Como tirar o serrilhado do OMSI? É bem simples, é só ativar a configuração de antialiasing na sua placa de vídeo!
Veja no Explorando, site irmão: tutorial para ativar anti-serrilhamento na placa de vídeo
Seu OMSI vai ficar bem mais bonito depois de ativar esta configuração, caso sua placa de vídeo suporte!

Fiz umas lombadas brasileiras (quebra molas):

http://www.youtube.com/watch?v=NXxlb2Q_T24

http://www.4shared.com/file/qnWYXfJr/MEP_BUMPS_LOMBADAS_OMSI.html

Fique à vontade para usar em seus mapas 🙂

Bugs: sombras… e AIs. Não sei como fazer os AIs passarem por cima dela, pois os caminhos estão na spline que terão z = 0 (altura). De qualquer forma não atrapalha tanto, já que o motorista nem vai ficar percebendo tanto isso, o que importa é sentir a lombada… e passar devagar nela 😀

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DOWNLOAD DO SAVOY 9 BETA 2:
http://omsi.viamep.com/savoy-9-beta-2-download-e-informacoes/
LANÇADO EM 31/08/2014

VERSÕES ANTIGAS:
O BETA 8.6 foi lançado em 27/08/2013.
8.6 para OMSI 1: http://www.mediafire.com/download/0djsfyr5mmqvae8/Mapa+Savoy+City+beta+8.6.7z
8.6 para OMSI 2: http://www.mediafire.com/download/7oce104ce4070nv/Mapa+Savoy+City+beta+8.6+%28para+OMSI+2%29.7z
Se for usar no OMSI 2, coloque por último a correção para os tiles que ficam faltando (era um objeto incompatível com o OMSI 2): http://omsi.viamep.com/possivel-correcao-para-falta-de-tiles-no-savoy/

DESATIVE AS COLISÕES: Tem um bug chato que persiste DESDE O INÍCIO do 8.x. Desative o item “Collisions” nas opções pra poder fazer as linhas do terminal. Há outros trechos com problemas de colisão também, infelizmente não consegui resolver todos ainda.

Ficou com texturas brancas no OMSI 1.04+? É bug do OMSI. Aqui resolvo adicionando um ônibus qualquer… Ou mais fácil: chamando qualquer coisa que pede confirmação do UAC, e a seguir cancelando (pode ser o Fraps, CCleaner, etc).

AVISO AO ATUALIZAR: SE VOCÊ JÁ TEM UMA VERSÃO ANTERIOR DO SAVOY, PODE SER BOM REMOVER A PASTA “SAVOY” DA PASTA “MAPS”, POIS ALGUNS ARQUIVOS DOS ANTIGOS QUE NÃO EXISTEM MAIS PODERÃO DAR CONFLITO, ESPECIALMENTE AS DEFINIÇÕES DAS LINHAS DA PASTA TTDATA. NORMALMENTE ISSO CAUSARIA ERROS ESTRANHOS E NADA DESCRITIVOS NO CARREGAMENTO DO MAPA.

Criei o mapa Savoy City. Iniciei com o mapa de Grundorf, mas não tem NADA A VER COM GRUNDORF, a cidade é grande e Grundorf é apenas uma pontinha 🙂 O mapa é grande e tem várias linhas. Lembra um pouco São Paulo, incluindo nomes de bairros. Mas não tenta imitar SP, seria difícil dados os componentes prontos para avenidas e ruas que já vem no OMSI.

O mapa é lançado em versões numéricas com atualizações constantes, tipo um “rolling release” (pra quem usa Linux… :p). Não terá versão “final”: é um desenvolvimento constante, com melhorias nas linhas atuais e novas linhas a cada versão!

Vídeo da 640 – Jd Monique – Cidade Líder (1h só a rota 1):

Volta, de noite:

Vídeos velhos (o mapa está muito melhor hoje em dia 😉 ):

Prefira jogar nas linhas 351, 309 e 712. Outras boas são a 639, 640, E1 e 210, esta última é noturna e circula a cidade toda passando nas principais vias.

