LEMBRE-SE: É UM PREVIEW!!! O ÔNIBUS É “JOGÁVEL”, MAS NÃO ESTÁ PRONTO AINDA! Não precisa ter as versões anteriores.
A versão de 13 metros divulgada recentemente está inclusa neste pacote:
Falta arrumar os paths dos passageiros, o que será corrigido por um patch futuro.
Breve FAQ: * O de 15m está incluso? Não. O de 15m ainda não, ele virá depois (estou refazendo o painel e detalhes internos nele como cobaia, e depois essas mudanças serão levadas aos demais modelos). * O de 13m roda no OMSI 1? Provavelmente não. Dá erro no script do letreiro, pois usei o do 2. Não vou me preocupar com isso tão cedo, mais pra frente posso ajeitar ele pra rodar no 1, visto que não é articulado. * As portas à esquerda funcionam? Ainda não. Deixei em testes no de 23m, mas não testei fazendo linha. Vou me preocupar com isso só lá na frente, pois quanto mais variações do ônibus tiver, mais complicado fica para eu testar e aplicar as mudanças em todas. * O biarticulado funciona tudo? Ainda não, nem sei se o OMSI suporta duas articulações. A segunda articulação e o último eixo continuam sem animação.
Esse preview ficou mais detalhado, mas deve ter ficado mais pesado =) Ainda faltam otimizações para AIs para deixá-lo mais leve.
– Muitas melhorias no interior! Balaústres, junções, conectores, TV, suportes nas portas…
– Nova versão de 13m
– Janelas para chuva (inclusive com os limpadores)
– Janela do motorista
– Tapa sol
– IBIS (ainda tem um bug: o letreiro funciona, mas não entram; use o Alt!)
– Indicadores de parada solicitada nas portas
– Várias correções
Daqui para baixo ficam os textos antigos, depois preciso arrumar este post 🙂
Sem mais espera, solto hoje dia 01/02/2014 o PREVIEW 3 do Quadbus III, incluindo a versão de 23m “Superarticulado” estilo O500UDA, o de 18m e o biarticulado. Dos 3 o biarticulado é o mais incompleto, deixei junto só pra você sentir um pouco do que poderá vir… O beta “principal” é o de 23 metros, escolha o “Superarticulado” na hora de adicionar o ônibus. O de 18m também está muito bom, mas falta arrumar os paths dos passageiros dele.
Lembrando que é um PREVIEW, o ônibus NÃO ESTÁ PRONTO. É jogável, mas falta muita coisa. Comente com indicações de erros ou sugestões aí 🙂
A frente dele foi totalmente refeita, não tem mais a cara do preview 1. Estou chamando de “Quadbus BRT”. Porém a terceira geração manterá aquela cara para outras versões, como o midi e o de 15 metros. Agora ele vem com o mesmo painel do Quadbus II, ótimo painel cuja base foi feita pelo Rafael Lopes (e o volante é do Wallace Machado, muito bom também).
Download do preview 3 (base): https://www.mediafire.com/?9q91mhbw29mnj99 Novo patch: 3.3.1 (não precisa ter os patches anteriores, mas precisa ter a base!) https://www.mediafire.com/?33b8ibte61436nt
Novidades do 3.3: paths no biarticulado, correções das lanternas traseiras, câmeras internas ajustadas, balaústres arredondados. Pode ter ficado mais pesado! Ainda vou ver o que fazer pra deixar os ferros arredondados, porém mais leve. Ah, agora dentro do trailer pode dar F3 que não dá mais crash no OMSI, bug corrigido =)
Vídeos recentes:
Aproveitando, estou iniciando uma série de tutoriais de modelagem em Blender para iniciantes! Confira no meu canal youtube.com/marquinhosxp. Começo do zero, mesmo pra quem não entende nada nada de modelagem 🙂
Principais notas:
* Beta principal: “Superarticulado”. Todos os meus esforços estão concentrados nele. Beta secundário: o articulado de 18m.
* Não há IBIS, use o Alt pra colocar a linha.
* As portas à esquerda não funcionam nessa versão.
* Se estiver na visão interna (F2) do trailer, NÃO TECLE F3! O Omsi pode travar, sendo preciso fechá-lo pelo gerenciador de tarefas. Antes de sair pro F3 dê F1, aí sim F3.
* A traseira arrasta um pouco mais do que o desejado, ainda não sei como corrigir.
* As placas não funcionam, nem mesmo no meu Savoy 9, ainda preciso mexer nos scripts delas.
* O midi não tem interior e tá com os paths zuados ainda. O biarticulado não tem animação na segunda sanfona, nem no último eixo.
* As portas precisam ser destravadas (-). Ele não parte com as de saída abertas. Use os botões do painel para as duas últimas.
Daqui pra baixo é o texto antigo, referente ao preview 1!
Esse primeiro preview eu ia mandar só pra amigos, mas decidi compartilhar com todo mundo… Segue ae o primeiro preview público do Quadbus II “Super articulado”, estilo UDA.
O ônibus não tem nem uma semana de “vida”, falta muita coisa. Estou desenvolvendo ele bem mais rápido do que os outros 🙂 E aproveitando algumas peças também, claro.
* NÃO TEM IBIS, use o Alt.
* Tecle – no teclado numérico pra liberar/travar as portas.
* As portas de trás são abertas pelo terceiro botão no painel.
* Se estiver na câmera interna do trailer, NÃO DÊ F3! Pode travar o omsi. Dê F1 ou vá pra frente antes de dar F3.
* Os paths e passengercabin estão com a configuração do Citaro, então alguns ficam fora de lugar.
* As linhas gerais são essas, mas a frente e traseira serão alteradas! Só dei um CTRL+C nas lanternas do Quadbus II pra não ficar sem nada por enquanto.
* Não mexi nos sons, tenho que separar as partes da frente e de trás. O som fica zuado em alguns momentos.
* O painel é de outro ônibus, tudo poderá mudar nas próximas semanas.
* NÃO ACEITO PEDIDOS OU ENCOMENDAS DE ÔNIBUS, não vou converter nenhum real a curto-médio prazo, NÃO ME PEÇAM ARTICULADO PRA OMSI 1, e ainda não gravei o tutorial da animação da articulação. Vou tentar nesse fds ainda.
