Fala galera tudo tranquilo? agora estou trazendo para vocês aqui no site o download da minha edição no Quadbus BRT 2016 na qual transformei-o em Volvo com 18mts.
O ônibus original foi lançado recentemente pelo Marcos Elias, livre para edições desde que os créditos fossem mantidos e que as peças da edição fossem disponibilizadas para quem baixasse. Então você que tiver a vontade editar o modelo terá que respeitar as mesmas regras.

Prints:

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Vídeo de Demonstração
Vídeo de Lançamento
DOWNLOAD

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Minha primeira Gameplay de OMSI 2, e tinha que ser com esse ônibus!

 

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Ora, o QuadBus, projeto de Marcos Elias vem com os repaints distribuídos com o veículo, e por acaso descobri que podia compartilhar. Por isso, aqui vai, o meu primeiro repaint no QuadBus (apesar de não ser a versão final) para quem tem o Beta 3 ou superior. É da minha empresa local, a Carris de Lisboa, aqui no mítico laranja dos anos 70, 80 e 90.

Os repaints ainda não estão prontos. Estarão apenas no Inverno de 2012.

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Comento o status do projeto, já que parece que eu “sumi” (e realmente sumi, muita falta de tempo, rs).

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Olá pessoal, hoje venho apresentar uma atualização básica.. Por hoje é só isso.. Estou arrumando umas surpresas para uma atualização mais tarde..
Andei reparando que quando modelei a carroceria, ajustei ele para a escala tradicional de ônibus, o que deixaria o trucado meio fictício.. Então decidi redimensionar a escala X dele para ele ficar realmente parecido com um ônibus de 15 metros. Dêem sugestões, abraços!

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Olá senhores! Como prometido estou aqui postando atualizações com o progresso deste maravilhoso ônibus!
Hoje não tenho muitas coisas, mas é um grande progresso para dois dias de modelagem!! :]

A carroceria está 80% pronta, faltando apenas os parachoques que já estão sendo modelados..
Fiz uma textura básica só para ter uma melhor visualização da carroceria..
No post anterior só havia postado a parte direita e a frente da carroceria.. Já modelei a parte esquerda e a parte traseira!! Acompanhem as imagens..



Aqui vai a parte traseira da carroceria já pronta e adaptada!


E aqui o progresso do parachoque traseiro.. Já texturizado e quase pronto para ser adaptado.. faltando apenas a modelagem do parachoque frontal!!

é isso pessoal, abraços!
Comentem, critiquem e sugiram!

Powered by: OMSI BR DESIGNERS

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MEP Quadbus

Assim que lançar o Savoy 7.3 devo correr pro Quadbus preview 5. A princípio há mais detalhes do interior. Deixei ele “pausado” enquanto melhoro o Term. Vila Formosa no Savoy, que já conta com várias linhas. Infelizmente trampar nos dois projetos ao mesmo tempo (mais cuidar da vida, trabalho e tal) não dá, tenho que alternar entre um e outro.

Ainda vou editar mais texturas do interior (há um longo caminho pela frente ainda, mas irei publicando “betas”). Ah, corrigi o retrovisor direito.

Estou removendo vários componentes que tinham muitas faces, já que o OMSI é pesadão… E o QuadBus se mostrava bem mais pesado que os MAN na maioria dos PCs. Então troquei os bancos para um modelo bem mais simples, já que deixar bancos arredondados ia pesar demais. O espelho interno de visão do salão tinha o mesmo modelo dos antigos retrovisores, arredondado. Removi ele e vou deixar algo com traços quadrados. Ele era preto então nem dava pra ver os detalhes mesmo…

Estou vendo ainda onde posso otimizar. Na verdade eu queria era deixar mais arredondado ainda, mas o OMSI é uma tranqueira pra isso… Dói ver ônibus que têm bordas arredondadas cheias de faces “quadradas” (tanto nacionais como gringos). Infelizmente é uma limitação do OMSI, senão ninguém conseguiria jogar sem reclamar…

Falando nisso os devs estão preparando uma atualização muito boa! Além do articulado, estão preparando trens para embarque/desembarque, ajuste automático do terreno nas alturas das splines (vai ficar MUITO mais fácil fazer mapas com subidas, morros, descidas, vias irregulares, etc…). E uma coisa magnífica: assim que sair a nova versão/atualização (que não tem data prevista ainda) o OMSI trará otimizações no código do jogo. Ele não vai mais carregar o mapa todo em memória, apenas as partes que você estiver usando (algo que ele fazia parcialmente, mas de forma bem ruim). As próximas partes serão carregadas por um novo thread, aproveitando assim os outros núcleos dos processadores atuais – muitos sabem que o OMSI usa só um núcleo, desperdiçando muito processamento do seu PC, já que ele só consome aproximadamente 25% de CPU num quad-core ou 50% num dual (se fosse bem otimizado poderia consumir quase 100%, permitindo, no mínimo, dobrar o desempenho das tarefas que dependem exclusivamente da CPU)…