Novidades do beta 8

  • Esta é a maior expansão do Savoy de todos os tempos!
  • Muito mais linhas e diversos novos bairros!
  • Confira o arquivo _TODAS_AS_LINHAS__ para ver todas as linhas do mapa.
  • A saída do Teotonio para a Radial foi alterada, ficando mão única, para agilizar a fluidez do trânsito por ali. Na volta (sentido Radial > Teotonio) as linhas pegam a próxima saída da Radial.
  • Melhorias no Terminal Vila Formosa, com várias linhas e mais objetos
  • Trens AIs! Agora há trens no Savoy, em várias partes que já tinha trilhos. Há um elevado num pedaço da Radial e também no Corredor Capelinha.
  • A 309 foi esticada e agora é CJ ENCOSTA NORTE – VILA NOVA YORK
  • Dois novos lotes: amarelo e verde (além de um bus branco velho, clandestino)
  • Novo bairro bem distante: Jardim Monique, pegando a “Marginal”, uma via larga com um grande rio. O cenário será melhorado em breve, mas já é perfeitamente utilizável pela linha 639. São mais uns 10, 12 km de mapa numa área até então não explorada.
  • Mais iluminação na Radial e na nova Marginal
  • Agradecimentos ao Cleomedes Vasconcelos pelas linhas 602, 981, 987, 991

Correções do beta 8.04

* Correções em alguns semáforos. Aumento no tempo da maioria dos cruzamentos da Radial e Marginal, para permitir que os AIs completem suas voltas.
* Os cruzamentos nas entradas/saídas do Term. Campo Limpo tiveram o tempo do semáforo reduzido radicalmente (ali não são usadas as outras conversões)
* Mais iluminação pública em diversos locais
* Diversos pontos finais tiveram tráfego de carros proibido, em um ou ambos os sentidos (Cidade Líder, Cohab II, Conj. Encosta Norte, CERET, Jardim Helena, Term. Vila Formosa…)
* Removida a garagem do Campo Limpo, para deixar aquela região mais leve (pois é uma das mais pesadas)

Correções do beta 8.05

* Reurbanização do Encosta Norte: ruas estreitas, mas pavimentadas! Final das 309 e 210 reorganizado.
* Inauguração efetiva da linha 640 – Jardim Monique – Cidade Líder
* Alargamento da junção do Jacira pro Corredor Capelinha (fiz um objeto próprio para o local!).
* Redução em cerca de metade da frota da linha 351 (tinha 27 carros antes)
* Colunas de sustentação do trem na região da Cidade Líder
* Rede de trólebus em trechos do Teotonio Vilela, além do ponto da 640 no Cidade Líder
* Extinção da clássica linha 76 (a 991 Guarulhos ficou no lugar)
* Letreiro de lona para todas as linhas (Rollband_SD79); se faltou alguma me avise!
* Setas indicativas de caminho para mais linhas (216, 372, 602, 991)
* Bloqueio de pedestres em trechos do final do Jd Japão, evitando o spawn infinito que bloqueava o tráfego
* Desativação das linhas: 76, 313, 602, 711, 981, 987 (as setas serão ajustadas depois)
* Correção nos objetos do Term. Vila Formosa, agora dá pra jogar com as colisões ativadas! (se achar mais locais, me avise!) Essas merdas de colisões ainda persistem em locais sem nada no terminal, e não achei como tirar!!! Desative “collision” nas opções pra poder usar as linhas que passam nesse terminal.
* Alterações leves: nome do ponto inicial da 322, nome do ponto predinhos-radial pra não conflitar com o final de mesmo nome.
* Correção do letreiro da 285 sentido Capelinha (usava o mesmo da 351)
* Remoção do ConfigSavoy: desisti. É impraticável manter ailists configurados para outros ônibus, dá muito trabalho ficar atualizando, visto que o Savoy tem muitas linhas.

Correções do beta 8.6:

* Garagem Dutra (depot); falta cenário, mas dá pra chegar lá
* Mais objetos de cenário em vários pontos do mapa (Jd Monique e Marginal, estradinha da Dutra para o Encosta Norte/Grundorf…)
* Mais melhorias/correções/adições nos semáforos e cruzamentos da Radial e Marginal
* Faixa exclusiva da Radial estilo SP
* Tráfego de caminhões em mais locais (faixa do meio da Radial, elevados, Morro Karina…)
* Muros melhores na região da Universidade
* Placas de lata coloridas no Term. Teotonio Vilela (há objetos nas 8 cores de SP)
* Marcações no asfalto com setas de conversões nas principais vias (Radial/Marginal/Dutra)
* Marcações de ponto de ônibus nas principais vias (Radial/Marginal/Dutra)
* Uso de um ponto que estava desconfigurado Marginal (639/640)
* Vias de mão única no ponto das 309/210/351 no Encosta Norte, evitando batidas com os AIs
* Canteiro central asfaltado na Marginal com 6 faixas de mão única (evitando que os AIs passem pela grama ao trocar de faixa; acho que não dá para desativar isso =/)
* Muitas outras correções pequenas que nem lembro!
* Esta seria a 8.06, mas virou 8.6 logo porque muita gente se confundia.