Meu todo.txt com o que falta, pra ter uma noção:
rever eixos no .bus!
arrumar tamanho e boundingbox!
VARIAVEL PRA OCULTAR PREFIXOS! VER O HVL
definições: uda = diesel, art = trolebus
– ventilação no teto
– Pegadores nas portas, pinos das portas, área do cadeirante, arrumar o degrau atrás, colocar faixinhas amarelas no piso
– Textura do teto
– Botões de parada solicitada
– SOM de parada solicitada
– Personalização e animação do painel
– Lixeiras, extintores
– Espelhos não animados nas portas
– Detalhes na frente e traseira
– Talvez: lightmap nas lanternas
– SOM de ar (pra cumprimentar, tipo buzina…)
– Adesivos reflexivos
– Arrumar as placas que não tão funcionando
– Placa do veículo/chassi
– Portas: portas independentes, falta atalho pra terceira, portas à esquerda.
– Sons do trólebus
– Itinerário novo piscante (ou não…)
– Janela do motorista que abre
– Janelas pra chuva
– Limpadores e parabrisa
– Talvez: biarticulado
– Talvez: janelas que abrem
– Setas laterais independentes das luzinhas laterais
– Arrumar os paths, passengercabin e visualizações do F2
EXTRAS:
– Rodas: texturas do MAN
– Adesivos leves no interior (via skin: reclamações, PNE, adesivo no vidro da frente, bancos reservados amarelos, etc).
Estou publicando no estado em que está porque um monte de gente veio pedir… Então tá ae 😛
O trabalho nele continua bem ativo nos próximos dias.
******
LINKS DOS PATCHES ANTIGOS, não recomendo!
Patch 3.1: https://www.mediafire.com/?dc3haldvdy6fnsm
Baixe o patch para ter o articulado de 18m também em versão diesel, além dos passageiros corrigidos (em pé e a saída) e mais alguns detalhes internos.
Patch 3.2 (se baixar o 3.2, *não precisa* ter o patch 3.1 do link acima): https://www.mediafire.com/?k78rr7nbyruc5zc
O 3.2 é experimental, ele corrige uns bugs na parte elétrica que faziam o ônibus “morrer” e não ligar mais. Agora a bateria é praticamente infinita.
São sim! As bases de imagens para pintar por cima (tirando os fundos) estão nas pastas dele (não lembro se na pasta do ônibus, na model ou na de texturas).
Marcos ELias, seus ônibus tem controle de temperatura e tablea de horários, se sim por favor poderia me dizer quais para procurar e baixar no seu site ? Se não se possível e não for de muito encher seu saco, poderia rever estes itens nos seus ônibus ?
É que os passageiros vivem reclamando da temperatura e também nunca sei qual o horário que devo sair com meu ônibus, os da série MEP.
Muito Bom o onibus, parabens Marcos Elias, curto bastante seus Mods mas, você abandonou o Quadbus 1???
Acho que você deveria TENTAR da uma melhorada nele, até que não esta tão ruim né?? KKK
Hey, unfortunately I can’t reproduce this error =/ It appears for some, and for others don’t.
What I may recommend is that you try it in a clean OMSI 2 installation, without any new addon. For the few people that have reported this error, this worked. It’s a strange bug, I really have no idea on what is going on. Logfile.txt inside omsi directory sometimes help, sometimes don’t… You can try to check this file to see if there is a error in the last lines (check this file when the error appears and you click ok).
I hope you can try it, at least in a clean OMSI setup.
Ah, 13m version is included in this package. Only the 15m was not released yet, I have to fix passengers and skin.
Olá,eu coloquei o onibus mas quando seleciono ele no jogo para usa-lo da um erro e tenho que fechar o OMSI com o CTRL ALT DEL. O que devo fazer?
Obrigado
Desculpe a demora, é complicado atender tanta coisa num projeto que é um hobby. Infelizmente algumas mensagens acabam passando batido. =/
Infelizmente não sei o que causa isso, poucas pessoas passam por esse erro. Não consegui reproduzir o problema, fica bem difícil imaginar o que é. O logfile.txt na pasta do OMSI ajuda em vários erros, mas aparentemente não ajudou nesse. Tente ver ele logo que der o erro, as últimas linhas… E poste aqui (só as últimas referentes ao ônibus, não todas, porque é muito grande).
Quase todo mundo que passou por esse erro com meus ônibus teve o problema corrigido ao usar ele numa instalação limpa do OMSI, sem mods ou addons instalados. Aparentemente há algum conflito com outra coisa que não sei o que é, ainda não descobri.
Vc pode renomear a pasta do OMSI e reinstalar ele. Eu já mantenho uma pasta sem mods para casos assim, já tive encrencas parecidas com mapas e ônibus estrangeiros e isso resolveu. Depois, vá colocando os mods que você usa na nova pasta.
Infelizmente não sei como ajudar de outra forma, é muito difícil detectar o que causa esses erros, visto que o ônibus funciona para a maioria das pessoas.
bom amigo marcos Elias você esta de parabéns quadbus 3 esta show o articulado esta nota 10 em sua articulação e capacidade de passageiros faço as curvas Projekt_Szczecin_4.0.0 na boa eu coloquei bastante passageiros e superou as expectativas coube mais passageiros do que MB_O530_G citaro eu fiz a rota 63 agora tive dificuldades com bi porque esta arrastando a parte traseira a sim bate em outros veículos mas ele esta bom, desculpas mas dando uma dica a parte de trás esta muito grande passa a articulação mas para trás acredito resolver este problema bom você e fera continua a sim!
O bus ta show, gosto muito do trolebus. O único problema que tive foi que, ao jogar com qualquer um dos MEP III, os sons externos e dos passgeiros somem, fica só os sons do onibus. Isso é pq ainda é um BETA, ou é problema só no meu??
Eu removi um negócio manualmente no .bus da parte do meio e de trás. Mas em alguns casos ainda deu, parou na maioria, mas ainda dá! Tá tenso corrigir isso, não sei como resolver definitivamente ainda.
Marcos aq é o Vinicius do Face LEMBRA??????,será que vc pode me passar o nome do arquivo que vc excluiu no seu QUADBus BRT Pra eu ver se da no Citaro G!Aí eu Passo pra vc postar no Site!blz?