Há detalhes do desenvolvedor Marcel Kuhnt no fórum oficial:
http://www.omnibussimulator.de/forum/index.php?page=Thread&threadID=3164

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quadbus

Criando um novo post pra chegar a quem assina por email ou o feed… Ou pra quem não viu no chat 🙂

Liberei o preview 3 do Quadbus, com mais melhorias e recursos. Baixe e veja os detalhes em:

http://omsi.viamep.com/quadbus

Se você puder, faça vídeos de viagens com o Quadbus e carregue para o YouTube, depois poste aqui… Não tenho condições de gravar legal por aqui com a tranqueira da Radeon HD 6450 =/ (placa provisória porque a 4870 deu pau mesmo)

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Olá galera, estou me batendo com algumas coisas no Quadbus que não consegui resolver ainda. Alguém que manja, modelador ou conversor (ou entusiasta mesmo) poderia me ajudar nessa?

Dúvida 1: Limpadores do para-brisa

Como configuro o vidro pra aparecer limpo? As animações acho que dou conta me virando com os scripts dos MAN e dos outros ônibus, mas não entendi nada de como configurar a limpeza do vidro. Lembrando que o vidro do Quadbus é único na frente. não é dividido.

Dúvida 2: Lanternas

Entendi mais ou menos como funcionam as luzes, beleza até então. Mas só consegui fazer elas apontarem para um lado (ou frente, ou direita, ou esquerda, ou traseira…). Qual é a melhor forma de colocar uma lanterna que piscará um pouco pra cada lado, como essa da seta da frente?

Usar duas luzes (uma pra frente e outra pra esquerda) com posições diferentes ficou estranho. Estou pensando em deixá-las na mesma posição, deve dar uma amenizada, mas não sei se ainda seria o ideal.

Dúvida 3: formato das lanternas!

Vejo que há arquivos que definem o formato das lanternas, como D_Positionslicht.bmp, D_Scheinwerfer.bmp, etc. Mas como ajustar corretamente o tamanho delas? Precisarei disso pras lanternas trazeiras do Quadbus, que usam um design próprio:

Enfim, de imediato são os maiores problemas que encontrei. Qualquer ajuda é muito bem vinda e será colocada nos créditos 🙂

ATUALIZAÇÃO

Consegui a posição das lanternas com o Luiz Felipe no grupo OMSI Brasil, usando 0.5 pra rotação dela (eu tinha tentado com 90, -90, 45, -45, etc pensando em ângulos :P).

Estou também arrumando as lanternas traseiras:

Meio difícil pegar as posições certas ali a olho, mas tá dando certo.

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*** ESSE ÔNIBUS FICOU PARADO NO TEMPO, PRATICAMENTE FOI ABANDONADO! CONFIRA O MEU NOVO PROJETO, BEM MELHOR:
http://omsi.viamep.com/quadbus2/

DOWNLOAD DO PREVIEW 4:
http://www.mediafire.com/?5t29lcbem4086b3





http://www.youtube.com/watch?v=5-8vXRTDqtQ
http://www.youtube.com/watch?v=dWYK53d4MQM


O que mudou no preview 4?

Mais ajustes… Um chapéu no topo, peças iniciais do ar-condicionado (que provavelmente não serão as finais ainda, a do interior ficou zuadinha)… E um novo painel, usando a base de um ônibus do Filipe Fernandes. Provavelmente o painel final do Quadbus não será esse, ainda estou trabalhando num próprio, mas liberei com ele para me livrar logo do painel do MAN. Todavia há uma versão com o painel do MAN para escolha, caso queira (na tela de adicionar ônibus mesmo).
No painel estão luzes de parada solicitada, porta de saída, setas e farol alto. Faltam várias ainda. Os botões das portas funcionam, mas não têm animações (infelizmente as portas ainda são automáticas, eu quero deixar manual na versão final). As portas à esquerda não foram ativadas ainda, mas elas se abrem durante o desembarque. Os botões de marchas também funcionam mas não estão com as animações corretas (eles precisam ir pra cima, não pro lado :p).
Esse preview vem com novos sons, que é uma das melhores coisas do Quadbus até agora pra poder ficar bem diferente do MAN. Usei um pack do Morphi. Ainda faltam alguns ajustes, mas é um som que curti muito, som perfeito para ônibus moderno e piso baixo.
Ah, e agora ele usa retrovisores rodoviários 😀 Mais elegante e mais prático pro OMSI também, afinal não é necessário ficar teclando seta pro lado. Falando no retrovisor, o da direita está meio virado, isso deverá ser consertado no próximo preview.
Por fim, desisti daquela placa no alto. Atrapalhava a visualização dos semáforos em boa parte dos mapas. No Brasil é costume colocar o semáforo na via da frente, ou dois (um antes do cruzamento e outro depois dele). Mas na maioria dos mapas pro OMSI não, fica apenas um semáforo logo no final da via, imediatamente antes do cruzamento 🙁

O que mudou no preview 3?