Novidades do beta 7.2

  • Mais cenário, mais árvores (especialmente na área da da Radial e Teotonio Vilela)
  • Viadutos! Ótimo para linhas expressas ou semi-expressas…
  • Novas texturas para calçadas expandidas em vez de pedras… E também pros morros
  • Novas linhas! E1, 333, 341 (consulte o arquivo de linhas na pasta maps/Savoy)
  • Os terminais receberam cobertura e começaram a ser fechados
  • O corredor Jacira/Capelinha foi alargado! Ficou mais fácil dirigir ali em alta velocidade
  • Novos objetos “MEP” (se quiser pode usar nos seus mapas, à vontade!) Tem barreiras de concreto, orelhões, catracas, coberturas pro terminal…
  • Novo Terminal Vila Formosa (não está pronto, ele terá várias linhas!)
  • O orelhão está muito baixo, será corrigido numa versão futura! (vou alterar o arquivo do modelo mesmo, não precisa subir ele no editor, senão depois ficará muito alto!!!)
  • O Terminal Teotonio Vilela agora usa spline com mão única, permitindo que os AIs fiquem estacionados à direita e deixem a esquerda livre (é muito melhor do que antes, mas quando estiver lotadão mesmo vai travar o trânsito também).
  • O ponto final da linha 351 no Encosta Norte foi alterado para uma rua próxima, para dar maior agilidade aos vários ônibus da linha no ponto final. Ela ainda passa no ponto antigo, inclusive pega passageiros lá!

Novidades do beta 7.1

  • Faixas de pedestres (precisam de ajustes ainda, mas ficou mais brasileiro)
  • Asfalto mais realista pras ruas brasileiras, o ônibus anda fazendo barulhos e tremendo (as vias padrões do OMSI são lisas demais)
  • Mais lombadas em pontos estratégicos para reduzir a velocidade

Novidades do beta 7

  • Mais objetos do cenário (carros estacionados no final do Capelinha e na faculdade, mais casas e comércios perto da Encosta Norte, etc)
  • Correções importantíssimas em várias linhas e no ailists.cfg (agradecimentos ao Cleomedes Vasconcelos)
  • Configurador do Savoy: um programa para trocar os ailists (atualmente há pinturas MEP para os MAN e o Torino, mas em atualizações posteriores terá para mais ônibus). Assim que melhorado o programa será open source e liberado para donos de outros mapas, não será restrito ao Savoy.

No beta 7 foram corrigidos vários problemas das linhas, mas ainda há alguns que serão corrigidos em breve.

Obs: preciso atualizar os créditos da pintura da EMTU pro Torino, que não é minha.

Novidades do beta 6.1

  • No beta 6.1: padronização das pinturas, agora todas as linhas usam pinturas próprias. Não usei skins de SP porque ficaria feio nos DDs (eu acho, e muito rs…).
  • Nova linha noturna 210, que dá volta na cidade toda pegando as principais vias
  • Linha 393 – Encosta Norte / Capelinha expressa, via rodovia
  • Correções nas 313 e 711, não entram mais na universidade (era apertado)
  • Painéis eletrônicos nos terminais.
  • Mais cenário! Especialmente ao redor da rodovia.
  • Outdoors! Terão mais pela cidade depois (se quiser usá-los no seu mapa, fique à vontade, apenas coloque se possível créditos para Marcos Elias – OMSI.com.br, e prefira copiá-los para outra pasta se for trocar as imagens).

ERRATAS: no _LEIAME é citada 420 mas é 210. E na descrição do mapa, que aparece na tela do OMSI, consta beta 5, mas é o 6. Foi mal, mas isso é só no texto mesmo, não interfere em nada no mapa.

Novidades do beta 5

  • Pontos de São Paulo! E mais alguns componentes modelados para uso próprio (mas se alguém quiser utilizar nos seus mapas, pode ficar à vontade 🙂 )
  • Nova linha: 712 (71200, rotas 01 e 02). Ela conta com um novo cenário, indo além do Capelinha.
  • Use os códigos do IBIS 999 para RESERVADO e 998 para TREINAMENTO (há ainda um 997, omsi.viamep.com para nossos futuros vídeos)
  • A linha 711 teve o ponto final alterado, deixando de ser circular (para corrigir o bug que impedia os passageiros de entrarem)
  • Mais melhorias em algumas partes do cenário.