Isso que foi um tema “principal” do biarticulado que deixei bem claro no post que tava daquele jeito, mesmo assim… kkkk Mas indicar problemas é bom, alguma coisa pode ter passado despercebida.
Vlw! Eu to tentando ver a melhor forma pra fazer o tutorial de animação da articulação sem ficar mto grande, aí começa a sair um BR articulado atrás do outro… (Mas se alguém fizer antes, de boa, não fiz ainda por falta de organização do tempo só).
eu encontrei um bug na segunda articulação do biarticulado que quando ele vira a articulação cria um buraco com a ultima parte do onibus tirei uma screenshot para mostrar: https://imagizer.imageshack.us/v2/753x600q50/208/v25d.png
Sim, deixei bem claro no texto que ele tá bem incompleto, a articulação de trás fica parada e o último eixo tb! Mais pra frente corrijo isso, não consegui ainda.
Imagina, não precisa agradecer. Sempre gosto de fazer feedback detalhado pq fica + organizado o comentário e te ajuda a melhorar o projeto, de repente pode ter alguma coisa que passou desapercebido e ai você toma conhecimento.
Quanto aos objetos, vou esperar ansioso pelo Savoy 9, rsrs.
…. agr mudando um pouco de assunto… eu tô tentando converter meu mapa(que é um pouco grande quase como o Savoy) e aparece um erro lá assim:
“{Endif}”
“ist kein gültiger Integer-Wert”
Sabe me ajudar nesse erro?? Tô tentando descobrir o que é + o OMSI não dá nem uma dica pra entender o erro, ai fica dificil!!
Vlw ae pelos seus projetos maravilhosos e parabéns + uma vez!!
O que eu fiz pra rodar o Savoy no OMSI 2, identificando alguns objetos que estavam atrapalhando:
– abri o arquivo global.cfg no bloco de notas e removi quase todas as entradas [map], deixando só umas 5 de cada vez (cada uma corresponde a um tile). Tentei carregar o mapa só com elas.
– fui abrindo o mapa no editor do 2, ele carregava normalmente com poucos tiles… enquanto ele carregava normal, eu abria o global.cfg e colocava um novo grupo de [map] (os 5 ou 10 restantes)… Se não desse erro, voltava no global.cfg e colocava os próximos tiles, de pouco em pouco.
– quando deu erro, eu sabia que era num daqueles tiles, já que só com os outros ele carregava normalmente. Então testei tile por tile… Ignore os erros de track inválida, como faltarão os tiles removidos, basta ignorar esse erro.
Deu erro num certo tile. Deve ter algo errado nele.
Pra corrigir…
Dessa vez eu abri o arquivo .map no bloco de notas, referente ao tile em questão que não deixou o mapa carregar no 2. Fui removendo os objetos e splines, um por um, tentando tb carregar no OMSI 2… Com isso identifiquei os que me davam problemas.
E um cruzamento que eu usava na Marginal (era um cruzamneto editado por mim, mas que funcionava no OMSI 1…).
Identificados os objetos, abri o mapa no editor do 1, removi as coisas que davam problema, salvei… Aí carregou no 2 e converti 🙂 (o cruzamento tive que trocar por outro, e como consequência tive que arrumar todas as linhas que passavam ali).
Outros erros apareceram depois, mas enfim, o grosso é isso.
Coisa que também ajuda a identificar os erros: ver o logfile.txt na pasta do OMSI. Ele não é perfeito, mas vários casos de erros ‘fatais” dá pra ser resolvido vendo por ali. No caso de conversão de ônibus por ex, ele geralmente indica o nome do arquivo e a linha do erro.
Dá pra iniciar o OMSI com o parâmetro -logall também, para um log mais detalhado (ele roda bem lento).
To pra fazer um post de como migrei o Savoy e não fiz, depois deixo esse comentário como post 🙂
No total gastei nada mais, nada menos do que 3 dias pra colocar o Savoy no OMSI 2. kkkk Ele tem muitos tiles, verificar de pouco em pouco foi bem ruim, fora outras coisas que tentei antes, sem sucesso.
Como sempre, o Ônibus está show!!!Parabéns Marcos!!
Apesar ser W.I.P, está bem jogável!!
bom, como de costume vou relatar aqui algumas coisas que percebi,mas não sei se é um bug ou uma configuraçãozinha errada:
1º Quando agente abre as portas, ao fechar tem q estar com o freio(mas não estou falando do de mão nem o estacionário é o do pedal mesmo) acionado e apertar “-” e depois acelerar, se não ele não sai.Isso aconteceu cm vc num video q fez(logo no inicio)
2º Qnd o bus está parado, se vc observar bem na traseira dele, ele fica balançando a traseira mas é bem pouquinho, quase nada.
3º Por ultimo, eu fiquei com uma dúvida: As portas do lado esquerdo irão funcionar dps ou ficarão sem função?? Já é possível fazer ônibus com portas esquerdas funcionando??
… Agora vou te dar umas ideias pra o ônibus ficar ainda melhor:
1º já que o QuadBus lembra o MONDEGO te aconselho a usar o mesmo painel do outro quadbus q ficou muito bom e lembra o do Mondego.
2º As lanternas traseiras eu acho que deveriam ser mais baixas pq tão meio altas, ficariam boas tbm aquelas dos BRT.
3º Futuramente, colocar a rampa de cadeirante(não precisa ser funcional) e uma catraca com a parte do cobrador. Isso é claro, iria deixar o ônibus + pesado + em compensação iria dar + realidade 😀
Enfim, essas são algumas ideias e coisas que percebi como sempre te informo,não da pra falar muita coisa pq é Beta e foi lançado agora.
Mais uma vez, parabéns pelo projeto e continue com esses ônibus show de bola que vc faz!!
** Saindo um pouco do assunto.. eu ví no video q vc fez os pontos novos de SP e os relogios, teria como por pra download eles?? Queria colocar eles no meu mapa, rssrs
Olá Vinícius.47, obrigado novamente pelo feedback detalhado!
