Como tirar o serrilhado do OMSI? É bem simples, é só ativar a configuração de antialiasing na sua placa de vídeo!
Veja no Explorando, site irmão: tutorial para ativar anti-serrilhamento na placa de vídeo
Seu OMSI vai ficar bem mais bonito depois de ativar esta configuração, caso sua placa de vídeo suporte!

Ai pessoal eu MAURICIO90300 começei nesse exato momento a converter um MARCOPOLO TORINO G6 ARTICULADO para o omsi e gostaria de saber como que eu faço para carregar as texturas dele no zmodeler pois essa é a minha primeira converção e eu por enquanto só removi as dami’s, e eu já usei o txdworkshop e peguei as texturas…

 

Valew…………………..

Clique para ver comentários ou comentar...


Amigos eu queria perguntarn se voçês conheçem aquela parte no omsi quando carrega-se F11 mas quando eu entro para dentro do onibus de outros colegas que estejam fazendo viagem eu caio do onibus sera que alguem conseguia fazer uma script para esse bug.

Obrigado.

 

Clique para ver comentários ou comentar...


O que isso faz:

O arquivo é disponibilizado a qualquer um, mas se vc não manja ainda da preparação dos ônibus pro OMSI provavelmente vc vai se bater com ele. NÃO BASTA COPIAR E COLAR pra todos os ônibus (funciona com alguns, com outros não). Tem que ajustar o letreiro pra ficar com uma fonte legal que caiba numa linha só, vc precisa ter vários conceitos anteriores (como usar texturas de texto no OMSI, como acertar o tamanho da fonte pro quadro da matrix, etc).

Aqui o link do script que muda no fórum:
http://www.omnibussimulator.de/forum/index.php?page=Thread&postID=144480#post144480
Baixe o meu editado no final do post.
Lá achei uma base que usava alterçaões no .hof para os ônibus com letreiro de duas linhas. Observando melhor ela, encontrei a parte (L.L.Matrix_ChangeCounter) ! que permite deixar pelo menos dois textos. Depois de muita tentativa e erro, deixei assim essa parte no arquivo matrix_D.osc:

(L.L.Matrix_ChangeCounter) !
{if}
l0 1 (M.V.GetTerminusString) 33 $SetLengthL (S.$.Matrix_NewTerminus)
{else}
l0 2 (M.V.GetTerminusString) 33 $SetLengthL (S.$.Matrix_NewTerminus)

l0 1 ele pega o texto do annax1 (a primeira linha dos man)
l0 2 ele pega o texto do annax2
l0 3 ele pega o texto do annax-side (aquele texto que o Torino usa, por exemplo, e em alguns MAN aparece no letreiro lateral)

No lugar disso vc pode colocar um texto fixo entre aspas (entre o {if} e o {else}). Quero colocar o número da linha, mas não consegui pegar ele nessa parte do script, o que ficaria asim:

(L.L.Matrix_ChangeCounter) !
{if}
LINHA [código pra pegar o número da linha] 33 $SetLengthL
{else}
l0 3 (M.V.GetTerminusString) 33 $SetLengthL (S.$.Matrix_NewTerminus)

No caso o l0 3, pra pegar o texto do annax_side, já que não seria exibido um terceiro pra caber o texto da segunda linha.

**************

Aí vc configura no .cfg do bus da mesma forma que faria, usando o:

[texttexture]
Matrix_Terminus

Não tenho como explicar isso agora pq são vários outros conceitos, se alguém quiser fique à vontade nos comentários.

Download do script modificado por mim, em uso no quadbus:
309n.com/d/1/MatrixD-que-muda.rar

O resultado:

IMPORTANTE: Pode ter algum errinho no post, se tiver indique nos comentários. Muita gente pediu, então decidi postar antes de ter tempo pra escrever um tutorial mais detalhado mesmo =)

DICA EXTRA: Altere o tempo no matrix_constfile.txt. Sugiro remover os sons do letreiro trocando, já que este é para letreiro digital mesmo (LED ou similar), não aqueles semi-mecânicos dos MAN.