Se você usa o TorinoGV e quer deixá-lo na rota dos AIs pra não ficar vendo os MAN, já tem um ailists.cfg prontinho, basta renomear ou remover o original e depois renomear o ailists do Torino para ailists.cfg.
SÓ USE ESSE PATCH SOBRE O BETA 6! Não coloque ele por cima do beta 5 ou anterior pois pode dar erro, já que ele muda as rotas das linhas e nos antigos não existirão algumas trilhas.

O que mudou no beta 4 desde o beta 3?

  • A cidade está bem melhor! Mais cenários…
  • Mais semáforos (antes praticamente não tinha). Há semáforos ao longo de todo o trajeto principal, exceto nas vias menos movimentadas. Eventualmente alguns precisam de ajuste, por isso mesmo é “beta”.
  • As linhas não foram alteradas radicalmente. A tabela de horários ainda está zoada. Isso será melhorado nas versões futuras. Por enquato o objetivo é completar o traçado do mapa e o cenário. Nem ligo tanto para os horários, porque em São Paulo mesmo ninguém segue nada… (Consórcio Leste 4 que o diga :P)

Download

Download do 8.6 – VERSÃO ATUAL

Para OMSI 1: http://www.mediafire.com/?0djsfyr5mmqvae8
Para OMSI 2: http://omsi.viamep.com/savoy-teste-omsi2/

7z você pode abrir com o WinRAR ou com o 7-zip, gratuito. Com 7z consegui uma compressão MUITO MELHOR do que em RAR ou ZIP, assim o arquivo fica menor e baixa mais rápido.

O 8.6 traz todas as atualizações do 8.0, 8.01, 8.02 e 8.03 e 8.04 e 8.05. Não é um patch: é o mapa completo, com todos os arquivos necessários.

ANTES DE COLOCAR ESTA VERSÃO, REMOVA A PASTA maps/Savoy do seu OMSI.

Se não removê-la dará erros em algumas linhas. Depois de remover, é só extrair e jogar por cima mesmo os arquivos da pasta “Files…”.

Os patches lançados logo depois do 8.0 trazem diversas correções. No 8.03, por exemplo, ele corrige o final da linha 233 no Jardim Helena e os pontos da 639 na Marginal, que ficavam sem passageiros. Traz ainda um tempo maior pro semáforo em boa parte dos cruzamentos da Radial, para tentar corrigir o bug dos AIs parados no meio. Também adiciona as pinturas verde, amarela e branca, que esqueci de colocar no 8.0.

Por enquanto é apenas 7z com o surf. Não estou com tempo para remover e carregar o outro, desculpe mas fica para depois. Se quiser evitar o asfalto esburacado, você pode baixar ele e excluir os .surf por conta própria, de todas as pastas que têm MEP ou Savoy no nome dentro das pastas Sceneryobjects e Splines. Basta pesquisar no Windows Explorer por *.surf nas pastas citadas…

Se por qualquer motivo, razão ou circunstância você não quiser o 8.6, seguem links anteriores:
8.05: http://www.mediafire.com/?mighzzc8k14b5gg
8.04: http://www.mediafire.com/?mnoelt9ix8iie42
8.02: http://www.4shared.com/archive/mFJfW9wb/Mapa_Savoy_City_beta_802.html
E o patch para transformar o 8.02 em 8.03, com importantes correções:
http://www.mediafire.com/?8aka5iojzr8mmr8
Deixei os links sem ser clicáveis, pois não recomendo baixá-los. Pegue apenas o mais recente! Lembrando que não dou “suporte” pras versões antigas, apenas para a atual, então qualquer erro que for corrigir, só levarei em conta a atual.

Se o 8.0 ficar mais pesado no seu PC, mesmo reduzindo as configurações, pegue os velhos então:

Beta 7.2:
Arquivo menor, 7z: http://www.mediafire.com/?0q6v65gefbt2179
Arquivo maior, RAR: http://www.mediafire.com/?t3fo08kcekxoklb
Pequeno patch apenas para o 7.2, para o ailists, com mais ônibus vermelhos (evitando as pinturas aleatórias, porque o mapa tem mais linhas…)
http://www.mediafire.com/?767rgm2zei1zn70

Beta 7.2 *sem os .surf* (OPCIONAL)
Essa versão não tem os .surf, que fazem o ônibus ficar trepidando ao andar nas vias. É a mesma original, a única diferença é que não tem os .surf.
http://www.mediafire.com/?0bclcsf0yf01bkb
(escolha uma ou a outra, não ambas). Se você já tiver o 7.1 precisará excluir os .surf ou as pastas de objetos e splines MEP e Savoy, pois apenas colocar os novos arquivos não fará com que os outros sejam removidos 😛 Tem um .txt no arquivo indicando quais pastas apagar antes de colocar esse.

