Como tirar o serrilhado do OMSI? É bem simples, é só ativar a configuração de antialiasing na sua placa de vídeo!
Veja no Explorando, site irmão: tutorial para ativar anti-serrilhamento na placa de vídeo
Seu OMSI vai ficar bem mais bonito depois de ativar esta configuração, caso sua placa de vídeo suporte!

Depois de me bater muito com o OMSI 2, venho aqui postar um pouco como tem sido minha experiência com ele. Infelizmente ele foi lançado cheio de bugs, os desenvolvedores não deram a devida atenção, não fizeram testes suficientes nem publicaram o manual de desenvolvimento (SDK) para editores de mapas e conversores de ônibus. Mal fizeram isso para o OMSI 1, né…

Enfim. Para questões relativas ao editor, fiz um vídeo de meia hora abordando as principais mudanças. Primeiro, vamos aos pontos interessantes para os jogadores:

Se você edita mapas, role a tela, há um vídeo bem interessante sobre o editor do OMSI 2!

Considerações sobre o OMSI 2 para jogadores

O OMSI 2 carrega os mapas bem mais rápido do que o 1, pois ele não lê todos os arquivos referentes a todos os tiles, os “blocos” do terreno. Mapas grandes (como o Savoy) carregam bem mais rápido do que antes. Em contrapartida, durante a simulação ele vai carregando os blocos vizinhos. Isso pode tornar a experiência ruim, já que dá umas “travadinhas”, uns lags no gameplay. Não sei como resolver. Em PCs mais rápidos também dá, embora um pouco menos. Aparentemente isso é mera irresponsabilidade dos desenvolvedores, já que o carregamento não deveria interferir no gameplay.

Tente carregar as opções “PC of 2006” se você tiver erros com as outras. Aqui consigo jogar com “PC of 2013” de boa, sendo que no OMSI 1 não dava – inclusive com 1000 carros AIs. A opção “road traffic factor” pode ir até 300%. Isso aumenta bastante a quantidade de carros nas ruas, porém dá mais bugs com os AIs “burros” e alguns paths mal projetados.

Aumentar a visibilidade e quantidade de tiles adjacentes parece que melhorou o desempenho, sem contar a qualidade visual. Só que em vários mapas fica dando erros diversos durante a execução. Você tem que dar OK um monte de vezes, fica impraticável jogar assim. Infelizmente por esses erros temos que deixar a visibilidade não tão alta, e o número de blocos adjacentes pequeno, como 3 ou 4. A visibilidade ao longe fica prejudicada, especialmente em longas retas. Fazer o que, bugs do OMSI… Mesmo que seu PC aguente configurações maiores, o OMSI fica dando erros doidos.

Desativar o sistema de partículas e stencil buffer pode melhorar bastante o desempenho para PCs mais fracos. Desativar os retrovisores (reflexion) também.

Não sei se é bug ou falha do ônibus mesmo, proposital… O articulado às vezes pode travar a porta do meio, e ela não é fechada. Eu me matei muito, mas clicando no botão que há na caixa em cima das portas, dá para fechá-las manualmente. Só que depois elas continuam bugadas. Resolvi isso clicando no botão do carrinho de bebê no painel algumas vezes (cliquei no do lado dele também). Depois de várias tentativas, enfim, a porta funcionou. Não guardei a sequência necessária. Mas parece ser algum problema mecânico/elétrico do ônibus mesmo. É irritante demais, fato.

Dica para tirar imagens de tela: independente do atalho do Windows 8 ou da ferramenta de captura do Windows, além do F12 do Steam, o OMSI inclui um atalho próprio para capturar de tela. Basta teclar Ctrl + Shift + P. As imagens são salvas na pasta “Screenshots”, dentro da pasta do OMSI.

Shift + Y exibe informações de status na tela. Você pode teclar Shift + Y 3 vezes para ver todas as mensagens, e teclar novamente para desativar. Entre as informações estão velocidade, alguns dados dos tiles carregados e a taxa de quadros por segundo (FPS).

O OMSI 2 aproveita melhor os outros núcleos dos processadores, o que é uma coisa boa. Mas para muita gente isso pode ser causa de problemas e maiores travamentos. Você pode teclar Ctrl + F12 para desativar ou reativar esse recurso de multithreading. Há um item na tela de configurações (reduced multithreading) para isso também. Sem usar vários núcleos o desempenho pode ser prejudicado em alguns FPS. Vale testar, cada caso é um caso.

Uma das coisas que mais pesa são os ônibus, inclusive ônibus com skins variadas. Deixar o ailists.cfg com um ônibus só parece ser melhor para PCs lerdos. Em mapas com muitas linhas, deixar a prioridade das linhas AIs em 1 também ajuda: assim só as principais são carregadas. Esse parece ser o maior “peso” do OMSI. Se tirar todas as linhas (da pasta TTData) ou deixar só uma ou duas, o mapa fica bem mais leve, inclusive nas regiões pesadas (caso da Universidade e Campo Limpo, no Savoy). Reduzir a quantidade de AIs para tráfego agendado (como ônibus) nas opções é o jeito mais fácil de alterar essa opção de forma reversível, sem comprometer as linhas. Fica bem mais leve, mas aparecem bem menos ônibus no mapa.

