos existentes mesmo; acho meio tosco lançar o jogo com esse nome hehe.

Decidi tomar uma decisão meio louca, mas to muuuito afim de encarar isso pra valer.

Vou preparar página com informações oficiais sobre o meu game, comentando o que terá e o que não terá, e em breve iniciar uma campanha para dedicação total a ele.

To disposto a parar praticamente TUDO pra mexer SÓ NESSE PROJETO, da hora que acordo a hora que vou dormir. Eu comecei em 2013, parei. Comecei em 2014, parei. Comecei em 2015, parei. Por falta de tempo e problemas pessoais. Tempo = dinheiro, não tem como. É impossível dedicar 8 a 10 horas por dia ao jogo tendo que trabalhar normalmente. E se dedicar só 2 ou 3 horas ele não vai ficar pronto NUNCA. Eu vou largar contratos de trabalho que tenho hoje (traduções, e algumas coisas em sites e blogs) para me concentrar EXCLUSIVAMENTE nesse game, estarei dando minha vida ao projeto!

O que significa abandonar meu trabalho atual. Farei uma campanha de arrecadação voluntária (crowdfunding) para bancar o tempo e os códigos e objetos pagos (prédios, casas, carros, scripts realistas de chuva e céu, etc, na Unity tem tanta coisa top!). Se isso der certo o game sairá rapidinho, e vou entregando versões prévias e postando o status, além de fazer tutoriais também. Não vejo nenhum game como concorrente, pelo contrário, outros games poderão se beneficiar das coisas que eu publicar.

Botões de pagamento para colaboração

COLABORE COM PELO MENOS R$ 20 ou R$ 15! (recomendo R$ 20, ajuda a comprar os programas e objetos que preciso mais rápido… se você contribuir com mais de R$ 50, terá um agradecimento especial dentro do game, que ainda vou divulgar!)

Use os botões do PagSeguro ou PayPal nesta página:

http://omsi.viamep.com/colaborar-mep/

Para outras formas de contribuição, me envie um e-mail: marcos@viamep.com (sem BR).

TODOS OS CONTRIBUINTES RECEBERÃO OS BETAS DO GAME, independente do preço da versão final (que provavelmente será mais do que R$ 20). Se umas 500 pessoas colaborarem conseguirei me dedicar por alguns meses EXCLUSIVAMENTE AO PROJETO, é uma meta atingível, vamos lá!


Vendo a quantidade de gente que curte games de ônibus, acredito que há potencial para juntar o dinheiro necessário para que eu me dedique exclusivamente ao projeto por 6 meses ou um ano. Se em poucos meses chegou no ponto em que chegou… A grana não será para me “enriquecer” em cima de ninguém, ela será um “acelerador” do processo. Em vez de levar 3 ou 5 anos pra ter o jogo feito e talvez desistir no caminho, vou pedir contribuições de forma que consiga pagar o tempo de trabalho + projetos pagos para o game. Não é muito, coisa de R$ 20 ou R$ 30 por pessoa. É como se você pagasse uma cerveja ou almoço para um amigo, o tempo de diversão proporcionado pelo game depois acredito que compensará. Dá pra fazer sem dinheiro? Concluo que NÃO. Algumas coisas em 3D profissionais são meio carinhas, como os prédios (bem feitos e leves), carros e scripts, sem contar os pedestres (quero algo bonito). Por exemplo… Meu, vê essa chuva! Imagine isso no game de bus!!!

Custa $25 dólares. Colocando o IOF daria uns R$ 90. Juntando coisas desse nível dá para fazer um game indie ficar com visual bem profissional. Eu focarei na mecânica, programação dos ônibus, ferramentas de conversão, modelagem de terminais e objetos de corredores…

No projeto do PBC e Mondego deu certo, salvo um ou outro mimimi o pessoal contribuiu e viabilizou várias coisas. Inclusive alguns objetos e coisas desse projeto de game foram comprados com o dinheiro da campanha do Mondego! O Mondego ainda não foi lançado mas está a caminho, as contribuições que fizeram para a campanha dele bancaram o início desse projeto aqui.