Beta 7.1, versão mais velha:
http://www.4shared.com/archive/ANvfhMRk/mapa-savoy-city-beta71-omsi.html

Beta 7.0 (PREFIRA PEGAR SÓ O MAIS RECENTE! Deixo esse para quem não gostou do ônibus barulhento), link direto:
www.309n.com/d/1/mapa-savoy-city-beta7-omsi.7z
O arquivo tem 61.114.559 bytes, se o download falhar antes, tente novamente (se usar o Chrome pode ser necessário tentar de novo em outro navegador, já que ele insiste em usar o cache dele).
DICA: no WinRAR clique no botão Testar antes de extrair os arquivos. Compactei em 7z para ficar menor (em RAR tinha dado pouco mais de 80 MB)

***

Na pasta tem um arquivo LEIAME, leia ele para entender melhor o estado do mapa e como rodá-lo sem problemas.

O mapa usa alguns componentes, vem tudo no pacote, não precisa instalar nada extra.

DICAS PARA USO DO SAVOY, E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMUNS NO CARREGAMENTO DO MAPA:
– Se sua placa de vídeo for fraca, tente reduzir as opções. Carregue PC of 2006 ou Minimum e tente carregar o Savoy. A cidade é grandinha, apenas PCs mais potentes ou atuais (com boa placa de vídeo) conseguem abrir ele com muitos AIs e pedestres sem dar erro.
– Ative as setas amarelas de ajuda
– Prefira operar nas linhas 351 (a mais longa, depois da 210 noturna), 309, 712, 711. Há mais linhas, mas faltam as setas de ajuda para algumas e em outras falta o cenário (707, 285…)

Mapa de Savoy City

Mapa ilustrativo (fora de escala):

Dicas pro Savoy

  • Deixe a prioridade das linhas em 4, para que todas apareçam. Isso pode ser ruim se seu PC for lento.
  • Se ficar muito lento, reduza a quantidade de carros nos AIs e de pessoas. Eu jogo bem com 30 carros, quando fica lento. Apenas em PCs mais modernos ou rápidos dá pra levar com 1000 carros e pessoas sem reclamar de lag.

Como instalar:

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Esse mod adiciona pinturas de lotação para as vans do OMSI. A van original da polícia não é alterada, mas você precisa alterar os arquivos dos mapas para que as novas apareçam.

Exemplo do mod:
http://www.youtube.com/watch?v=cOJRoTnBHnQ

Download:
http://www.4shared.com/file/3nQkkim4/lotacao-trafego-ai-mod.html

omsi.viamep.com

****************
Como instalar:

Coloque a pasta VW_T3_LOTACAO na pasta Vehicles, esta fica dentro da pasta do OMSI.

Altere o arquivo ailists.cfg do mapa em que você quer que estas vans apareçam. Entre na pasta maps e escolha a pasta do mapa (por exemplo, Berlin-Spandau_89 ou Grundorf) e abra o arquivo ailists.cfg no Bloco de notas ou outro editor de texto puro.

***
Se você não sabe fazer isso: abra o Bloco de notas primeiro, a seguir arraste o ailist.cfg para a tela dele. Como fazer isso:
http://www.explorando.com.br/arrastar-soltar
***

No ailists.cfg, logo no começo estão as entradas dos veículos dos AIs.
Ela começa com [ailist], tem três linhas com números e a seguir começam as listagens. No final das listagens, adicione a linha:

vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh

Se você quer que apareçam várias lotações ao mesmo tempo, como na vida real (pelo menos em São Paulo :P), então adicione várias vezes essa linha, por exemplo:

vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh
vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh

Isso vai fazer com que mais carros desse tipo apareçam no jogo neste mapa.

Antes de fechar o arquivo, altere o terceiro número no começo dele. No terceiro você precisa atualizar a quantidade de entradas de veículos. Se você adicionar uma linha das citadas acima, então some um nesse número. Se colocar mais 10, some mais 10. Por exemplo, se estava:

[ailist]
0
-1
29
vehicles\…

E você colar 10 linhas vehicles\VW_T3_LOTACAO\VW_T3_Van.ovh, então vai ficar:

[ailist]
0
-1
39
vehicles\…

Não altere o primeiro nem o segundo número.

******************

Se quiser, pode distribuir esse mod com seus mapas, não se esqueça de mandar a pasta vehicles\VW_T3_LOTACAO junto.