Vamos aos pontos:
1 – Ele tá com o mesmo script das portas do Citaro, por isso esse comportamento de “travar” se estiver com as portas de trás abertas. Não consegui mexer como gostaria ainda. Os outros scripts pra 2 ou 3 portas complicam, pois terei que modificá-los para adicionar mais uma porta, coisa que até hoje não entendi como funciona.
2 – Eu preciso mexer na configuração dos eixos ali, não fiz isso ainda. Tentei, ficou pior haha. Dá muito trabalho mexer “às cegas”, sem entender o que cada número faz, já que o OMSI não tem documentação para desenvolvedores de ônibus, tem que ir no chute.
3 – Eu não sei se será possível usar dos dois lados, pois ao descer os passageiros ainda escolhem uma porta e ficam nela até que a saída seja liberada (aberta). Vou tentar ver como ficou isso no 2, pois os pontos (cubos vermelhos, no editor) contam com opção para definir o uso: esquerdo, direito ou ambos. Isso foi feito para mapas LHD, sem que as pessoas tenham que ir pro outro lado antes de ir pra porta. Mas com elas dos dois lados realmente não sei como o OMSI vai se comportar, pra testar terei que adaptar ou fazer um pequeno mapa com as paradas dos 2 lados. Não sei quando farei, mas vou testar isso sim!
Todavia, assim que ele estiver mais “encorpado” publicarei uma versão que só usa as portas à esquerda, assim como fiz com o ATC.
Sobre as sugestões:
1 – Realmente aquele painel (feito pelo Rafael Lopes, e os botões por mim) é “perfeito”. Esse do Solaris é temporário. Mas sinceramente eu não queria usar aquele painel pra não ficar tão repetitivo, já que estou usando ele no Quadbus II e no ATC (projetos que ainda vou atualizar, aliás ainda mexo no Quadbus II e algum dia sairá uma atualização “cumulativa” pra ele). Não posso prometer nada ainda, mas penso em tentar modelar uma base um pouco mais moderna (maior e tal) e usar os mesmos botões, que estão bem detalhados.
2 – As lanternas serão modificadas ainda, eu não mexi nelas, só dei um “Ctrl+C” nas do Quadbus II pra não ficar sem nada por enquanto 😛
Provavelmente terá uma máscara diferenciada, porém com lanternas redondas mesmo. É muito, MUITO complicado animar lanternas com formatos irregulares, diferente de redondo ou retangular. Tem que fazer uma imagem no formato dela, e ir ajustando coordenadas e tamanhos no OMSI… No Quadbus I eu fiz as traseiras com forma própria, perdi um tempão (dias) e não ficou como eu gostaria. Então provavelmente serão redondas.
No estilo dos BRT seria bem louco… Dá pra usar lightmap, fica fácil pra usar formatos personalizados. Ela aparece “acesa”. Só que sem o brilho. Aí fica bem estranho, já que o padrão no OMSI é ter aquele efeito de brilho.
3 – A rampa pretendo colocar sim, não sei se animada ou não. Catraca… Ainda estou pensando. Eu não coloquei nada por enquanto (nem com cobrador nem na frente) porque não consegui animar. Mas penso sim em fazer um posto de cobrador no estilo BR, como tem em alguns ônibus. Só que ao mesmo tempo eu particularmente não gosto de dirigir cobrando passagem, então a área da cobrança deverá ser uma das últimas coisas com a qual vou me preocupar.
Valeu mesmo pelo retorno detalhado!
Sobre os objetos… Eu vou segurar eles até o lançamento do Savoy 9 😛 Depois que o Savoy 9 for lançado aí sim, poderão ser reutilizados à vontade!
Imagina, não precisa agradecer. Sempre gosto de fazer feedback detalhado pq fica + organizado o comentário e te ajuda a melhorar o projeto, de repente pode ter alguma coisa que passou desapercebido e ai você toma conhecimento.
Quanto aos objetos, vou esperar ansioso pelo Savoy 9, rsrs.
…. agr mudando um pouco de assunto… eu tô tentando converter meu mapa(que é um pouco grande quase como o Savoy) e aparece um erro lá assim:
“{Endif}”
“ist kein gültiger Integer-Wert”
Sabe me ajudar nesse erro?? Tô tentando descobrir o que é + o OMSI não dá nem uma dica pra entender o erro, ai fica dificil!!
Vlw ae pelos seus projetos maravilhosos e parabéns + uma vez!!
Marcos eu não to consequguindo baixar esse bus quando clico para baixar no mediafire vai para outra pagina branca sem nada escrito eu to doido para testa o bus mas não consigo baixar.
Opa, tente de novo, ou em outro navegador! Testei aqui e está normal no Chrome e Firefox. O MediaFire não tem me trazido problemas, não some com os arquivos e parece bem estável. Antes eu usava o 4shared, parei porque ele passou a exigir cadastro pra baixar.
Mano não sei se foi você quem pediu, mas o bus ficou tão da hora que Admin do OFPMafia(Rep Tcheca) postou no site e gostou muito do trabalho, parabéns mais uma vez.
Po, legal! Bom ver que curtiram tanto hehe. Não pedi não, devem ter visto nas páginas gringas no Face onde compartilhei o link. Valeu! Tudo isso me anima ainda mais para torná-lo melhor e mais detalhado!
Opa, vc é o mesmo que comentou no YouTube do “IG Multimidia” né?
Colocando aqui o que respondi lá, suspeito que possa ser isso:
Não sei se seria o caso, mas alguns arquivos que abro em outro editor ficam zuados com um caractere antes de tudo, e o OMSI não reconhece. Tinha testado esse, aparentemene foi removido. Mas por via das dúvidas, veja aí no seu: abra o arquivo “Mep Quadbus III Superarticulado Main.bus” da pasta Omsi\Vehicles\MEP_QuadBusIII no bloco de notas. Logo no começo dele, dê uns Backspace pra apagar qualquer coisa que tenha ali. Pode aparecer algum caractere estranho antes do [friendlyname], aí o OMSI não mostra o ônibus. Aconteceu aqui no passado, não sei se seria o caso, vale tentar!
Problema na camera Trazeira.Quando eu Passo A Camera razeira Para Fora Trava Tudo Continua Mas o Bus Não Roda e nem Move a Camerâ.Como resolvo ISSO !!!!!!!!!!!?
