Olá, hoje eu e o Gabriel Rievert (GRT3D) trazemos este ônibus elétrico com chassi BYD D9W no padrão São Paulo!

Destaques do modelo

  • Ar condicionado funcional;
  • Letreiros digitais laterais e frontais;
  • Freio regenerativo – recarrega a bateria do ônibus na frenagem (de 1 a 3% a depender da viagem);
  • Painel digital funcional – carga de bateria, marcha, temperatura das baterias, quilometragem, status dos motores;
  • Pinturas de todas as áreas de São Paulo no novo padrão.

Download e instalação

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Instalação: instale extraindo o arquivo e copie/mova as pastas “Fonts” e “Vehicles” para dentro da pasta raiz do OMSI 2.

Arquivo 3D editável (não é necessário para jogar)

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Este modelo é um projeto livre, seguindo a licença Creative Commons


LICENÇA CREATIVE COMMONS BY-NC-SA

SE EDITAR, ADICIONE SEUS CRÉDITOS E MANTENHA OS DEMAIS. EDIÇÕES LIVRES PARA 
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PROIBIDO USO COMERCIAL, PROIBIDO TRANSFORMAR EM MOD PAGO, PROIBIDO USAR 
PEÇAS, TEXTURAS OU SONS EM MODS PAGOS (SE FOR FAZER PAGO, FAÇA VOCÊ DO
ZERO). O USO DE PEÇAS É LIVRE EM MODS QUE SIGAM A MESMA LICENÇA.

TODAS AS MODIFICAÇÕES LANÇADAS DEVEM SER LIVRES PARA EDIÇÕES TAMBÉM, 
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Bugs conhecidos e FAQ

“Como carrega a energia dele?”
R.: Pare num posto e desligue o motor (tecla M), feito isso clique no menu Alt na opção para abastecer, acompanhe a carga da bateria através do indicador no painel:

“O combustível no Shift+Y aparece 0%, tá certo isso?”
R.: Tá sim, ele não usa as variáveis de combustível pra carga da bateria, se oriente para saber a carga da bateria através do indicador da porcentagem de carga no painel (vide imagem do post);

“Quando eu escolho uma linha no letreiro o jogo dá crash”
R.: Infelizmente esse é um bug que não consegui descobrir a causa, já atualizei o script de letreiro do MEP removendo uma parte que usava texturas para as placas e que suspeitava que gerava esses crashes mas pelo jeito não era isso. Pra algumas pessoas esse problema acontece direto, pra outras muito raramente acontece. Comigo, nesse modelo, nunca aconteceu, mesmo jogando muito com ele justamente pra testar. Seguimos investigando.

“Como faz pra sair com ele? Eu ligo aperto D e nada”
R.: Como qualquer outro ônibus de câmbio automático, este precisa pisar no freio mas mais do que os outros, até o final e aí sim apertar o D para engatar a marcha.

“Quando eu fecho a porta depois de pegar/descer passageiros ele não sai do lugar”
R.: Ele tem um dispositivo de segurança no freio de parada do anjo da guarda, pra soltar o freio de parada para sair, alivie o freio, pise de novo e solte, o freio de parada vai ser liberado.

“Estou com problema de performance, quando abro a câmera externa ou giro o FPS cai muito”
R.: Remova os reflexions adicionais dos espelhos das portas no arquivo .bus, como na imagem:

Créditos

Modelo by: Marcos Elias (MEP)
Interior: Victor Ortega
Aparelhos Teto: Souza Models
Bancos: VH Pinturas e RKC
Chassi e cubos das rodas: Victor Ortega
Rodas Alcoa: Edson Antonio (EDSONV12)
Instrumental: Hélio José
Volante: Leonardo Carvalho (L3D)
Manete: ARS Conversões
Ajustes Gerais: Marcos Henrique (Zane)
Adaptação base de scripts eCitaro e programação dos sons: Marcos Henrique (Zane)

Bom jogo e boa viagem!

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Mais uma linha da versão 2, que está a caminho.

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Olá para todos.

Estou disponibilizando o arquivo blend do ônibus BYD modelo K10A, o trucado de 15 metros que eu modelei.

A razão de eu estar upando isso é:

  • Eu não manjo de scripts.
    • Estou com dificuldades para acertar o letreiro.
  • Eu não moro em São Paulo, então não tive a oportunidade de andar no ônibus mesmo.
    • Eu peguei fotos do site Ônibus Brasil para poder me basear na hora de modelar. Então, o ônibus não está 100% fiel ao real.
  • Até onde joguei com o ônibus no OMSI 2, eu usava o script do MAN SD202, especialmente para a animação das portas.
    • O problema é que, para abrir as portas, tem que usar o freio de estacionamento (tecla “-” do teclado numérico) para poder abrir a porta.

Quem tiver o interesse em terminar o ônibus, está aí o blend de tudo o que eu montei até aqui. Só lembrando que utilizei alguns objetos de outros modeladores. Eis os créditos:

CRÉDITOS:

Modelagem da carroceria BYD K10A (carcaça): Thiago Bernardi Calegari

Poltronas: MEP (Marcos Elias)

Balaústres, ferros e divisórias: MEP (Marcos Elias)

Multiplex Universal: D. Caio Vespasiano

Máquina PRODATA: D. Caio Vespasiano

Fontes Lightdot FRT: Eduardo Felipe

Retrovisores: FKN (Franklim Magalhães)

Painel do motorista: MEP (Marcos Elias), modificado por Thiago Bernardi Calegari para o BYD

Painel IBIS: MEP (Marcos Elias)

Conjunto das Rodas: MEP (Marcos Elias)

 

Qualquer problema, comentem.

Link: https://mega.nz/#!rpElFCSb!EwdKiX13udAxkyI1Q-2HIAGOSITS1OhXW4K5pptY1z4

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Olá para todos!

Trago para vocês o primeiro vídeo jogando o ônibus elétrico trucado K10A, modelo da chinesa BYD (Build Your Dreams). Não esqueçam de ler a descrição embaixo do vídeo.

 

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Olá para todos!

Hoje é dia de noticiar que, pela primeira vez, consegui jogar o modelo K10A, o trucado de 15 metros elétrico da BYD, para rodar em um cenário do OMSI 2. Trago para vocês os prints dos últimos 5 dias antes de colocar o modelo para rodar no jogo. Confiram:

8º dia: colocação do piso e das grades traseiras

Captura de Tela (28) Captura de Tela (30) Captura de Tela (34)

 

9º dia: implantação dos bancos e balaústres (modelados pelo Marcos Elias – MEP)

Captura de Tela (41) Captura de Tela (47)

 

10º dia: implantação do passengercabin e dos paths.

Captura de Tela (49)

 

11º dia: configuração das rodas (modeladas pelo Marcos Elias – MEP) e a rotação delas.

Captura de Tela (51)

Captura de Tela (53)

 

12º dia: texturização e detalhes externos: compartimentos do ar condicionado e da bateria.

Captura de Tela (58)

 

E, FINALMENTE, OS PRIMEIROS TESTES NO SIMULADOR!

Captura de Tela (65) Captura de Tela (66)

 

Fim da modelagem externa.

Captura de Tela (71)

 

Ainda falta fazer:

  1. Modelagem do painel, do volante e dos conta-giros, além da animação das mesmas;
  2. Animação das portas;
  3. Iluminação interna e externa;
  4. Configuração dos scripts (estou usando os scripts do modelo EN-92 da MAN, que é padrão do simulador);
  5. Aplicar transparência dos vidros (tarefa difícil);
  6. Colocar os sons (estou baixando vídeos do YouTube e convertendo para áudio);

É isso aí.

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