Teclar Alt exibe ou oculta o menu do OMSI referente ao mapa e jogo atual. Teclar Esc abre um menu com opções para iniciar um novo jogo, salvar o estado atual, ir para as opções ou fechar. O OMSI 2 é bugado, quase todo mundo tem que fechá-lo pelo gerenciador de tarefas, pois ele dá erro até na hora de fechar.

Algumas novidades e tutorial para editores de mapas

Para este caso, fiz um vídeo, detalhando passo a passo várias coisas:

Temas abordados no vídeo:

* Para grudar cruzamentos/junções às splines e vice-versa: segure CTRL. O F9 para selecionar os outros pontos de junção aparentemente não funciona mais.

* 3:35 – Completando splines automaticamente (preenchendo buracos).

* 5:25 – Como criar morros “perfeitos” e voltar ao nível anterior, sem quebras nas junções (cuidado, alguns ônibus não sobem morros tão íngremes!).

* 8:50 – Alinhamento automático do terreno às splines ou objetos (uma das melhores coisas do OMSI 2!).

* 11:40 – Map / Do with whole map: Perfeito para criar lightmap do mapa todo (fazer funcionrar corretamente as luzes à noite), verificar todas as tracks das linhas, etc.

* 13:50 – Map / Go to entrypoint: leva para qualquer lugar predefinido no mapa, sem precisar chegar lá clicando.

* 16:55 – Create Roadmap: cria um mapa aéreo da sua cidade (bugado, pra variar!).

* 19:18 – Como fazer os ônibus AIs sempre parar nos pontos (corrigindo as linhas).

* 23:10 – Como fazer os AIs mudarem de faixa (ou: como forçar a seleção das tracks ao lado da atual). Bônus: indicações das tracks que somem, como lidar com isso enquanto não corrigem.

Download do mapa Savoy 8.6 para OMSI 2 (inclui skins MEP pro articulado e pro NL):
http://omsi.viamep.com/savoy-teste-omsi2/

Downloa do Savoy para OMSI 1:
http://omsi.viamep.com/mapa-savoy/

O que você tem a acrescentar?

Comente com suas dicas para o OMSI 2 rodar melhor! Infelizmente ele tem muitos bugs, e não parece que vários dos mais graves serão corrigidos tão cedo. Vamos aguardar. Enquanto isso, vamos tentando curtir… Mas o meu desabafo permanece: se os bugs não forem corrigidos em alguns meses, vou cansar de vez e abandonar tudo o que fiz para este simulador. Eu quero ter meu mapa, minha cidade, meus ônibus. Não me contento apenas em “jogar”.

### Atualizado: obrigado Mateus Souza pela resposta no grupo OMSI Brasil: “O lance do F9 funciona sim. É só vc apertar F9 e depois control, F9 e depois control, até vc achar a posição que vc quer.”

Clique para ver comentários ou comentar...


Olá pessoal, boa tarde…
Queria tirar uma dúvida que estou tendo. To convertendo um ônibus, mas o problema é que direção dele tá ficando muito dura.. Alguém sabe qual arquivo eu devo mexer pra deixar ela macia igual dos Man?

Agradeço 😀

Clique para ver comentários ou comentar...


Rodando com este bus que msm Beta está excelente!

Créditos:
Autor do modelo: Erisson
Conversão: SFDK
Edição para Caio Millenium 3 Versões: ƒabrício™ (GtaDivisign)
Ajuste e Reedição para Volksbus: ƒabrício™ (GtaDivisign)
Ferros: ƒabrício™ Himmel Projects
Rodas: Itachi
Assentos: Erisson
Rampa e mobitec: Law3D (GtaDivisign)
Skin Consorcio Sudoeste: Jonathan Will ( GTA Bus São Paulo )
Conversão : Eduardo Felipe ( EDU231)
Painel By Ezequias
Som By Joao Pedro

Clique para ver comentários ou comentar...


Se alguem souber por favor tem como me ensinar? Obrigado.

Clique para ver comentários ou comentar...


Fala Galera Vim aqui postar meu 1 Ônibus para download no OMSI é o

‪#‎Caio_Millennium_III_VW_17_‬._260_EOT Espero que gostem

Lembrando ele é meio BETA então não esta tudo nos conformes mais ta jogável

Então é isso :

Link do Download :

http://www.4shared.com/rar/B4ViqUZJba/Caio_Millennium_III__VW_17260_.html?

Foto :

OMSI2_20140111_225127

Clique para ver comentários ou comentar...


Pessoa como que abre a porta no omsi 2 ja que minha mãe acabou de chegar da alemanha e ue não intendo nada pesso uma ajuda

Clique para ver comentários ou comentar...


Busscar Urbanuss Ford b1618 By: Wallace Machado
Mapa Savoy By:Marcos Elias

Clique para ver comentários ou comentar...


Como um grande fã desse mapa resolvi corrigir os bug apresentado no OMSI 2, onde os passageiros não subiam no onibus, e agora compartilho ele como vocês.

http://www.youtube.com/watch?v=mTeu4wmBidU&feature=youtu.be

Link para download na descrição do video.

Clique para ver comentários ou comentar...


Skin 1200 – Guanabara espero que gostem

Aqui você poderá acompanhar todas minhas skins pro OMSI 1 & OMSI 2 – Link da page do face : https://www.facebook.com/edufelipeskins

Download da skin : http://www.4shared.com/rar/Uo_mo1ytce/Skin_Guanabra_antiga_Paradiso_.html

Foto :

OMSI2_20140110_174358

Clique para ver comentários ou comentar...