Já vi isso, mas não sei corrigir =/
Tem que ir pra parte da frente com F1 ou as outras visões do F2 antes de ir pra visão externa.
No meu vídeo de divulgação eu parei de gravar com esse erro, lá no final dele… kkkk
Eu penso em colocar, porém um som mais baixo e não tão forte, afinal o ônibus é novo, rs. Aquele do NG272 fica muito alto. Eu até gosto, mas acaba irritando muito.
Como sempre no seus projeto, ele tem uma direção bem suave e é bem leve mano, parabéns ai mais um bom projeto, só por favor não desiste do Quadbuss 2, é claro ao seu tempo.
no mais parabéns e obrigado pelo seu tempo gasto mano.
Eu não desisti não! 🙂 É que a lateral dele é curvada, pra cortar ela ficou mais complicado, depois daria uma preguiça de ajustar o interior e tal… Então preferi partir prum novo. Mas irei atualizar ele (inclusive colocando os novos bancos, bem mais bonitos). Vlw!
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Marcos, eses onibus são possiveis de se faxer skin?? tentei fazer nos q vieram junto com o mapa Savoy mas deu ruim.
São sim! As bases de imagens para pintar por cima (tirando os fundos) estão nas pastas dele (não lembro se na pasta do ônibus, na model ou na de texturas).
Will there be LF(lowfloor) versions of these buses? All the buses are low-entry.
Marcos ELias, seus ônibus tem controle de temperatura e tablea de horários, se sim por favor poderia me dizer quais para procurar e baixar no seu site ? Se não se possível e não for de muito encher seu saco, poderia rever estes itens nos seus ônibus ?
É que os passageiros vivem reclamando da temperatura e também nunca sei qual o horário que devo sair com meu ônibus, os da série MEP.
Pode fazer skins?
Opa, pode sim, claro! 🙂
Muito Bom o onibus, parabens Marcos Elias, curto bastante seus Mods mas, você abandonou o Quadbus 1???
Acho que você deveria TENTAR da uma melhorada nele, até que não esta tão ruim né?? KKK
Ele era mto antigo e mal projetado por dentro… Foi mais fácil abandonar e fazer outro mesmo 🙂
A minha pergunta ninguém responde…legal isso.
Hi there, sorry about the english…preview 4 of the BRT will not work for me in OMSI2 at all. I get the error “Bereichsuberschreitung bei zeilenindex”.
What can I do to fix it? Or Can you take a look please?
I really am a fan of your previous work, but would love to have this one too! In fact, I can’t wait for the 13m version!
Hey, unfortunately I can’t reproduce this error =/ It appears for some, and for others don’t.
What I may recommend is that you try it in a clean OMSI 2 installation, without any new addon. For the few people that have reported this error, this worked. It’s a strange bug, I really have no idea on what is going on. Logfile.txt inside omsi directory sometimes help, sometimes don’t… You can try to check this file to see if there is a error in the last lines (check this file when the error appears and you click ok).
I hope you can try it, at least in a clean OMSI setup.
Ah, 13m version is included in this package. Only the 15m was not released yet, I have to fix passengers and skin.
Thank you!
Olá,eu coloquei o onibus mas quando seleciono ele no jogo para usa-lo da um erro e tenho que fechar o OMSI com o CTRL ALT DEL. O que devo fazer?
Obrigado
Desculpe a demora, é complicado atender tanta coisa num projeto que é um hobby. Infelizmente algumas mensagens acabam passando batido. =/
Infelizmente não sei o que causa isso, poucas pessoas passam por esse erro. Não consegui reproduzir o problema, fica bem difícil imaginar o que é. O logfile.txt na pasta do OMSI ajuda em vários erros, mas aparentemente não ajudou nesse. Tente ver ele logo que der o erro, as últimas linhas… E poste aqui (só as últimas referentes ao ônibus, não todas, porque é muito grande).
Quase todo mundo que passou por esse erro com meus ônibus teve o problema corrigido ao usar ele numa instalação limpa do OMSI, sem mods ou addons instalados. Aparentemente há algum conflito com outra coisa que não sei o que é, ainda não descobri.
Vc pode renomear a pasta do OMSI e reinstalar ele. Eu já mantenho uma pasta sem mods para casos assim, já tive encrencas parecidas com mapas e ônibus estrangeiros e isso resolveu. Depois, vá colocando os mods que você usa na nova pasta.
Infelizmente não sei como ajudar de outra forma, é muito difícil detectar o que causa esses erros, visto que o ônibus funciona para a maioria das pessoas.
bom amigo marcos Elias você esta de parabéns quadbus 3 esta show o articulado esta nota 10 em sua articulação e capacidade de passageiros faço as curvas Projekt_Szczecin_4.0.0 na boa eu coloquei bastante passageiros e superou as expectativas coube mais passageiros do que MB_O530_G citaro eu fiz a rota 63 agora tive dificuldades com bi porque esta arrastando a parte traseira a sim bate em outros veículos mas ele esta bom, desculpas mas dando uma dica a parte de trás esta muito grande passa a articulação mas para trás acredito resolver este problema bom você e fera continua a sim!
MARCOS ELIAS PÓSSO POSTA NO SITE DO MEU PRIMO O JACKSON http://omsi2014.blogspot.com.br/ COM OS CREDITOS E CLARO !!!!!! MUITO GRATO
CARA O MEU NAO ABRE AS PORTAS E APARECE UMA MENSAGEM QUE O JOGO NAO ACHOU O MATRIX.OSC
o quadbuss roda tbm no omsi 1 ou so no omsi 2
Os articulados só pegam no 2.
O bus ta show, gosto muito do trolebus. O único problema que tive foi que, ao jogar com qualquer um dos MEP III, os sons externos e dos passgeiros somem, fica só os sons do onibus. Isso é pq ainda é um BETA, ou é problema só no meu??
Acho que é bug do ônibus mesmo =/ Tem um apito que me irrita tb, não identifiquei de onde ele vem.
Opa, valeu ae!! Funcionou de boa sem o negocio do trólebus. Obrigado.
Atualizei com o patch 3.3.1, link no post! 🙂
Puts!!!Sem palavras!!QuadBus III está simplesmente show!!
Tá bem legal mesmo!Parabéns Marcos!!
*Agr, eu queria tirar “trólebus” do biarticulado pra ele ficar como Diesel mesmo.