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Alteração para: Bus & Cable Car Simulator
Modificações aplicadas no jogo com o patch 1.0.5
Não há garantias que funcione com anteriores nem superiores

ALTERAÇÃO DO INTERVALO DAS LINHAS

Se você cansou de ter que esperar o horário no ponto final, porque cada linha parte de 1 em 1 hora, ou de meia em meia hora, essa alteração resolve parcialmente o problema: joga todas as linhas para intervalos de 10 minutos, bem mais cômodo esperar, inclusive as noturnas.

Baixe em:

http://www.4shared.com/file/D-o_lLQi/MEP-Linhas_Intervalo_10_Minuto.html

Substitua os arquivos da pasta

\Data\Strings\Schedules\Bus

(a pasta Data está na pasta do jogo)

Esses arquivos alteram apenas as linhas de ônibus comuns, não dos trólebus.

********************************************

ANTES, FAÇA BACKUP DAS LINHAS ORIGINAIS, caso queira voltar atrás ou se der algum problema. Se não copiá-las para outro lugar antes você poderá ter que reinstalar o jogo (e os patches) para restaurar os intervalos originais.

A alteração permite também usar as linhas noturnas de dia, e vice-versa, pois todas terão partidas a cada 10 minutos. Como o jogo não coloca ônibus nas linhas da mesma forma como o OMSI (mais realista nesse sentido), aparentemente não tem problema.

Se você editar os arquivos .sch com o bloco de notas verá que é uma alteração bem simples, já que ele são arquivos XML (com estrutura em texto puro).

********************************************
Não nos responsabilizamos por nada! As modificações são fornecidas como uma conveniência, sem nenhuma garantia. Esperamos que seja útil!

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Estes arquivos adicionam a possibilidade de usar os letreiros RESERVADO, TREINAMENTO, entre outros. Para isso usei o código de linha 999, você pode editar os arquivos se quiser alterar.

Download:
www.4shared.com/file/xCuoZTVs/MEP-Letreiro_Reservado_Treinam.html

Coloque todos eles (.dds e .sch) na pasta:

\Data\Strings\Schedules\Bus

(a pasta Data fica dentro da pasta do jogo)

Prefira fazer isso com o jogo fechado.

A qualquer momento bastará teclar I no ônibus e entrar Linha 999, Rota 99 para RESERVADO ou rota 98 para TREINAMENTO.

Não escolha a linha 999 para fazer, pois essa linha não tem rota definida, só o destino.

Esses arquivos não alteram os originais do jogo, basta removê-los quando quiser (para facilitar e identificar, usei mep_ no começo do nome).

Eles são só para os ônibus comuns, se quiser para os trólebus você pode tentar alterá-los e explorar os outros para ver a estrutura. É bem simples. São arquivos de texto puro, basta abri-los no bloco de notas.

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Algumas dicas inciais pra jogar o Bus & Cable Car Simulator:

Tutorial inicial do Bus & Cable Car Simulator

por Marcos Elias (se copiar, mantenha os créditos e um link para o omsi.com.br)

Você começa na sua casa. Vá até a porta e clique para sair. Ao chegar na rua, tem seu carro na porta. Vá para a porta da esquerda. Tecle C. Você entrará no carro. Se quiser sair, tecle C novamente.

Para andar a pé, use WASD. Para dirigir, use as setas de direção (acima/esquerda/direita/abaixo).

No carro:

Tecle E para ligar o motor.
Tecle Page Up (marcha automática)
Page Down vai para neutro e/ou ré
Ctrl esquerda ou direita: visão traseira

Pode ser necessário soltar o freio de mão, com Tab (nos ônibus você precisará teclar Alt esquerda também para liberar).

Dirija até uma garagem (tecle M para ver o mapa).

Chegando na garagem, deixe o carro num canto e entre na salinha de administração. Procure o responsável, você vai achá-lo no escritório. Chegue perto dele e clique.

Escolha uma linha (rota) e ônibus. No começo só um ônibus é liberado. Preste atenção ao tipo de linha: as expressas são mais longas e têm paradas mais afastadas, e as “city” são curtas/médias, com mais paradas.

rota e linha bus & cable car simulator

Antes de confirmar, decore ou anote o número da linha e da rota (tour). Esse número será essencial para configurar o letreiro digital dos ônibus, senão os passageiros não vão entrar!!!

IMPORTANTE: observe se a linha escolhida só opera de dia, de noite ou se é diuturna. Oriente-se pelo horário do jogo, não tente operar lá pra meia noite e meia uma linha que só opera de dia. Você pode avançar o tempo na sua casa, clicando no sofá, e a seguir clicando no horário que deseja “acordar” (clique nas horas ou minutos que eles aumentam).