Clique para ver comentários ou comentar...


Bom to passando aqui pois estou vendo alguns posts com reclamações da demora dos ônibus e das versões BETA lançadas. Então primeiro trago o meu projeto mais avançado na modelagem que também e o meu ônibus urbano preferido, em um dos meus chassis preferidos ( obs: eu não gosto de motor dianteiro então não adianta reclamar do chassis ), Neobus Mega 2006 – Volvo B7R , após essa versão com motor traseiro ele poderá ter uma variação para 1722 ou 17.230 ainda não decidi.

Seguindo o post quanto a demora dos projetos, muito gente reclama dos modelos BETA, então os 3 ônibus mais adiantados ja poderiam ser lançados na versão BETA, mas não vão ser pelo simples motivo das reclamações das versões anteriores, eles somente vão ser lançados quando estiverem completos.

Proejto exclusivo Fellype – OMSI Br Designer’s

Clique para ver comentários ou comentar...


Mais algumas imagens… Hoje apliquei texturas na carroceria e ajustei as portas, jogando elas pra dentro em vez de deixar coladas na lateral (típico de bus BR :p).

Vídeo do motor elétrico:

Perguntas e respostas

Vamos lá, as mais frequentes…

– Quando vai ser lançado?
EU NÃO SEI! Não faço ideia. Comecei apenas para testar, vi que não seria muito difícil colocar o bus no OMSI e mandei ver. Curti, então pretendo lançá-lo como um ônibus para download mesmo. Mas não tenho previsão de dada de lançamento. Não dá pra ter. O projeto não tem nem uma semana direito… E eu não tenho todo o tempo livre, tem que sustentar a casa tb, né… Não dá pra ficar 8h por dia modelando e mexendo nos scripts do OMSI, que tem uma documentação quase nula (vai muito da ajuda entre devs, comentários nos arquvios, uns em inglês outros em alemão…).

– As portas à esquerda vão funcionar?
SIM! Só que provavelmente não ao mesmo tempo das da direita. Aparentemente o OMSI tem uma limitação que não dá pra contornar. Os passageiros escolhem a porta pra descer e insistem nela, até que você a abra (diferente de quando entram, já que entram pela que estiver aberta). Ou seja, se definir como porta de saída as saídas dos dois lados, alguns vão tentar descer por um lado e outros pelo outro. Isso complicaria todo o uso do corredor ou vias à esquerda.
COMO VOU RESOLVER ISSO? Pretendo deixar duas listagens do ônibus na tela de seleção, uma normal e outra com as portas à esquerda. Ambas vão ter as portas gráficas, mas nem todas vão abrir. A normal usa as portas da direita e serve para todos os mapas “comuns”, deixando as portas à esquerda como enfeite apenas (o que ocorre em quase todas as linhas da ZL de SP :P). A versão com portas à esquerda usará os corredores e linhas com paradas exclusivas à esquerda, já que as da direita não funcionarão nele. Elas também poderão ser usadas em mapas LHD, como os chineses. Infelizmente isso parece ser uma característica do OMSI, então acho que não vai ter como usar todas as portas ao mesmo tempo, ficando sem linhas que embarcam dos dois lados. O arquivo do bus não será maior por causa disso, já que são basicamente 2 ou 3 arquivos de texto que serão duplicados (o .bus e o paths, e talvez o passengercabin).

– Vai ser manual ou automático?
NÃO SEI. Se der pra ser os dois, melhor! Mas isso quero deixar claro: NÃO É MINHA PRIORIDADE PARA O MOMENTO. Quero terminar toda a parte de scripts do ônibus INDEPENDENTE DO MOTOR. A princípio ele está usando o do MAN SD202 D88. Imagine um D88 reencarroçado e alongado. É essa a experiência. Ainda não sei mexer em nada nos scripts do motor, nem parei pra ver isso. Provavelmente será a última coisa. Não tenho paciência de fazer sons legais, dá muuuuito trabalho, adoraria ter um bem próximo a de K270UB ou O500U… Mas como é ruim sair copiando sons dos outros, vou deixar os do MAN a princípio, já que os autores liberam pra reuso.