Cada vez o ônibus está melhor 🙂 No preview 3 trabalhei em mais coisas da carroceria, lanternas, novos bancos, os prefixos, placa (ainda está verde com texto fixo, em breve será aleatória), limpadores de para-brisa (ainda não totalmente funcionais), vidros para chuva (está bugado e ruim, não recomendo rodar com o Quadbus na chuva ainda!), etc.

Um dos destaques do Quadbus é o jeitão brasileiro das placas. Agora tem mais uma na frente! Ela ficará em branco na maior parte dos mapas, pois depende de uma alteração nos arquivos .HOF dos mapas que eu ainda estou organizando.

Em breve outros modeladores e conversores, caso se interessem, poderão aproveitar a modificação. A ideia é ver algo bom para todos os modeladores e criadores de mapas, algo que seja fácil de fazer e tal. Por enquanto parece simples: apenas uma nova entrada no .hof para cada terminus e tem-se o texto daquela placa:

Mas há algumas questões a considerar ao editar o .hof, especialmente se for usar o Hof Creator. Depois farei um post destinado a isso. Por enquanto a placa ficará branca mesmo 🙂

Ela pode atrapalhar os semáforos em alguns mapas gringos… Paciência, isso também acontece nos de verdade 😛 Em mapas BR normalmente o farol fica bem mais pra frente, do outro lado da via. Se ficar muito difícil tecle F4 ou F3 pra ter a visão externa do bus.

Eu tinha testado o texto das vias embaixo, assim:

Bem estilo SP. Só que… A grande esmagadora maioria dos mapas não aproveitariam isso! Pois é preciso criar novas entradas no .hof, o que depende de cada autor de mapa… Aí ia ficar o número da linha ali, e do lado em branco… Ridículo. Deixei como na primeira imagem então: a placa de via fica em cima, e a de baixo mostra o itinerário resumido (puxado do annax side, aquele letreiro lateral que alguns MAN têm com texto diferenciado, e o mesmo que o Torino GV usa no letreiro da frente). A placa de cima ficar em branco não tem problema, parece um suporte sem placa ou uma placa virada mesmo (ou duas viradas deixando as costas brancas, que seja :P)

ALTERAÇÕES NO MOTOR: Voltei a usar a base original do D88, com suaves alterações. O QUADBUS NÃO ESTÁ MAIS RÁPIDO COMO NOS PREVIEWS ANTERIORES. Quero deixar a versão elétrica mais rápida, mas aquela arrancada estava muito “irreal”. Mal tocava no acelerador e já ia pra mais de 20km/h… Era foda fazer curvas fechadas ou com muitos carros estacionados na proximidade. Depois verei isso com calma, por agora ficou mais real dirigir o ônibus, já que não ficou tão rápido.

HÁ MUITA COISA A SER FEITA AINDA! O validador é temporário, os botões de parada solicitada estão zuados, os painéis de parada solicitada do salão não estão funcionando, falta o aviso ‘cuidado degrau’, entre muitas, muuuitas outras coisas… Ainda tá longe da versão final.


A QUEM SE DESTINA O DOWNLOAD? A AMIGOS E A PESSOAS CURIOSAS QUE QUEREM ACOMPANHAR O PROJETO.

Se você pegar o modelo atual e ver erros no que já está implementado, é de extrema importância que você comente citando estes erros. Assim facilita minha organização aqui, agrupando os principais bugs e problemas a serem solucionados. Como estou mexendo a todo instante no bus, um ou outro problema pode passar despercebido, que uma pessoa de fora acaba vendo melhor 🙂 Note que isso se refere a coisas JÁ IMPLEMENTADAS que ainda não funcionam como deveriam, não se aplica a coisas que EU SEI QUE FALTA, mas que ainda não comecei a fazer (como para brisa, vidros pra quando tá chovendo, as portas à esquerda, etc).

Eu nem ia mais disponibilizar os previews, mas muita gente tá pedindo, e como ficou bem mais bonitinho do que a versão anterior quadradona, acho melhor publicá-lo assim mesmo e dê no que der. Que fique claro: NÃO ESTÁ PRONTO. Se não quiser, não baixe. Se achar ruim alguma característica essencial do Quadbus (como as portas à esquerda, o fato do terceiro eixo ser direcional, etc), então procure outro ônibus ou faça um para você.

Os demais, desculpem o desabafo 😛 É que vocês não têm noção do tanto de gente que veio me criticar porque quer o ônibus assim, assim e assado… Na boa, não estou aqui pra fazer os ônibus dos sonhos de todo mundo, isso seria impraticável. Estou apenas engatinhando no mundo da modelagem. Ainda tem muita, muita coisa pela frente. O QuadBus é só o começo.

Atualizações de download do Quadbus colocarei aqui, mas eventualmente farei um post ou outro com o estado do projeto.

AGRADECIMENTOS

SE FOR USAR O SCRIPT DA MATRIX_D.OSC DO QUADBUS, ou as placas…

Deixe um linkzinho pro omsi.com.br nos créditos do seu bus 🙂

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