Feito isso e confirmado, saia da sala e vá até o ônibus que estará parado na garagem.

Na porta dianteira dele, chegue bem perto e fique teclando F5. Ela vai abrir, entre dentro do ônibus.

Chegando no painel, tecle C. Você assumirá o comando.

Tecle T para ligar a parte elétrica.
Tecle E para ligar o motor.
Tecle PageUp para colocar a marcha em primeira (na verdade é automático, use PageUp e PageDown pra alternar entre D/N/R).
Tecle TAB e também ALT esquerda (uma de cada vez mesmo) para destravar o freio de mão e sei lá mais o que.

Observe no painel: se as rodas estiverem pretas, o bus ficará parado. Se estiverem vazadas (sem preenchimento), ele estará “solto”.

Você pode teclar K para rebaixar o ônibus, e F4 para elevá-lo. Se tiver teclado K, tente teclar K novamente ou F4 até que o ônibus possa sair do lugar.

Pode levar um tempo até que o ônibus possa se mover, aparecerá no painel um indicador. Simplesmente aguarde ele encher.

Você pode usar o mouse para mover a visão. Ctrl esquerda ou direita para os espelhos também. Tecle U para centralizar a visão do volante.

Vá para o ponto final da linha indicado no mapa.

Tecle I (i) para acessar o computador de bordo. Clique em Line e digite o código da linha, ao final tecle Enter (na tela! não é o enter do seu teclado real). Se a linha tiver dois dígitos, coloque um 0 antes. Por exemplo, 351 para a suposta 351 ou 035 para a 35. Clique em Route e digite o código da rota, dando enter ao terminar. Normalmente é 01 ou 02, assim como no OMSI.

ibis bus and cable car simulator

Por causa dessa parte é bom anotar o número da linha escolhida no começo!!! Aparentemente, nada impede que você já vá para o ponto final com o letreiro configurado.

Embarque os passageiros, teclando F5 para abrir a porta da frente. Quando eles quiserem descer você ouvirá um sinal para parar no próximo ponto. F6 abre e fecha a porta de trás.

Além de dirigir, você tem que cobrar a passagem, vendendo tickets para passageiros que não possuam. Os preços e tipos variam de acordo com o tipo de passageiro e da linha. No começo você pode ir cobrando um valor fixo, tipo $2 ou $3, mas precisará aprender a cobrar o valor certo para não ser penalizado.

Tecle F para o caixa. Clique no valor do ticket (por exemplo, 2) e clique em # para confirmar. Nem todos os passageiros precisam comprar o ticket.

Ao chegar no final da rota você pode ter a chance de fazer o caminho inverso. Nesse caso não se esqueça de trocar a rota no computador de bordo!

O computador pode fazer outras coisas, como se comunicar com a central para informar um problema, ou receber mensagens (o ônibus ficará apitando).

Eu nem vi como mexer em tudo, isso é só o começo 🙂

Como o jogo está em alemão, muitos terão bem mais dificuldades do que se estivesse em inglês. Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida postem nas comunidades recomendadas no omsi.viamep.com

Apesar de levar o nome do OMSI, este site é dedicado a todo e qualquer simulador de ônibus 🙂

***

DICA EXTRA: em vez de ficar dirigindo até uma garagem toda vez que iniciar o jogo, você pode teclar N e pular para algum ponto específico, que pode ser uma garagem. Mas ele só deixa ir para lugares que você já passou! Se for a primeira vez, terá que ir dirigindo mesmo.

Fique à vontade para compartilhar mais dicas que for descobrindo nos comentários 🙂 Nesse texto coloquei o essencial mas não citei tudo (como L para faróis, B para o limpador de pára brisa, entre outros que você pode descobrir e compartilhar).
(leia na íntegra…)

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Novo simulador de ônibus!!! Aparentemente não tem versão em inglês ainda, foi lançado por esses dias (estava previsto para hoje, 29/06/2011)

http://www.buscablecarsimulator.com/

Fórum OFICIAL:

http://forum.tml-studios.com/forum/viewforum.php?f=150

Um trecho de gameplay do simulador:

Finalmente os fãs de trólebus vão ter algo visualmente melhor do que o SimTr 😛

Mais um vídeo, agora bem maior:

Como jogar? Veja um tutorial inicial do Bus and Cable Car Simulator!

Comunidade com dicas, truques e no futuro, mods:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115719513

Savegame pro BCCS

Eis um com mais dinheiro e as garagens liberadas:
http://www.mediafire.com/download/n5q3a6gtnypzh0s/Autosave_-_by_OMSI.com.br_-_Extract_to_Documents_-_BusCableCarSimulator.rar
Com o jogo fechado, extraia o Autosave.sav pra pasta BusCableCarSimulator, que fica dentro da sua pasta Documentos.