– O bus tá quantos por cento pronto?
Difícil responder. Falta muita coisa. Ele está funcional, dá pra fazer linhas, mas não pretendo lançar um beta público assim porque tem vários defeitos irritantes dentro – modelagens quebradas ou faltando partes, passageiros sentando fora do lugar, etc. Já sei como resolver esses problemas, mas ainda não parei por estar terminando outras coisas.

– Vai ser quadrado mesmo?
Talvez. Comecei com um bloco retangular apenas, e apenas, pra colocar no OMSI. Isso:

Assim nasceu o bus. Pra arredondar muito agora vai ferrar várias partes, pois toda a estrutura começou assim. E, particularmente, POR QUE TEM QUE SER ARREDONDADO? Tá certo que ele é basicão e tem poucos dias de desenvolvimento… Vou tentar arredondar algumas coisas ainda, mas a essência será retangular. Curto muitos ônibus quadradões (Vitória, O371, Apache S21 ou STD, Mondego H ou HA, Mafersa então nem se fala…). Alguns detalhes poderão ser adicionados na frente e traseira, e talvez no teto (como o ar condicionado, pois as janelas do Quadbus serão seladas…). Se eu conseguir uns sons legais poderei transformar ele em híbrido/elétrico.

– Tem algum outro projeto?
Depois que finalizar e lançar o Quadbus terei algumas alternativas: começar outro ônibus fictício (provavelmente até lá terá saído a base de ônibus articulado oficial, aí…). Eu estaria com mais prática na modelagem, poderia evitar alguns erros de design que cometi no comecinho e ajustar melhor o bus… Ou também pretendo converter algum que ainda não tenha sido convertido.

O que falta pro Quadbus ser lançado, nem que seja como beta?

Falta muita coisa, mas pro beta pelo menos quero isso:

– Correções e melhorias no design (gradinhas do motor, tampas, detalhes diversos)
– Novos e melhores bancos (os atuais fiz rapidão só pra ter ideia de como ficaria com passageiros)
– Novo painel e volante, sem usar os dos MAN (mesmo que continue usando o motor deles). O painel provavelmente será a parte que vai dar mais trabalho pra modelar, entre todas as outras… Pra modelar um meia boca prefiro deixar o do MAN mesmo.
– Correções no terceiro eixo direcional (ainda não está como eu idealizo)
– Correções na iluminação (ela tá no centro só)
– Correções nas lanternas (ajustar o formato da luz pra corresponder aos das lanternas)
– Lanternas laterais
– Som de ré
– Indicadores de parada solicitada
– Melhores lâmpadas internas
– Mais detalhes no piso (especialmente os amarelos nos cantos, a rampa na porta de cadeirantes, etc)

Quando for a hora publicarei aqui o ônibus. Não adianta postar agora pois muita gente vai reclamar que não está 100% e tal, mesmo sabendo que não tá pronto…

Todavia, vou compartilhando o estado do desenvolvimento dele. Falta muito, mas até que estou sendo bem mais rápido do que eu mesmo esperava 😀

Clique para ver comentários ou comentar...


http://www.4shared.com/rar/pNAzTuwZ/Man_Lion_City.html

Eu sei que já tem esse onibus pra down aqui, mas ele tem um bug, e antes que venham criticar, essa versão vem com o bug corrigido e com outra versão do LC, a CNG/GNV, espero que gostem (:

Clique para ver comentários ou comentar...


download: https://skydrive.live.com/embed?cid=C00B5D0E23E9F3B6&resid=C00B5D0E23E9F3B6%211114&authkey=ALwAKqElneVdBFs

mirror 2: http://www.mediafire.com/?xr3s67exnbistkn

Achei esse onibus no blog do omsi hungaro e estou postando aqui, é um modelo ficticio, baseado no NL 202, é ficticio pelo fato do NL 202 não ter modelo com GNV/CNG, mas eu prefiro esse, pois ele trava menos, não pula, é bem melhor 😀

espero que gostem (:

Clique para ver comentários ou comentar...