Qual dos arquivos cfg model eu devo mexer?? É uma alteração só pra mim mesmo.Não gosto de biarticulado sendo trólebus,rsrs
Tá avançando né?! kk uma hora chego lá!
Isso ae tá fácil fazer, não fiz ainda pq seriam muitas versões pra manter/testar.
Mas é simples: abra o arquivo “Quadbus Bi 3.bus”, troque essas 3 linhas:
[model]
model\QuadbusArt_T1_Trolebus.cfg
[sound]
SoundO405N2-Voith\sound_mepbus_artic.cfg
[sound_ai]
SomAI\som_bus_trolebus.cfg
Por essas, da parte traseira do articulado diesel:
[model]
model\QuadbusArt_T1.cfg
[sound]
soundNG\sound_GN92_T.cfg
[sound_ai]
soundNG\sound_GN92_T_ai.cfg
Só isso já deve funcionar =)
sera que meu processador roda o omsi?
processador:intel Celeron cpug1610 @ 2.60hz.
vlw.
Eu tenho esse mesmo processador, to me virando com ele agora =)
http://www.explorando.com.br/placamae-1155-usb3-hdmi
Rodar até roda, mas não muito bem. E depende tb da sua placa de vídeo. Se for usar a GPU integrada desse processador, acho bem difícil!
Acho que Tem que Copiar algum Script do MAN NG_272 Não do Citaro pq o Citaro tem Bug quando muda a camerâ Trazeira para Fora!
Sim, não parei pra ver isso ainda =)
Dê F1 antes de dar F3 que não dá crash.
Agora Sim Marcos Elias vc copiou algum scrip?pra ñ da crash na camerâ externa?
Eu removi um negócio manualmente no .bus da parte do meio e de trás. Mas em alguns casos ainda deu, parou na maioria, mas ainda dá! Tá tenso corrigir isso, não sei como resolver definitivamente ainda.
Marcos aq é o Vinicius do Face LEMBRA??????,será que vc pode me passar o nome do arquivo que vc excluiu no seu QUADBus BRT Pra eu ver se da no Citaro G!Aí eu Passo pra vc postar no Site!blz?
Nossa, ele mal lançou o modelo e já tem gente apontando os defeitos. Ele deixou BEM CLARO que o modelo não está completo.
Marcos Elias, parabéns pelo seu projeto. Tenho certeza de que futuramente servirá de base para conversão de outros modelos 🙂
Isso que foi um tema “principal” do biarticulado que deixei bem claro no post que tava daquele jeito, mesmo assim… kkkk Mas indicar problemas é bom, alguma coisa pode ter passado despercebida.
Vlw! Eu to tentando ver a melhor forma pra fazer o tutorial de animação da articulação sem ficar mto grande, aí começa a sair um BR articulado atrás do outro… (Mas se alguém fizer antes, de boa, não fiz ainda por falta de organização do tempo só).
eu não tava reclamando nem nada so disse o que eu havia encontrado para deixar sabendo
De boa =)
Fora isso se ver algum comportamento anormal pode mandar viu?! É que isso ae eu já soltei sabendo, mas enfim…
eu encontrei um bug na segunda articulação do biarticulado que quando ele vira a articulação cria um buraco com a ultima parte do onibus tirei uma screenshot para mostrar:
https://imagizer.imageshack.us/v2/753x600q50/208/v25d.png
Sim, deixei bem claro no texto que ele tá bem incompleto, a articulação de trás fica parada e o último eixo tb! Mais pra frente corrijo isso, não consegui ainda.
como faço pra botar o onibus ?
o email serve no BOL ou GMAIL ? Pq tenho gmail e bol tenho yahoo nem lembro mas a senha kkkkkkkkk
marcos tem whatsapp se tiver passa ?
Tenho não, usava mas comia mta bateria do cel… Contato mais fácil pelo face ou por email 🙂
marcos@viamep.com
quero posta minhas skins aki como faço?
tem como tu me ensina a converte de OMSI 2 OMSI1
OU CONVERTE O MAN NL 262 EU ACHO QUE E 262 para OMSI 1
obs tira a capchta to a uma hora tentando escreve
Marcos se eu baixa e instala no OMSI 1 pega…..
Não, é só pro 2… 🙂
Marcos Elias vc já viu esta ônibus do OMSI 2: http://www.youtube.com/watch?v=U7RfjamBZrA ele é BIARTICULADO e este: http://www.youtube.com/watch?v=tG8wYlIOqbI ele tem mais de 10!!! Articulações. 😉
Não é montagem esse ae não?! Tem cara haha
O do OMSI… Eu já tinha visto, mas não sei como o cara animou a segunda articulação… Vou tentar perguntar lá e ver se ele responde 🙂
eu baixei mas da erro aparece violaçao e uns numeros nem consegui dirigir vc pode me ajudar
Imagina, não precisa agradecer. Sempre gosto de fazer feedback detalhado pq fica + organizado o comentário e te ajuda a melhorar o projeto, de repente pode ter alguma coisa que passou desapercebido e ai você toma conhecimento.
Quanto aos objetos, vou esperar ansioso pelo Savoy 9, rsrs.
…. agr mudando um pouco de assunto… eu tô tentando converter meu mapa(que é um pouco grande quase como o Savoy) e aparece um erro lá assim:
“{Endif}”
“ist kein gültiger Integer-Wert”
Sabe me ajudar nesse erro?? Tô tentando descobrir o que é + o OMSI não dá nem uma dica pra entender o erro, ai fica dificil!!
Vlw ae pelos seus projetos maravilhosos e parabéns + uma vez!!
Abrç!
Descobrir esses erros dá um trabalhão…
O que eu fiz pra rodar o Savoy no OMSI 2, identificando alguns objetos que estavam atrapalhando:
– abri o arquivo global.cfg no bloco de notas e removi quase todas as entradas [map], deixando só umas 5 de cada vez (cada uma corresponde a um tile). Tentei carregar o mapa só com elas.
– fui abrindo o mapa no editor do 2, ele carregava normalmente com poucos tiles… enquanto ele carregava normal, eu abria o global.cfg e colocava um novo grupo de [map] (os 5 ou 10 restantes)… Se não desse erro, voltava no global.cfg e colocava os próximos tiles, de pouco em pouco.