Para comprar o articulado e os outros, vá até a loja/fábrica (dentro do seu carro, parado, tecle N… E clique no ícone da loja, fica na zona oeste da cidade). Lá você entra, chega na frente do ônibus que quer e clica.

Esse savegame deve ser colocado dentro da pasta BusCableCarSimulator, dentro da pasta meus documentos. Se você usa o Windows 7, certifique-se de salvar na pasta de documentos padrão, não nas bibliotecas caso as tenha personalizado. Na dúvida, vá em C:\Users\[seunome]\Documents e ache a pasta BusCableCarSimulator.

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O OMSI permite que você se coloque no lugar de um motorista de ônibus. Foca em realismo: volante, portas, pegar passageiros nos pontos, cumprir horários… O Cities in Motion é diferente, mas tem tudo a ver com transporte público.

No Cities in Motion você é o dono da empresa de transportes da cidade, que opera com exclusividade. Você tem que criar linhas de ônibus, bondes ou metrô e atender bem as pessoas. Precisa ficar atento aos preços das passagens, que não podem estar muito alto nem muito baixo – afinal, como toda empresa, você visa lucro!

Os gráficos são bem melhores do que outros simuladores do gênero, mas a visão do alto como se fosse um pássaro ou estivesse num helicóptero, pode não agradar a todos.

Ele está disponível para Windows e Mac (tem no Steam).

http://www.citiesinmotion.com/

Há demos (aparentemente só para Windows) na página http://www.citiesinmotion.com/media

Veja um pouco do game direto com a responsável:

Tem alguns mods pra ele também, que melhoram diversas coisas – aumentam a capacidade dos trens, pois no jogo são bem menores do que as reais; mudam a posição da câmera e permitem maior aproximação; entre outras coisas. No fórum oficial tem diversos mods, mas é necessário registrar o serial do jogo lá para ter acesso. Outros sites alternativos de mods existem, é claro, como o http://www.citiesinmotionexchange.com/.

A construção do metrô subterrâneo é interessante, pode ser em 3 níveis abaixo do solo, permitindo criar uma grande malha de trilhos. É tudo muito simples, basta ir clicando e juntando as partes. O metrô também pode ser no nível do chão ou elevado.

Ele ainda tem transporte via barco e helicóptero. Helicóptero será fundamental para os grandes executivos, até porque a cidade pode ficar congestionada se o transporte não der conta (como na vida real, se o transporte público for ruim, quem pode vai de carro).

O jogo tem 4 mapas e é baseado em campanhas, mas tem um modo sandbox para quem não quer cumprir as missões – no sandbox você apenas cuida do transporte, planeja as linhas, compra e coloca os ônibus, etc. Há um mapa extra de Tóquio, onde um novo tipo de transporte foi adicionado: monotrilho.

Ah, o transporte varia ao longo do tempo. Em 1960, por exemplo, os ônibus eram mais lentos e nem tinha tanta modernização… Se quiser um ambiente mais próximo do atual, jogue com o ano 2000 pra cima.

Quem gosta de administração de transportes públicos vai gostar do game, embora o foco dele não são os gráficos – não tem vista da rua, como se você fosse um pedestre ou estivesse num carro.

Particularmente, adorei! É perfeito pra quem sonha em um dia, ter ou administrar uma empresa de ônibus com poder de construção e gestão. Se as cidades do jogo não te agradarem, você pode até mesmo construir a sua própria cidade, com o editor de mapas 🙂

Apesar de ser aberto a mods ele é um software proprietário e comercial, diferente do OpenTTD. Essa é a parte chata pra quem curte liberdade e altas modificações 🙁

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Turma, peço desculpas pela ausência, sei que isso é chato. Por causa de algumas coisas pessoais (basicamente falta de tempo, muito trabalho… o que não é ruim :P) acabei deixando o OMSI de lado.

De volta ao projeto, abri o cadastro no site, algo que eu prometi há um tempo. Qualquer um pode postar mods, screens, vídeos, etc.

Acesse para se cadastrar:

http://omsi.viamep.com/cadastro

Leia as regras na página, elas existem apenas para deixar o site mais organizado, senão vira bagunça. Não tenho brincado com o OMSI ultimamente, mas não esqueci dele. E se achar alguma coisa sobre outro simulador pode comentar aqui também, afinal sendo relacionado a ônibus ou transporte público, deve interessar a quem gosta do OMSI 🙂

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