A comunidade seria beneficiada de várias formas: boa parte dos meus modelos 3D serão livres para uso, edições e modificações; sairá tutoriais e códigos de Unity enquanto faço as coisas, ideal para outras pessoas que estudam criação de games também; e claro, teremos um simulador brasileiro 100% lançado \o/

Apesar de eu não poder compartilhar os objetos comprados com outros criadores de jogos, pois seria pirataria, vou compartilhar o máximo que eu puder das coisas que eu fizer. Virão “bate papos” na Unity, ensinando a fazer as coisas que eu for conseguindo também. Como por ex esse vídeo, onde fui pesquisar na hora como carregar skin e resolvi os bugs conforme foram aparecendo em vídeo 😀 https://www.youtube.com/watch?v=a2PUnCPM0R8

Tentarei não cometer erros de outros projetos que já apareceram e sumiram, ou que foram lançados com tantos bugs que impossibilitavam a curtida – especialmente um de caminhão ae, deu dó do cara de ver o pessoal metendo o pau nos vídeos do YouTube sobre o jogo, mas fazer o que, os AIs daquela coisa eram imperdoáveis kkkk.

Se o game ficar legal, a versão final será comercial (daria pra sonhar com o Steam?), mas todos os contribuintes terão acesso sem precisar pagar no lançamento. Uma versão grátis sem limitação é desejada também, com um mapa menor e/ou menos linhas.

Farei de tudo para SUPORTAR MODS DE ÔNIBUS, ou seja, o pessoal poderá jogar com os ônibus que forem convertidos pra ele. No começo não terá tantos recursos como o OMSI, seria mais um “Bus Driver” com câmera interna. Mas vi que é possível! Esse é outro recurso que só vou conseguir pagando, pois tem scripts prontos para isso na loja de assets da Unity.

Seria uma boa válvula de escape quando enjoar do OMSI, ou pra curtir outros gráficos, ou em alguns casos mais FPS. É um game alternativo, não tenho objetivo de concorrer com NENHUM outro simulador ou jogo – quem me conhece sabe que nunca fiz as coisas pra concorrer. Tipo… Eu fiz o Savoy, mais pra frente o Fabrício passou a editar comigo, mas desde muito tempo fiz tutoriais ensinando a criar mapas… Saíram mapas melhores do que o Savoy, e isso não me afetou em nada, pelo contrário: é gratificante ver o pessoal aproveitando os tutoriais. Quero fazer isso também para criação de jogos na Unity, e direta ou indiretamente ajudar a alavancar o sonho de quem faz games e tem dificuldades com algumas coisas também.

O meu jogo será uma espécie de projeto de simulação de cidade quando completo, podendo ser aproveitado para outras finalidades – como simulador rodoviário, simulador de carros, etc. Qualquer coisa envolvendo cidade.

Mais pra frente, quando a base de código estiver pronta, chamarei algumas pessoas para desenvolver mapas para ele, criando addons – talvez pagos, talvez grátis. Tem muita gente talentosa no BR, mas falta um ponto de partida. Fazer um game com cidade não é fácil, mas não é impossível.

Quem não gostar de me ver pedindo contribuições, sinto muito, mas sem elas o game demoraria tanto tempo para sair que provavelmente haveria a chance de ser cancelado, como boa parte dos games BR. Pelo que conversei com algumas pessoas, já tem gente disposta a ajudar, então vou encarar esse projeto com garra! Virar o jogo com a Alemanha no 7×1 haha (a maioria dos jogos de bus são da Alemanha, o nosso querido OMSI e todos os da TML).

Vou manter o pé no chão sobre o que é possível fazer e o que não é no momento, sem prometer coisas que não poderei entregar. Várias limitações aparentes da Unity dá para contornar, como mapas grandes (o bug dos números float que nela é limitado), carregamento de mods, etc. Naturalmente ele vai começar meio simples e irá evoluindo, é assim com todo projeto.

A partir desta semana já começo a mexer no game TODO DIA.

Independente disso o Mondego vai sair pro OMSI, e livre para edições, como prometido.

Se esse jogo não ficar legal, nunca mais confiem em mim! Em termos de recursos ele não competirá com o OMSI, não creio que teria a mesma física logo de cara, é algo que irá evoluindo. Mas tenho quase certeza que ficará melhor do que todos os da TML lançados até agora (não inclui o Fernbus ainda pq não joguei :v ).

Confira o progresso do jogo nos meus vídeos aqui:

https://www.youtube.com/marquinhosxp

Para perguntas e respostas, por favor, poste aqui:
http://omsi.viamep.com/mepbus-perguntas/




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