– quando deu erro, eu sabia que era num daqueles tiles, já que só com os outros ele carregava normalmente. Então testei tile por tile… Ignore os erros de track inválida, como faltarão os tiles removidos, basta ignorar esse erro.
Deu erro num certo tile. Deve ter algo errado nele.
Pra corrigir…
Dessa vez eu abri o arquivo .map no bloco de notas, referente ao tile em questão que não deixou o mapa carregar no 2. Fui removendo os objetos e splines, um por um, tentando tb carregar no OMSI 2… Com isso identifiquei os que me davam problemas.
No caso, foram uns objetos do Thiago Rogick, que estão aqui no site:
http://www.omsi.com.br/objetos-thiago-rogick-versao-1-download/
E um cruzamento que eu usava na Marginal (era um cruzamneto editado por mim, mas que funcionava no OMSI 1…).
Identificados os objetos, abri o mapa no editor do 1, removi as coisas que davam problema, salvei… Aí carregou no 2 e converti 🙂 (o cruzamento tive que trocar por outro, e como consequência tive que arrumar todas as linhas que passavam ali).
Outros erros apareceram depois, mas enfim, o grosso é isso.
Coisa que também ajuda a identificar os erros: ver o logfile.txt na pasta do OMSI. Ele não é perfeito, mas vários casos de erros ‘fatais” dá pra ser resolvido vendo por ali. No caso de conversão de ônibus por ex, ele geralmente indica o nome do arquivo e a linha do erro.
Dá pra iniciar o OMSI com o parâmetro -logall também, para um log mais detalhado (ele roda bem lento).
To pra fazer um post de como migrei o Savoy e não fiz, depois deixo esse comentário como post 🙂
No total gastei nada mais, nada menos do que 3 dias pra colocar o Savoy no OMSI 2. kkkk Ele tem muitos tiles, verificar de pouco em pouco foi bem ruim, fora outras coisas que tentei antes, sem sucesso.
Boa sorte ae!
Abraços
Que trava a camera quando muda.O citaro veio cheio de Bugs Inclusive o OMSI 2!agora voltei a Jogar o 1
Marcos Elias o S seu QUADBus3 Também tem o Mesmo erro do CITARO G.
Marcos Elias o S seu QUADBus3 Também tem o Mesmo erro do CITARO G DO OMSI 2!
Qual erro, mais especificamente?!
Trava a Camera !igual o Citaro G.
Como sempre, o Ônibus está show!!!Parabéns Marcos!!
Apesar ser W.I.P, está bem jogável!!
bom, como de costume vou relatar aqui algumas coisas que percebi,mas não sei se é um bug ou uma configuraçãozinha errada:
1º Quando agente abre as portas, ao fechar tem q estar com o freio(mas não estou falando do de mão nem o estacionário é o do pedal mesmo) acionado e apertar “-” e depois acelerar, se não ele não sai.Isso aconteceu cm vc num video q fez(logo no inicio)
2º Qnd o bus está parado, se vc observar bem na traseira dele, ele fica balançando a traseira mas é bem pouquinho, quase nada.
3º Por ultimo, eu fiquei com uma dúvida: As portas do lado esquerdo irão funcionar dps ou ficarão sem função?? Já é possível fazer ônibus com portas esquerdas funcionando??
… Agora vou te dar umas ideias pra o ônibus ficar ainda melhor:
1º já que o QuadBus lembra o MONDEGO te aconselho a usar o mesmo painel do outro quadbus q ficou muito bom e lembra o do Mondego.
2º As lanternas traseiras eu acho que deveriam ser mais baixas pq tão meio altas, ficariam boas tbm aquelas dos BRT.
3º Futuramente, colocar a rampa de cadeirante(não precisa ser funcional) e uma catraca com a parte do cobrador. Isso é claro, iria deixar o ônibus + pesado + em compensação iria dar + realidade 😀
Enfim, essas são algumas ideias e coisas que percebi como sempre te informo,não da pra falar muita coisa pq é Beta e foi lançado agora.
Mais uma vez, parabéns pelo projeto e continue com esses ônibus show de bola que vc faz!!
** Saindo um pouco do assunto.. eu ví no video q vc fez os pontos novos de SP e os relogios, teria como por pra download eles?? Queria colocar eles no meu mapa, rssrs
Abrç!
Olá Vinícius.47, obrigado novamente pelo feedback detalhado!
Vamos aos pontos:
1 – Ele tá com o mesmo script das portas do Citaro, por isso esse comportamento de “travar” se estiver com as portas de trás abertas. Não consegui mexer como gostaria ainda. Os outros scripts pra 2 ou 3 portas complicam, pois terei que modificá-los para adicionar mais uma porta, coisa que até hoje não entendi como funciona.
2 – Eu preciso mexer na configuração dos eixos ali, não fiz isso ainda. Tentei, ficou pior haha. Dá muito trabalho mexer “às cegas”, sem entender o que cada número faz, já que o OMSI não tem documentação para desenvolvedores de ônibus, tem que ir no chute.
3 – Eu não sei se será possível usar dos dois lados, pois ao descer os passageiros ainda escolhem uma porta e ficam nela até que a saída seja liberada (aberta). Vou tentar ver como ficou isso no 2, pois os pontos (cubos vermelhos, no editor) contam com opção para definir o uso: esquerdo, direito ou ambos. Isso foi feito para mapas LHD, sem que as pessoas tenham que ir pro outro lado antes de ir pra porta. Mas com elas dos dois lados realmente não sei como o OMSI vai se comportar, pra testar terei que adaptar ou fazer um pequeno mapa com as paradas dos 2 lados. Não sei quando farei, mas vou testar isso sim!
Todavia, assim que ele estiver mais “encorpado” publicarei uma versão que só usa as portas à esquerda, assim como fiz com o ATC.
Sobre as sugestões:
1 – Realmente aquele painel (feito pelo Rafael Lopes, e os botões por mim) é “perfeito”. Esse do Solaris é temporário. Mas sinceramente eu não queria usar aquele painel pra não ficar tão repetitivo, já que estou usando ele no Quadbus II e no ATC (projetos que ainda vou atualizar, aliás ainda mexo no Quadbus II e algum dia sairá uma atualização “cumulativa” pra ele). Não posso prometer nada ainda, mas penso em tentar modelar uma base um pouco mais moderna (maior e tal) e usar os mesmos botões, que estão bem detalhados.
