INFELIZMENTE TIVEMOS UM PROBLEMA NO BANCO DE DADOS DO SITE, FOI RESTAURADO UM BACKUP DO DIA 29! ALGUNS POSTS RECENTES FORAM PERDIDOS =/ RECOMENDAMOS ESPERAR UM POUCO ANTES DE REPOSTAR, PARA TER CERTEZA SE A RESTAURAÇÃO DO BACKUP DEU CERTO MESMO.


Arquivado em: 1 OMSI - Objetos e splines • 09/09/2019 @ 11:21

Download: http://files.dsantosdev.com/omsi/DSM_Fonts_201909.zip

Apresento meu pack de fontes para uso no OMSI (em placas com texto dinâmico, itinerários/letreiros, etc.)
As fontes presentes são:
  • Arial negrito (DSM Arial Bold)
    – Fonte alternativa aceita pela SPTrans
  • GL-Nummernschild-Eng (DSM GL-Nummernschild-Eng)
    – Fonte das novas placas do Mercosul
  • Helvética negrito (DSM Helvetica Bold)
    – Fonte principal usada pela SPTrans
  • Painel de LED Inova (DSM Inova 2)
  • Kabel negrito (DSM Kabel Bold)
    – Fonte usada pela SPTrans nos anos 90 (pintura branca com faixa vermelha)
  • Mandatory (DSM Mandatory)
    – Fonte das placas brasileiras (formato ABC-1234)
  • Myriad Pro negrito (DSM Myriad Pro Bold)
    + versão colorida com borda (DSM Myriad Pro Bold Border)

As fontes GL-Nummernschild-Eng e Helvética negrito são baseadas nas versões disponibilizadas em .TTF/.OTF pelo Marcos Henrique (Zane).
O nome entre parênteses na lista acima é o nome que deve ser colocado no [texttexture] para utilizar a fonte em questão.
Em todas as fontes exceto GL-Nummernschild-Eng e Mandatory eu troquei o caractere ¨ (trema vazio) pelo logo do Metrô de São Paulo. Ou seja, para fazer com que apareça “ Belém” no itinerário de um ônibus que usa uma dessas fontes é só editar o HOF do mapa em questão e colocar “¨ Belém” como texto do itinerário. A “versão São Paulo” que eu fiz para o pack de Mascarello do Rkc Edit (disponível aqui) vem com HOFs editados para o Carrão City e São Miguel City com essa alteração.
Na fonte Mandatory, esse mesmo caractere (trema vazio) foi substituído pelo ponto que separa as letras dos números nas placas, conforme especificação do DENATRAN. Para usá-lo em um ônibus que usa essa fonte na placa, basta especificar a placa como, por exemplo, “ABC¨1234”. Na “versão São Paulo” para o pack de Mascarello do RKC eu coloquei um script que troca o hífen pelo trema na placa, permitindo que ela seja especificada como “ABC-1234” e ainda assim use o separador correto no lugar do hífen.

A pasta “DSM_Samples” possui amostras das fontes no tamanho real, permitindo que sejam usadas para fazer o mapeamento UV da superfície que for usar a fonte. Nos parâmetros de largura e altura da textura no [texttexture] do model.cfg ou .sco basta usar as dimensões da imagem de amostra que foi utilizada para fazer o mapeamento UV.

A pasta “Sceneryobjects”, se for copiada para o OMSI, substitui a fonte das setas indicadoras de caminho pela versão com borda da Myriad Pro, que eu acho mais legível especialmente de longe e que possui letras minúsculas e acentuadas. Além disso, a pasta Sceneryobjects contém as pastas a seguir:

  • Generic-DSM: as mesmas setas que são colocadas na pasta Generic em substituição às nativas do OMSI. Essa cópia é fornecida para facilitar a recolocação na pasta Generic caso sejam substituídas acidentalmente ao instalar um mapa.
  • Generic-Original: as setas usando a fonte original do OMSI. Basta copiá-las para a pasta Generic se não quiser mais utilizar as setas com a fonte alterada.

Imagens

DSM Arial Bold:
DSM_ArialBold_Alpha

DSM GL-Nummernschild-Eng:
DSM_GL-Nummernschild-Eng_Alpha

DSM Helvetica Bold:
DSM_Helvetica_Bold_Alpha

DSM Inova 2:
DSM_Inova 2_Alpha

DSM Kabel Bold:
DSM_Kabel_Bold_Alpha

DSM Mandatory:
DSM_Mandatory_Alpha

DSM Myriad Pro Bold:
DSM_MyriadPro_Bold_Alpha

DSM Myriad Pro Bold Border:
DSM_MyriadPro_Bold_Border

Setas usando DSM Myriad Pro Bold Border:
70581883_10156061770202574_495856027317567488_o




Post feito por

Postar um comentário ou resposta

Você deve estar logado para poder comentar. Se não tiver cadastro no site, você pode comentar usando o Facebook. Caso queira se cadastrar para postar mods, skins, tutoriais... Clique aqui e siga o processo. É grátis ;)

Posts recentes