2 – As lanternas serão modificadas ainda, eu não mexi nelas, só dei um “Ctrl+C” nas do Quadbus II pra não ficar sem nada por enquanto 😛
Provavelmente terá uma máscara diferenciada, porém com lanternas redondas mesmo. É muito, MUITO complicado animar lanternas com formatos irregulares, diferente de redondo ou retangular. Tem que fazer uma imagem no formato dela, e ir ajustando coordenadas e tamanhos no OMSI… No Quadbus I eu fiz as traseiras com forma própria, perdi um tempão (dias) e não ficou como eu gostaria. Então provavelmente serão redondas.
No estilo dos BRT seria bem louco… Dá pra usar lightmap, fica fácil pra usar formatos personalizados. Ela aparece “acesa”. Só que sem o brilho. Aí fica bem estranho, já que o padrão no OMSI é ter aquele efeito de brilho.
3 – A rampa pretendo colocar sim, não sei se animada ou não. Catraca… Ainda estou pensando. Eu não coloquei nada por enquanto (nem com cobrador nem na frente) porque não consegui animar. Mas penso sim em fazer um posto de cobrador no estilo BR, como tem em alguns ônibus. Só que ao mesmo tempo eu particularmente não gosto de dirigir cobrando passagem, então a área da cobrança deverá ser uma das últimas coisas com a qual vou me preocupar.
Valeu mesmo pelo retorno detalhado!
Sobre os objetos… Eu vou segurar eles até o lançamento do Savoy 9 😛 Depois que o Savoy 9 for lançado aí sim, poderão ser reutilizados à vontade!
Abraços!
Imagina, não precisa agradecer. Sempre gosto de fazer feedback detalhado pq fica + organizado o comentário e te ajuda a melhorar o projeto, de repente pode ter alguma coisa que passou desapercebido e ai você toma conhecimento.
Quanto aos objetos, vou esperar ansioso pelo Savoy 9, rsrs.
…. agr mudando um pouco de assunto… eu tô tentando converter meu mapa(que é um pouco grande quase como o Savoy) e aparece um erro lá assim:
“{Endif}”
“ist kein gültiger Integer-Wert”
Sabe me ajudar nesse erro?? Tô tentando descobrir o que é + o OMSI não dá nem uma dica pra entender o erro, ai fica dificil!!
Vlw ae pelos seus projetos maravilhosos e parabéns + uma vez!!
Abrç!
Marcos eu não to consequguindo baixar esse bus quando clico para baixar no mediafire vai para outra pagina branca sem nada escrito eu to doido para testa o bus mas não consigo baixar.
Opa, tente de novo, ou em outro navegador! Testei aqui e está normal no Chrome e Firefox. O MediaFire não tem me trazido problemas, não some com os arquivos e parece bem estável. Antes eu usava o 4shared, parei porque ele passou a exigir cadastro pra baixar.
Mano não sei se foi você quem pediu, mas o bus ficou tão da hora que Admin do OFPMafia(Rep Tcheca) postou no site e gostou muito do trabalho, parabéns mais uma vez.
ObS: Se esse é o beta, imagina o completo.
Po, legal! Bom ver que curtiram tanto hehe. Não pedi não, devem ter visto nas páginas gringas no Face onde compartilhei o link. Valeu! Tudo isso me anima ainda mais para torná-lo melhor e mais detalhado!
marcos nao to conseguindo instalar no jogo ja baxei fiz tudo mais só aparece os man sera q se pode me ajudar ?
Opa, vc é o mesmo que comentou no YouTube do “IG Multimidia” né?
Colocando aqui o que respondi lá, suspeito que possa ser isso:
Não sei se seria o caso, mas alguns arquivos que abro em outro editor ficam zuados com um caractere antes de tudo, e o OMSI não reconhece. Tinha testado esse, aparentemene foi removido. Mas por via das dúvidas, veja aí no seu: abra o arquivo “Mep Quadbus III Superarticulado Main.bus” da pasta Omsi\Vehicles\MEP_QuadBusIII no bloco de notas. Logo no começo dele, dê uns Backspace pra apagar qualquer coisa que tenha ali. Pode aparecer algum caractere estranho antes do [friendlyname], aí o OMSI não mostra o ônibus. Aconteceu aqui no passado, não sei se seria o caso, vale tentar!
bem eu queria saber uma coisa;esse bus funciona no omsi 1 ou so no omsi2
agradeço respostas desde ja
Só no 2… Articulado não roda legal no 1 =/
Problema na camera Trazeira.Quando eu Passo A Camera razeira Para Fora Trava Tudo Continua Mas o Bus Não Roda e nem Move a Camerâ.Como resolvo ISSO !!!!!!!!!!!?
Já vi isso, mas não sei corrigir =/
Tem que ir pra parte da frente com F1 ou as outras visões do F2 antes de ir pra visão externa.
No meu vídeo de divulgação eu parei de gravar com esse erro, lá no final dele… kkkk
Marcos adorei esse QaudBus3.Muito Bem Feito.Mas Claro ao seu tempo é claro,Se tiver alguma Atualização ME AVISE!!!!!!!!!! vlw
Marcos, eu gostei do painel atual e uma pergunta, a articulação vai ter efeito sonoro tipo no MAN NG
Eu penso em colocar, porém um som mais baixo e não tão forte, afinal o ônibus é novo, rs. Aquele do NG272 fica muito alto. Eu até gosto, mas acaba irritando muito.
Como sempre no seus projeto, ele tem uma direção bem suave e é bem leve mano, parabéns ai mais um bom projeto, só por favor não desiste do Quadbuss 2, é claro ao seu tempo.
no mais parabéns e obrigado pelo seu tempo gasto mano.
Eu não desisti não! 🙂 É que a lateral dele é curvada, pra cortar ela ficou mais complicado, depois daria uma preguiça de ajustar o interior e tal… Então preferi partir prum novo. Mas irei atualizar ele (inclusive colocando os novos bancos, bem mais bonitos). Vlw!